Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019


00:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 14:00h
Qua, 25 dez às 08:00h
Sáb, 28 dez às 18:00h


00:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 14:30h
Qua, 25 dez às 08:30h
Dom, 29 dez às 15:35h


01:00

Zuza Homem de Jazz

Documentário201991minBrasilLivreSP


De Janaina Dalri Com Egberto Gismonti, Nelson Ayres, Zuza Homem de Mello, André Mehmari, Bob Doroug

Qual é a influência do jazz na música brasileira? O filme traça um paralelo entre os dois universos através da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar próximo e intimista do crítico que é referência do jornalismo musical no Brasil. Revisitando seu passado como musicista até os dias de hoje, o documentário parte em busca de sua paixão pela música, pelo som, por algo que resiste e se transforma através do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 15:00h
Qua, 25 dez às 09:00h
Sáb, 28 dez às 09:10h


02:40

Gilberto Gil - Antologia Volume 1

Documentário201970minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Gilberto Gil Antologia Vol.1, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 16:40h
Qua, 25 dez às 10:40h
Sáb, 28 dez às 14:05h


04:00

Latitude, Longitude - Episódio Caruaru, a arte passada de pai para filho

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Caruaru, o Latitude, Longitude embarca nas artes passadas de pai para filho. Da literatura de cordel, passando pela cerâmica de barro e chegando à música popular, as tradições circulam no âmbito familiar e se mantém vivas na história da cidade. Olegário, por exemplo, é filho do cordelista Olegário Fernandes e, além de seguir os passos do pai, é responsável pelo museu do cordel. Já Mestre Vitalino é pai de Severino Vitalino, artista que trabalha fazendo reproduções das cerâmicas de barro feitas pelo pai. E Azulinho não nega as raízes de seu pai Azulão e dá seguimento à carreira musical na família.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 12:00h
Qua, 25 dez às 06:00h
Dom, 29 dez às 08:30h


04:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 12:30h
Qua, 25 dez às 06:30h
Sáb, 28 dez às 07:50h


05:00

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 13:00h
Qua, 25 dez às 07:00h
Sáb, 28 dez às 08:25h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Misoginia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A concepção grega de sexualidade era muito diferente da nossa. O que os gregos pensavam do desejo em um mundo onde a heterossexualidade e a homossexualidade - longe de serem opostos - eram modelos de existência diferentes, mas compatíveis?

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 13:30h
Qua, 25 dez às 07:30h
Sáb, 28 dez às 05:40h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


07:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1620-1789: Do Açúcar à Revolta

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Século XVII: o Atlântico tornou-se o campo de batalha da guerra açucareira. Franceses, ingleses, holandeses e espanhóis lutavam pelo Caribe para cultivar cana-de-açúcar. Para satisfazer seus sonhos de fortuna, os reinos europeus abriram novas rotas de escravidão entre a África e as ilhas do Novo Mundo. Com a cumplicidade de bancos e seguradoras, eles industrializaram seus métodos e elevaram o número de deportações de negros a níveis sem precedentes. Presos, quase 7 milhões de africanos foram jogados num gigantesco furacão de violência.


09:00

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Sex, 28 fev às 22:40h


10:25

Democracia em preto e branco

Documentário201494minBrasil10 anosRJ


De Pedro Asbeg

Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das diretas já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Casagrande, os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do País nos anos 80.


12:00

Latitude, Longitude - Episódio Caruaru, a arte passada de pai para filho

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Caruaru, o Latitude, Longitude embarca nas artes passadas de pai para filho. Da literatura de cordel, passando pela cerâmica de barro e chegando à música popular, as tradições circulam no âmbito familiar e se mantém vivas na história da cidade. Olegário, por exemplo, é filho do cordelista Olegário Fernandes e, além de seguir os passos do pai, é responsável pelo museu do cordel. Já Mestre Vitalino é pai de Severino Vitalino, artista que trabalha fazendo reproduções das cerâmicas de barro feitas pelo pai. E Azulinho não nega as raízes de seu pai Azulão e dá seguimento à carreira musical na família.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 06:00h
Dom, 29 dez às 08:30h


12:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 06:30h
Sáb, 28 dez às 07:50h


13:00

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 07:00h
Sáb, 28 dez às 08:25h


13:30

O Legado da Coruja - Episódio Misoginia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A concepção grega de sexualidade era muito diferente da nossa. O que os gregos pensavam do desejo em um mundo onde a heterossexualidade e a homossexualidade - longe de serem opostos - eram modelos de existência diferentes, mas compatíveis?

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 07:30h
Sáb, 28 dez às 05:40h


14:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 08:00h
Sáb, 28 dez às 18:00h


14:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 08:30h
Dom, 29 dez às 15:35h


15:00

Zuza Homem de Jazz

Documentário201991minBrasilLivreSP


De Janaina Dalri Com Egberto Gismonti, Nelson Ayres, Zuza Homem de Mello, André Mehmari, Bob Doroug

Qual é a influência do jazz na música brasileira? O filme traça um paralelo entre os dois universos através da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar próximo e intimista do crítico que é referência do jornalismo musical no Brasil. Revisitando seu passado como musicista até os dias de hoje, o documentário parte em busca de sua paixão pela música, pelo som, por algo que resiste e se transforma através do tempo.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 09:00h
Sáb, 28 dez às 09:10h


16:40

Gilberto Gil - Antologia Volume 1

Documentário201970minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Gilberto Gil Antologia Vol.1, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 10:40h
Sáb, 28 dez às 14:05h


18:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 04:00h
Qui, 26 dez às 06:00h
Sáb, 28 dez às 06:10h


19:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Da Vinci

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Da Vinci se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 05:00h
Qui, 26 dez às 07:00h
Seg, 30 dez às 01:30h


20:00

Arquitetos - Episódio Figueroa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mario Figueroa é um arquiteto que tem uma produção característica de uma situação de deslocamento cultural e espacial. Ele nasceu no Chile mas veio criança para o Brasil. Possui um repertório de arquiteto brasileiro paulista mas tem uma herança chilena que também é fundamental e que se mostra importante quando projeta o Museu da Memória, em Santiago. Essa combinação é muito interessante e clara nos projetos que ele faz. Ao mesmo tempo ele traz uma bagagem fortemente plástica, isto é, a ideia da subjetividade como determinante na criação do projeto. Figueroa combina esse certo tecnicismo brutalista brasileiro com uma valorização poética do traço, da subjetividade, que se expressa na questão autoral do desenho.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 00:00h
Qui, 26 dez às 08:00h
Sáb, 28 dez às 20:20h


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Urbanidades?

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Mirian Fichtner, Fernando Naiberg, Dario de Dominics, Claudia Jaguaribe, Alexandre Orion

A poesia da vida cotidiana, os caminhos do transporte público, a moradia, o lazer. Um registro da curiosidade dos fotógrafos sobre as particularidades da vida de cada cidade. Um olhar artístico além do estereótipo da mídia. Quantos segredos as paredes destruídas de uma cidade em transformação levaram? Quantos momentos de amor, dor, alegria e tristeza a demolição de casas apagou? Quem sabe uma simples curva teria evitado a transferência de uma comunidade e impedido que o processo civilizatório se construísse sem nenhuma urbanidade? As fotografias que vemos aqui registram a mecânica predatória da transformação urbana. Também vemos a arte que grafita a cidade e dá uma nova feição ao que antes era só concreto. Muros e paredes dialogam com os habitantes. O que antes era considerado poluição é agora arte.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 00:30h
Qui, 26 dez às 08:30h
Sáb, 28 dez às 19:10h


21:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Rirkrit Tiravanija

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Com passagens por Nova York e outros destinos do mundo, o artista tailandês Rirkrit Tiravanija promove a simbiose entre arte e natureza para investigar identidade, territorialismo e colonização. No seu “Pavilhão das Palmeiras”, instalado em Inhotim, ele reúne, sob um projeto de arquitetura colonial, uma coleção de objetos que usam a imagem de palmeiras para evocar um "sabor" tropical. Com isso, levanta questões sobre identidade pós-colonial. O episódio mostra, ainda, a influência da arquitetura nas suas obras e um jantar preparado pelo artista para convidados — um exemplo de sua inserção na chamada "estética relacional" (termo cunhado pelo crítico francês Nicolas Bourriaud para se referir à arte comprometida com as relações humanas e sociais).

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 01:00h
Qui, 26 dez às 09:00h
Dom, 29 dez às 00:00h


22:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 02:00h
Qui, 26 dez às 10:00h
Sáb, 28 dez às 21:00h


23:00

Bonnard - As Cores da Intimidade

Documentário201552minFrançaLivre


De Bruno Ulmer

Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 03:00h
Qui, 26 dez às 11:00h
Sáb, 28 dez às 23:00h