Domingo, 22 de Dezembro de 2019


00:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.


01:00

Estátua!

Ficção201425minBrasil14 anosSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Maeve Jinkings, Cecilia Toledo, Clarissa Kiste

A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.


01:28

O delírio é a redenção dos aflitos

Ficção201621minBrasil10 anosPE


De Fellipe Fernandes Com Thassia Cavalcanti, Nash Laila, Melissa Fernandes, Carmen Melo, Everton Gomes

Raquel é moradora de um prédio-caixão, condenado por risco de desabamento. Última residente a permanecer no edifício, ela precisa se mudar o quanto antes para garantir a segurança de sua família.


02:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 12:00h


03:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 13:00h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 02:15h


05:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Estilo é tradição

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Pense no forró da Paraíba – se pensou, pensou em Biliu – a representação do forró no estado. O irreverente compositor é referência do que resiste enquanto forró, música de raiz do nordeste brasileiro.


05:40

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?


06:20

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 04:45h


07:00

Corpo de Baile

Documentário201871minBrasilLivreRJ


De Norma Nascimento, Lucelena Lemos, Rodrigo Goulart

Corpo de Baile é o primeiro documentário sobre os 80 anos de história da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Dezesseis primeiros bailarinos de várias gerações revelam os bastidores da Companhia e de como é viver da arte e da paixão pela dança. Os desafios e as conquistas, as dores e as alegrias, as histórias pessoais dos personagens que ajudaram a construir a história da maior companhia de balé do país.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 06:35h


08:25

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 03:20h


09:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


09:30

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.


10:05

Caçadores da Alma - Episódio Linguagens Narrativas

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Orlando Azevedo, Bob Wolfenson, Vilma Slomp, Cris Bierrenbach, Walter Firmo

A fotografia é uma viagem de criação artística movida a diferentes técnicas de registro. Vai da pinhole, que é a foto mais artesanal possível, onde basta uma caixa de sapato e uma película, a processos mais sofisticados de captura da imagem, do analógico ao digital. Na raiz está o daguerreótipo, a primeira forma de registro fotográfico. Os fotógrafos constroem seus personagens tanto na vida quanto em si mesmos. A busca final é o encantamento da arte. Mesmo os grandes fotógrafos de moda, cujo limite é a imaginação, terminam na busca do documento. No caso de um dos grandes nomes da fotografia, o desafio é a busca dos ancestrais de um personagem de cinema, King Kong.


10:40

Alegorias do Brasil - Episódio Identidade e Natureza

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Neste primeiro capítulo, investigamos que no Brasil não vigora um símbolo forte e essencial de identidade, mas, sim, alegorias fragmentadas do que é ser brasileiro. Em seguida, discutimos como esse sentimento de identificação dos brasileiros com seu país passa menos pela nossa história concreta e seus eventos políticos do que pela imaginação, ou seja, pela natureza e pela cultura.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 08:30h


11:15

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.


11:50

Ensaios Contemporâneos - Episódio Ballet Stagium

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Uma das companhias de dança mais sólidas e longevas do país, o Ballet Stagium é tema deste episódio da série Ensaios Contemporâneos. Fruto do casamento – dentro e fora dos palcos – de Marika Gidali e Décio Otero, a companhia atua há mais de 40 anos na vanguarda da dança brasileira. Nascido em plena ditadura militar, o Ballet Stagium carrega em sua essência a marca da crítica social e do esforço de aproximação com o público. Além das caravanas de ocupação artística que percorreram o Brasil, levando e trazendo experiências culturais as mais diversas, o grupo também desenvolve até hoje projetos socioeducativos com crianças e jovens. O episódio recupera boa parte dessa memória, enquanto acompanha os ensaios e a remontagem de um dos principais espetáculos da história da companhia, Kuarup, lançado originalmente em 1977.


12:50

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 04:00h
Qui, 6 fev às 22:05h


14:00

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.


15:00

Nós, Documentaristas - Episódio Aly Muritiba

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Aly Muritiba

No episódio, Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.


15:35

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


16:10

Imortais da Academia - Episódio A história da Casa da Palavra: uma aliança com o tempo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Dedicado à fundação da centenária Academia Brasileira de Letras, o episódio volta a fins do século XIX para mostrar o que pretendiam os intelectuais capitaneados por Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco quando criaram a instituição. Para isso, a série viaja até a França para conhecer a Academia Francesa, inspiração da brasileira, e mostra como a ABL, que no início não tinha sequer sede própria, se transformou no que é hoje.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 08:00h


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1957 a 1964

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O choque da novidade: o cinema moderno na Europa Ocidental


17:45

Revista Curta! - Episódio 22-12-2019

Jornalismo201915minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica dedica à cultura.


18:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Ciência

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quarto episódio da série, refletimos sobre o papel fundamental da consciência na Ciência, em especial em tempos de fundamentalismos de toda ordem. Para bem longe das proposições de “terra plana” e embasado pela mais contemporânea visão científica, confronta o Sapiens com o Cosmos. Com Antônio Nobre, Luiz Alberto Oliveira, Luiz Marques e convidados.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 11:00h


19:00

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 09:30h


20:30

Democracia em preto e branco

Documentário201494minBrasil10 anosRJ


De Pedro Asbeg

Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das diretas já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Casagrande, os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do País nos anos 80.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 16:25h
Ter, 24 dez às 10:25h


22:10

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.