Quarta-feira, 1 de Janeiro de 2020


00:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 14:00h
Qui, 2 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 20:20h


00:30

Caçadores da Alma - Episódio Artes Que Dialogam com a Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Renan Cepeda, Lúcio Kodato, Fernando Naiberg, César Ovalle

Nem sempre a fotografia expressa uma realidade. Muitas vezes é um retrato dos sonhos, delírios e fantasias dos autores. Os fotógrafos não apreendem, na maior parte dos casos, a alma do retratado, mas a sua própria alma. A fotografia, de tanto servir como suporte para registro de outras artes, as incorporou o cinema, a música, a pintura, a escultura como influência na criação de suas imagens. Nessa troca técnicas, percepções estéticas e linguagens, a quebra de fronteiras enriquece a fotografia. Um filme inspira um ensaio fotográfico, um movimento da pintura é a base da criação de outro, a encenação serve de impulso para um fotograma. Por outro lado, vemos a fotografia que registra a música, a pintura e tantas outras formas de expressão.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 14:30h
Qui, 2 jan às 08:30h
Sáb, 4 jan às 19:10h


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 15:00h
Qui, 2 jan às 09:00h
Dom, 5 jan às 00:00h


02:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 16:00h
Qui, 2 jan às 10:00h
Sáb, 4 jan às 21:00h


03:00

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 17:00h
Qui, 2 jan às 11:00h
Sáb, 4 jan às 23:00h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Um Cineasta de Nosso Tempo - Cao Guimarães

Documentário201754minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Cineasta, artista plástico e considerado o multiartista brasileiro mais importante da atualidade, Cao Guimarâes tem obras nos principais museus e instituições de arte do mundo. Seu trabalho é marcado pela interação do audiovisual com os mais variados espaços de apresentação para além da sala de cinema tradicional. Investiga em seus longas os limites da condição humana, a paisagem desolada e agreste da contemporaneidade e os vestígios de um tempo passado em um presente cada vez mais esgarçado. No fim da década de 1990, passa a realizar principalmente documentários experimentais, como os premiados “Acidente”, “Andarilho”, “A alma do osso”, “Ex-isto”, “Otto” e “O homem das multidões”.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 12:00h
Qui, 2 jan às 06:00h
Sáb, 4 jan às 06:00h


05:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Goya

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann, Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Goya se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 13:00h
Qui, 2 jan às 07:00h
Seg, 6 jan às 01:30h


06:00

Paletas - Episódio Bacon

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Neste episódio, a obra de Francis Bacon.

Próximas Exibições:
Dom, 5 jan às 08:25h


06:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 07:40h


07:00

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 08:15h


07:30

O Legado da Coruja - Episódio Tragédia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Os grandes números trazidos pelas tragédias gregas nos ajudam a entender os mecanismos de fundação das práticas humanas - todo o caminho até uma sociedade como o Japão, que aparentemente está longe da nossa.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 05:20h


08:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 18:00h


08:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Dom, 5 jan às 15:35h


09:00

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 08:50h


10:35

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

Próximas Exibições:
Sáb, 4 jan às 15:45h


12:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Um Cineasta de Nosso Tempo - Cao Guimarães

Documentário201754minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Cineasta, artista plástico e considerado o multiartista brasileiro mais importante da atualidade, Cao Guimarâes tem obras nos principais museus e instituições de arte do mundo. Seu trabalho é marcado pela interação do audiovisual com os mais variados espaços de apresentação para além da sala de cinema tradicional. Investiga em seus longas os limites da condição humana, a paisagem desolada e agreste da contemporaneidade e os vestígios de um tempo passado em um presente cada vez mais esgarçado. No fim da década de 1990, passa a realizar principalmente documentários experimentais, como os premiados “Acidente”, “Andarilho”, “A alma do osso”, “Ex-isto”, “Otto” e “O homem das multidões”.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 06:00h
Sáb, 4 jan às 06:00h


13:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Goya

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann, Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Goya se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 07:00h
Seg, 6 jan às 01:30h


14:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 20:20h


14:30

Caçadores da Alma - Episódio Artes Que Dialogam com a Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Renan Cepeda, Lúcio Kodato, Fernando Naiberg, César Ovalle

Nem sempre a fotografia expressa uma realidade. Muitas vezes é um retrato dos sonhos, delírios e fantasias dos autores. Os fotógrafos não apreendem, na maior parte dos casos, a alma do retratado, mas a sua própria alma. A fotografia, de tanto servir como suporte para registro de outras artes, as incorporou o cinema, a música, a pintura, a escultura como influência na criação de suas imagens. Nessa troca técnicas, percepções estéticas e linguagens, a quebra de fronteiras enriquece a fotografia. Um filme inspira um ensaio fotográfico, um movimento da pintura é a base da criação de outro, a encenação serve de impulso para um fotograma. Por outro lado, vemos a fotografia que registra a música, a pintura e tantas outras formas de expressão.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 08:30h
Sáb, 4 jan às 19:10h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 09:00h
Dom, 5 jan às 00:00h


16:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 10:00h
Sáb, 4 jan às 21:00h


17:00

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 11:00h
Sáb, 4 jan às 23:00h


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Devotos do sagrado

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

A produção artesanal da viola de cocho pelas mãos de Mestre Alcides e a festa popular em louvor aos santos que agrega dezenas de tocadores de viola de cocho no Mato Grosso, celebrando a fé e reafirmando a música como instrumento de devoção.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 04:00h
Sex, 3 jan às 06:00h
Dom, 5 jan às 05:00h


18:30

Mobilis - Episódio Saúde

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje, a maior fonte de perigos urbanos à saúde são os carros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, o trânsito nos últimos cinco anos matou mais gente do que a guerra da Síria no mesmo período.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 04:30h
Sex, 3 jan às 06:30h
Dom, 5 jan às 05:40h


19:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Alma Negrot

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Nascido em Gramado, Rio Grande do Sul, Raphael saiu cedo de casa para vivenciar o mundo e desenvolver sua arte. Alma Negrot, sua Drag, é uma espécie de entidade abstrata sem sexo definido. Neste episódio, “Entrenós” revela pinturas guardadas de Raphael, seu trabalho como maquiador criativo, suas ambições artísticas e sua presença como artista e ser político.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 05:00h
Sex, 3 jan às 07:00h
Dom, 5 jan às 06:20h


19:30

Juntos - Episódio Permacultores

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Eles optaram pela permacultura como parte do existir. Vinicius trabalha em um mutirão de recuperação de nascentes em SP, Alessandra instala fossas ecológicas e sustentáveis em comunidades rurais de Minas Gerais, Cintia revoluciona a comunidade Chico Mendes com projeto de compostagem da Revolução dos Baldinhos, Karin regenera áreas degradadas pela agricultura tradicional pela agricultura sintrópica, multiplicando suas descobertas e conhecimentos no Epicentro Dalva.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 05:30h
Sex, 3 jan às 07:30h
Sáb, 4 jan às 07:05h


20:00

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 00:00h
Sex, 3 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 14:50h


20:30

Vida como Rizoma

Ficção201613minBrasilLivreRS


De Lisi Kieling

O músico Klaus Volkmann, 30 anos, é a mais pura expressão de alguém conectado com formas simples e sustentáveis de vida, transporte e contato direto com a cidade e a natureza. Um modo de pensar que o leva a encarar a existência como algo potencialmente capaz de ramificar-se em qualquer direção.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 00:30h
Sex, 3 jan às 08:30h
Sáb, 4 jan às 15:15h


20:50

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1967 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O novo cinema americano.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 00:50h
Sex, 3 jan às 08:50h
Dom, 5 jan às 16:40h


22:00

Nós, Documentaristas - Episódio Cristiano Burlan

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Cristiano Burlan

Cristiano Burlan é um dos principais nomes na nova geração de documentaristas. Diretor de filmes como "Construção", "Mataram Meu Irmão" e "Elegia de um Crime", ele revela o processo de realização de seus documentários e explica como o teatro e, posteriormente, o cinema, foram sua rota de fuga da violência na periferia.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 02:00h
Sex, 3 jan às 10:00h
Dom, 5 jan às 15:00h


22:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Rigor e a Criatividade de Rodolfo Sanchez

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Na conversa com Rodolfo Sanchez, diretor de fotografia radicado em São Paulo, relembramos o filme que fez na Argentina, Tiro de Gracia (1967), e no Brasil, Detetive Bolacha Contra o Gêniodo Crime (1974). Sua parceria com Ugo Giorgetti rendeu filmes como Quebrando a Cara (1977) e Prédio Martinelli (1977), A Festa (1988) e Sábado (1993). Falamos também sobre sua parceria com Hector Babenco em Pixote (1981) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), com Ana Carolina em Sonho de Valsa (1987) e Amélia (2009).

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 02:30h
Sex, 3 jan às 10:30h


23:10

Cineastas - Episódio Jorge Furtado

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cineasta e roteirista gaúcho Jorge Furtado conta como a literatura o influencia e o inspira na criação de suas obras, ao lado de companheiros, como Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Carlos Gerbase, os atores Lázaro Ramos e Luana Piovani.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 03:10h
Sex, 3 jan às 11:10h
Sáb, 4 jan às 22:00h