Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019


00:00

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 15:00h
Ter, 24 dez às 09:00h
Sex, 28 fev às 22:40h


01:25

Memórias do Brasil - Episódio Lia de Itamaracá - Rainha

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.


02:15

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.


03:20

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.


04:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.

Próximas Exibições:
Qui, 6 fev às 22:05h


04:10

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.


04:45

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.


05:25

Juntos - Episódio Hortas Urbanas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Em 2014, o estado mais populoso do Brasil sentiu em seu principal centro urbano o colapso eminente, com a crise hídrica que cortou o banho, reduziu a lavagem de roupas e impactou no cotidiano e na cultura de vida do paulistano. Na contramão da crise hídrica, uma iniciativa de plantio de mudas e de proteção de nascentes revela uma cidade possível. Sim, existe horta e nascentes em SP.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.


06:35

Corpo de Baile

Documentário201871minBrasilLivreRJ


De Norma Nascimento, Lucelena Lemos, Rodrigo Goulart

Corpo de Baile é o primeiro documentário sobre os 80 anos de história da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Dezesseis primeiros bailarinos de várias gerações revelam os bastidores da Companhia e de como é viver da arte e da paixão pela dança. Os desafios e as conquistas, as dores e as alegrias, as histórias pessoais dos personagens que ajudaram a construir a história da maior companhia de balé do país.


08:00

Imortais da Academia - Episódio A história da Casa da Palavra: uma aliança com o tempo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Dedicado à fundação da centenária Academia Brasileira de Letras, o episódio volta a fins do século XIX para mostrar o que pretendiam os intelectuais capitaneados por Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco quando criaram a instituição. Para isso, a série viaja até a França para conhecer a Academia Francesa, inspiração da brasileira, e mostra como a ABL, que no início não tinha sequer sede própria, se transformou no que é hoje.


08:30

Alegorias do Brasil - Episódio Identidade e Natureza

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Neste primeiro capítulo, investigamos que no Brasil não vigora um símbolo forte e essencial de identidade, mas, sim, alegorias fragmentadas do que é ser brasileiro. Em seguida, discutimos como esse sentimento de identificação dos brasileiros com seu país passa menos pela nossa história concreta e seus eventos políticos do que pela imaginação, ou seja, pela natureza e pela cultura.


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Hal Foster

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Hal Foster

O crítico e historiador da arte Hal Foster é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Autor de diversos livros, ele nos recebeu em sua casa para falar de arte contemporânea, da relação entre arte e conhecimento e das características da arte na sociedade do espetáculo.


09:30

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.


11:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Ciência

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quarto episódio da série, refletimos sobre o papel fundamental da consciência na Ciência, em especial em tempos de fundamentalismos de toda ordem. Para bem longe das proposições de “terra plana” e embasado pela mais contemporânea visão científica, confronta o Sapiens com o Cosmos. Com Antônio Nobre, Luiz Alberto Oliveira, Luiz Marques e convidados.


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 06:00h


13:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 07:00h


14:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1620-1789: Do Açúcar à Revolta

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Século XVII: o Atlântico tornou-se o campo de batalha da guerra açucareira. Franceses, ingleses, holandeses e espanhóis lutavam pelo Caribe para cultivar cana-de-açúcar. Para satisfazer seus sonhos de fortuna, os reinos europeus abriram novas rotas de escravidão entre a África e as ilhas do Novo Mundo. Com a cumplicidade de bancos e seguradoras, eles industrializaram seus métodos e elevaram o número de deportações de negros a níveis sem precedentes. Presos, quase 7 milhões de africanos foram jogados num gigantesco furacão de violência.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 08:00h


15:00

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 09:00h
Sex, 28 fev às 22:40h


16:25

Democracia em preto e branco

Documentário201494minBrasil10 anosRJ


De Pedro Asbeg

Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das diretas já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Casagrande, os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do País nos anos 80.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 10:25h


18:00

Latitude, Longitude - Episódio Caruaru, a arte passada de pai para filho

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Caruaru, o Latitude, Longitude embarca nas artes passadas de pai para filho. Da literatura de cordel, passando pela cerâmica de barro e chegando à música popular, as tradições circulam no âmbito familiar e se mantém vivas na história da cidade. Olegário, por exemplo, é filho do cordelista Olegário Fernandes e, além de seguir os passos do pai, é responsável pelo museu do cordel. Já Mestre Vitalino é pai de Severino Vitalino, artista que trabalha fazendo reproduções das cerâmicas de barro feitas pelo pai. E Azulinho não nega as raízes de seu pai Azulão e dá seguimento à carreira musical na família.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 04:00h
Qua, 25 dez às 06:00h
Dom, 29 dez às 08:30h


18:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 04:30h
Qua, 25 dez às 06:30h
Sáb, 28 dez às 07:50h


19:00

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 05:00h
Qua, 25 dez às 07:00h
Sáb, 28 dez às 08:25h


19:30

O Legado da Coruja - Episódio Misoginia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A concepção grega de sexualidade era muito diferente da nossa. O que os gregos pensavam do desejo em um mundo onde a heterossexualidade e a homossexualidade - longe de serem opostos - eram modelos de existência diferentes, mas compatíveis?

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 05:30h
Qua, 25 dez às 07:30h
Sáb, 28 dez às 05:40h


20:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 00:00h
Qua, 25 dez às 08:00h
Sáb, 28 dez às 18:00h


20:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 00:30h
Qua, 25 dez às 08:30h
Dom, 29 dez às 15:35h


21:00

Zuza Homem de Jazz

Documentário201991minBrasilLivreSP


De Janaina Dalri Com Egberto Gismonti, Nelson Ayres, Zuza Homem de Mello, André Mehmari, Bob Doroug

Qual é a influência do jazz na música brasileira? O filme traça um paralelo entre os dois universos através da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar próximo e intimista do crítico que é referência do jornalismo musical no Brasil. Revisitando seu passado como musicista até os dias de hoje, o documentário parte em busca de sua paixão pela música, pelo som, por algo que resiste e se transforma através do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 01:00h
Qua, 25 dez às 09:00h
Sáb, 28 dez às 09:10h


22:40

Gilberto Gil - Antologia Volume 1

Documentário201970minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Gilberto Gil Antologia Vol.1, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 02:40h
Qua, 25 dez às 10:40h
Sáb, 28 dez às 14:05h