Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019


00:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 14:00h
Qua, 1 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 18:00h


00:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 14:30h
Qua, 1 jan às 08:30h
Dom, 5 jan às 15:35h


01:00

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 15:00h
Qua, 1 jan às 09:00h
Sáb, 4 jan às 08:50h


02:35

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 16:35h
Qua, 1 jan às 10:35h
Sáb, 4 jan às 15:45h


04:00

Paletas - Episódio Bacon

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Neste episódio, a obra de Francis Bacon.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 12:00h
Qua, 1 jan às 06:00h
Dom, 5 jan às 08:25h


04:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 12:30h
Qua, 1 jan às 06:30h
Sáb, 4 jan às 07:40h


05:00

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 13:00h
Qua, 1 jan às 07:00h
Sáb, 4 jan às 08:15h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Tragédia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Os grandes números trazidos pelas tragédias gregas nos ajudam a entender os mecanismos de fundação das práticas humanas - todo o caminho até uma sociedade como o Japão, que aparentemente está longe da nossa.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 13:30h
Qua, 1 jan às 07:30h
Sáb, 4 jan às 05:20h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Discreto Charme da Burguesia

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Andreu

Luis Buñuel dirigiu ´O Charme Discreto da Burguesia´ em 1972. Pertencendo ao mesmo círculo de notáveis, seis personagens tentam, repetidamente, compartilhar uma refeição, mas todas as tentativas falham, seja por invasão de estranhos, seja por acontecimentos imprevistos. Sem trama ou psicologia, os personagens são arquétipos (um embaixador, dois casais burgueses, um bispo, um coronel, um ministro, um terrorista e gângsteres) em um filme entre o passado e o presente, entre a memória e a fantasia, entre o sonho e a realidade.


07:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. Após a rebelião de escravos em Santo Domingo, e enfrentando a crescente indignação da opinião pública, as principais potências européias aboliram o comércio transatlântico em 1807. No entanto, a Europa, no meio da revolução industrial, não poderia prescindir da força de trabalho escrava. Alargaram, assim, ainda mais as fronteiras da escravidão e fizeram vista grossa às novas formas de exploração humana no Brasil, nos Estados Unidos e na África.


09:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.


10:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.


12:00

Paletas - Episódio Bacon

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Neste episódio, a obra de Francis Bacon.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 06:00h
Dom, 5 jan às 08:25h


12:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 06:30h
Sáb, 4 jan às 07:40h


13:00

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 07:00h
Sáb, 4 jan às 08:15h


13:30

O Legado da Coruja - Episódio Tragédia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Os grandes números trazidos pelas tragédias gregas nos ajudam a entender os mecanismos de fundação das práticas humanas - todo o caminho até uma sociedade como o Japão, que aparentemente está longe da nossa.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 07:30h
Sáb, 4 jan às 05:20h


14:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 18:00h


14:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 08:30h
Dom, 5 jan às 15:35h


15:00

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 09:00h
Sáb, 4 jan às 08:50h


16:35

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 10:35h
Sáb, 4 jan às 15:45h


18:00

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


O filme vai mostrar o lado pessoal dos integrantes da Blitz, para que o público entenda que a irreverência faz parte do seu comportamento e por isso está tão forte nas composições da banda. Um documentário musical, bem humorado, recheado de histórias incríveis e imagens inéditas de arquivos pessoais.

Próximas Exibições:
Seg, 10 fev às 21:05h


20:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 00:00h
Qui, 2 jan às 08:00h
Sáb, 4 jan às 20:20h


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Artes Que Dialogam com a Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Renan Cepeda, Lúcio Kodato, Fernando Naiberg, César Ovalle

Nem sempre a fotografia expressa uma realidade. Muitas vezes é um retrato dos sonhos, delírios e fantasias dos autores. Os fotógrafos não apreendem, na maior parte dos casos, a alma do retratado, mas a sua própria alma. A fotografia, de tanto servir como suporte para registro de outras artes, as incorporou o cinema, a música, a pintura, a escultura como influência na criação de suas imagens. Nessa troca técnicas, percepções estéticas e linguagens, a quebra de fronteiras enriquece a fotografia. Um filme inspira um ensaio fotográfico, um movimento da pintura é a base da criação de outro, a encenação serve de impulso para um fotograma. Por outro lado, vemos a fotografia que registra a música, a pintura e tantas outras formas de expressão.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 00:30h
Qui, 2 jan às 08:30h
Sáb, 4 jan às 19:10h


21:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 01:00h
Qui, 2 jan às 09:00h
Dom, 5 jan às 00:00h


22:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 02:00h
Qui, 2 jan às 10:00h
Sáb, 4 jan às 21:00h


23:00

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 03:00h
Qui, 2 jan às 11:00h
Sáb, 4 jan às 23:00h