Sábado, 18 de Janeiro de 2020


00:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Ter, 21 jan às 08:00h


01:00

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Sáb, 18 jan às 15:30h
Ter, 21 jan às 09:00h


02:25

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 00:00h
Ter, 21 jan às 10:25h


04:00

Bike Amor - Episódio Cicloativismo

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Thiago Benicchio, jornalista, é um típico paulistano da classe média que, quando fez 18 anos, ganhou um carro. Ele fazia todos os seus deslocamentos de carro até realizar, como trabalho de conclusão de curso, um documentário sobre mobilidade urbana chamado "Sociedade do Automóvel". Thiago se deu conta de que era possível usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo e se encantou pelo movimento, tornando-se um dos maiores influenciadores do ativismo paulistano.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 07:00h


04:20

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 3

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 07:25h


05:20

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Sáb, 18 jan às 16:55h
Seg, 20 jan às 04:10h


06:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Cinema do Silêncio - Rosemberg Cariry

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Rosemberg Cariry é cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido na região do Cariri. Começou sua carreira como superoitista nos anos 1970. Tornou-se o mais importante diretor de cinema do estado e pioneiro da regionalização que se consagraria nos anos 1990, com filmes como "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", "A saga do Guerreiro Alumioso" e "Corisco & Dadá", seu grande sucesso. Dedicou inúmeros estudos, pesquisas, filmes documentários e de ficção ao registro das tradições nordestinas. É o realizador nordestino com a maior filmografia de longas-metragens, onze títulos.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 04:00h
Seg, 20 jan às 02:30h


06:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mario Sergio Cortella indica o livro “Criação”, de Gore Vidal

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O filósofo, professor, palestrante e escritor Mario Sergio Cortella, autor do livro “Ética e vergonha na cara”, entre tantos outros, conta nesse episódio as razões que fazem do romance “Criação”, de Gore Vidal, um de seus livros de cabeceira.


07:00

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 05:25h


07:35

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?


08:10

Fé na Batida - Episódio Passinho

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Dança genuinamente brasileira, surgida em meio aos bailes funk do Rio de Janeiro, o Passinho já conquistou adeptos pelo Brasil inteiro. Mais que uma dança, é um movimento criado por jovens que ganharam visibilidade com uma forma totalmente nova de dançar e curtir o funk. Ao som desse ritmo, eles misturam passos de hip hop, samba, frevo, capoeira e o que mais couber na batida. Nesse episódio de Fé na Batida, quem nos apresenta a dança são Marcelly de Mello, Marcos Paulo Kinho e Jefferson Chaves – o Cebolinha do Passinho. Completa o time Hugo Oliveira, um dos primeiros a pensar o Passinho como objeto de pesquisa.

Próximas Exibições:
Qua, 1 abr às 18:00h


08:45

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Mudar o Mundo

Documentário201452minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Quais são as alternativas para o futuro? É essa a questão que “Mudar o Mundo” procura responder. O escritor Salman Rushdie, o filósofo Michael Sandel, o matemático Geofrey West e a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland são convidados a refletir sobre o mundo contemporâneo e suas possibilidades. As questões da censura e os limites da criação artística, o crescimento exponencial das cidades, a urgência dos problemas ecológicos e a necessidade de uma nova ética nas relações humanas são alguns dos temas investigados.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 18:00h


09:45

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 21:00h


11:35

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

O que Tim Maia pensa numa linguagem antiacadêmica, misturando seu papo com música e deixando a montagem fluir no swing de Tim.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 01:00h


12:05

Abá

Documentário19925minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Abá significa esperança de paz espiritual.Significa também encontro, a crença na luz e a chegada no estado de contemplação.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 01:30h


12:20

Superstição e futebol

Experimental197010minBrasilLivreRJ


De Sylvio Lanna

Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Chave talvez de muitas compreensões, encontramos nessa colagem a certeza da crença, da esperança e principalmente da força: o fato de constituir-se em linguagem nova, porta-voz bruto de um coletivo que não pode ser vivido isoladamente.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 01:45h


12:35

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 19:00h


14:30

David Hockney - Tempo Recuperado

Documentário201752minFrançaLivre


De Michael Trabitzsch

Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. Os motivos e cores de suas telas foram amplamente reproduzidos e agora fazem parte do panteão de arte do século XX, mudando a maneira como vemos o mundo. Hockney é tipicamente visto como um artista que ama a vida, um bom tempo, glamour e sexo. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 23:00h


15:30

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 15:00h
Ter, 21 jan às 09:00h


16:55

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 04:10h


17:20

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Saga da Despoluição

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que já dura mais de 20 anos e não foi concluído conforme prometido para as Olimpíadas.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 10:40h


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Gilda Montans e Meire Genaro

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Num meio em que os homens são maioria absoluta, Gilda Montans e Meire Genaro buscaram espaço e se firmaram como um importante duo de acordeonistas. Naturais da região de Ribeirão Preto, estão juntas há mais de 25 anos, sempre transitando entre a música erudita e a popular. Além de excelentes instrumentistas, Gilda e Meire também são grandes divulgadoras da sanfona e da genuína música regional. Realizam, de tempos em tempos, memoráveis encontros de sanfoneiros na fazenda de Gilda, em que se apresentam músicos renomados e anônimos, do interior de São Paulo e de outros estados. Até ilustres convidados estrangeiros já passaram por lá, como o mestre francês Richard Galliano. Foi num desses encontros, inclusive, que Dominguinhos, em momento de grande emoção, compôs uma belíssima música em homenagem às duas.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 09:00h


18:35

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Fernando Duarte - Ao Mestre com Carinho

Documentário201727minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Carioca radicado em Brasília, mestre da fotografia fixa, foi um dos principais fotógrafos do cinema novo. Sua carreira no cinema começou como assistente de câmera em 5 vezes favela (1962). Fernando conta causos de seus primeiros filmes: Ganga Zumba (1963), e A Grande Cidade (1966), a primeira fase de O Cabra Marcado para Morrer (1964). Conta também como montou com Vladimir de Carvalho o primeiro curso de cinema no Brasil na UnB, onde fizeram o filme Vestibular 70; A parceria com David Neves em Flamengo Paixão (1980) e Luz Del Fuego (1982). Fala ainda sobre sua paixão pela película e a importância da luz e da sombra na fotografia.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 09:30h
Dom, 15 mar às 12:10h


19:10

Instantes Cruzados - Episódio Cipó - Os limites de uma câmera

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 10:05h


19:45

Alegorias do Brasil - Episódio A Querela do Brasil

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Retratada tantas vezes nas cores amenas da aquarela, a escravidão constituiu, no entanto, a nada amena querela do Brasil. Talvez a principal chaga do país, tendo em vista que a sua abolição foi precária e inconclusa. O passado escravocrata e o racismo que o acompanhou – separando brancos como humanos e negros como não humanos – permanece ecoando no presente do país.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 08:30h


20:20

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação entre o objeto arquitetônico, o raciocínio da infraestrutura e edifícios de habitação social. Eles combinam e tratam com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 11:20h


21:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 12:00h


22:00

Cineastas - Episódio Cacá Diegues

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O grande cineasta brasileiro Cacá Diegues relembra seus filmes, desde a década de 1960, e o Brasil da época, que o fez se autoexilar na Europa. Betty Faria, Zezé Motta, Arnaldo Jabor, Orlando Senna, Antônio Pitanga falam de suas experiências no cinema com diretor.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 13:00h


23:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Vinicius, Jobim, Toquinho e Miucha

Documentário197855minBélgicaLivre


De Mascia Cantoni

Quatro grandes nomes da música brasileira reunidos em concerto.

Próximas Exibições:
Dom, 19 jan às 14:00h