Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019


00:00

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 14:00h
Qui, 19 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 20:20h


00:30

Caçadores da Alma - Episódio Linguagens Narrativas

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Orlando Azevedo, Bob Wolfenson, Vilma Slomp, Cris Bierrenbach, Walter Firmo

A fotografia é uma viagem de criação artística movida a diferentes técnicas de registro. Vai da pinhole, que é a foto mais artesanal possível, onde basta uma caixa de sapato e uma película, a processos mais sofisticados de captura da imagem, do analógico ao digital. Na raiz está o daguerreótipo, a primeira forma de registro fotográfico. Os fotógrafos constroem seus personagens tanto na vida quanto em si mesmos. A busca final é o encantamento da arte. Mesmo os grandes fotógrafos de moda, cujo limite é a imaginação, terminam na busca do documento. No caso de um dos grandes nomes da fotografia, o desafio é a busca dos ancestrais de um personagem de cinema, King Kong.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 14:30h
Qui, 19 dez às 08:30h
Sáb, 21 dez às 19:10h


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 15:00h
Qui, 19 dez às 09:00h
Dom, 22 dez às 00:00h


02:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Ballet Stagium

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Uma das companhias de dança mais sólidas e longevas do país, o Ballet Stagium é tema deste episódio da série Ensaios Contemporâneos. Fruto do casamento – dentro e fora dos palcos – de Marika Gidali e Décio Otero, a companhia atua há mais de 40 anos na vanguarda da dança brasileira. Nascido em plena ditadura militar, o Ballet Stagium carrega em sua essência a marca da crítica social e do esforço de aproximação com o público. Além das caravanas de ocupação artística que percorreram o Brasil, levando e trazendo experiências culturais as mais diversas, o grupo também desenvolve até hoje projetos socioeducativos com crianças e jovens. O episódio recupera boa parte dessa memória, enquanto acompanha os ensaios e a remontagem de um dos principais espetáculos da história da companhia, Kuarup, lançado originalmente em 1977.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 16:00h
Qui, 19 dez às 10:00h
Sáb, 21 dez às 21:00h


03:00

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 17:00h
Qui, 19 dez às 11:00h
Sáb, 21 dez às 23:00h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 12:00h
Qui, 19 dez às 06:00h
Sáb, 21 dez às 06:15h


05:00

Memórias do Brasil - Episódio Lia de Itamaracá - Rainha

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 13:00h
Qui, 19 dez às 07:00h
Seg, 23 dez às 01:25h


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.

Próximas Exibições:
Dom, 22 dez às 08:25h


06:30

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 07:55h


07:00

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 08:30h


07:30

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 05:45h


08:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 18:00h


08:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Dom, 22 dez às 15:35h


09:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 18:35h


09:40

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 05:20h


10:10

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 13:10h


12:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 06:00h
Sáb, 21 dez às 06:15h


13:00

Memórias do Brasil - Episódio Lia de Itamaracá - Rainha

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 07:00h
Seg, 23 dez às 01:25h


14:00

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 20:20h


14:30

Caçadores da Alma - Episódio Linguagens Narrativas

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Orlando Azevedo, Bob Wolfenson, Vilma Slomp, Cris Bierrenbach, Walter Firmo

A fotografia é uma viagem de criação artística movida a diferentes técnicas de registro. Vai da pinhole, que é a foto mais artesanal possível, onde basta uma caixa de sapato e uma película, a processos mais sofisticados de captura da imagem, do analógico ao digital. Na raiz está o daguerreótipo, a primeira forma de registro fotográfico. Os fotógrafos constroem seus personagens tanto na vida quanto em si mesmos. A busca final é o encantamento da arte. Mesmo os grandes fotógrafos de moda, cujo limite é a imaginação, terminam na busca do documento. No caso de um dos grandes nomes da fotografia, o desafio é a busca dos ancestrais de um personagem de cinema, King Kong.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 08:30h
Sáb, 21 dez às 19:10h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 09:00h
Dom, 22 dez às 00:00h


16:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Ballet Stagium

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Uma das companhias de dança mais sólidas e longevas do país, o Ballet Stagium é tema deste episódio da série Ensaios Contemporâneos. Fruto do casamento – dentro e fora dos palcos – de Marika Gidali e Décio Otero, a companhia atua há mais de 40 anos na vanguarda da dança brasileira. Nascido em plena ditadura militar, o Ballet Stagium carrega em sua essência a marca da crítica social e do esforço de aproximação com o público. Além das caravanas de ocupação artística que percorreram o Brasil, levando e trazendo experiências culturais as mais diversas, o grupo também desenvolve até hoje projetos socioeducativos com crianças e jovens. O episódio recupera boa parte dessa memória, enquanto acompanha os ensaios e a remontagem de um dos principais espetáculos da história da companhia, Kuarup, lançado originalmente em 1977.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 10:00h
Sáb, 21 dez às 21:00h


17:00

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 11:00h
Sáb, 21 dez às 23:00h


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Estilo é tradição

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Pense no forró da Paraíba – se pensou, pensou em Biliu – a representação do forró no estado. O irreverente compositor é referência do que resiste enquanto forró, música de raiz do nordeste brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 04:00h
Sex, 20 dez às 06:00h
Dom, 22 dez às 05:00h


18:30

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 04:30h
Sex, 20 dez às 06:30h
Dom, 22 dez às 05:40h


19:00

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 05:00h
Sex, 20 dez às 07:00h
Dom, 22 dez às 06:20h


19:30

Juntos - Episódio Hortas Urbanas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Em 2014, o estado mais populoso do Brasil sentiu em seu principal centro urbano o colapso eminente, com a crise hídrica que cortou o banho, reduziu a lavagem de roupas e impactou no cotidiano e na cultura de vida do paulistano. Na contramão da crise hídrica, uma iniciativa de plantio de mudas e de proteção de nascentes revela uma cidade possível. Sim, existe horta e nascentes em SP.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 05:30h
Sex, 20 dez às 07:30h
Sáb, 21 dez às 07:20h


20:00

Estátua!

Ficção201425minBrasil14 anosSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Maeve Jinkings, Cecilia Toledo, Clarissa Kiste

A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 00:00h
Sex, 20 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 12:10h


20:28

O delírio é a redenção dos aflitos

Ficção201621minBrasil10 anosPE


De Fellipe Fernandes Com Thassia Cavalcanti, Nash Laila, Melissa Fernandes, Carmen Melo, Everton Gomes

Raquel é moradora de um prédio-caixão, condenado por risco de desabamento. Última residente a permanecer no edifício, ela precisa se mudar o quanto antes para garantir a segurança de sua família.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 00:28h
Sex, 20 dez às 08:28h
Sáb, 21 dez às 12:38h


20:50

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1957 a 1964

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O choque da novidade: o cinema moderno na Europa Ocidental

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 00:50h
Sex, 20 dez às 08:50h
Dom, 22 dez às 16:40h


22:00

Nós, Documentaristas - Episódio Aly Muritiba

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Aly Muritiba

No episódio, Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 02:00h
Sex, 20 dez às 10:00h
Dom, 22 dez às 15:00h


22:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio José Roberto Eliezer - O Acaso e a Sorte

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

José Roberto Eliezer é paulista, parceiro de Chico Botelho e Wilson de Barros. Legítimo representante do neon realismo paulista que marcou os anos 80 com filmes como: Cidade Oculta (1986), Anjos da Noite (1987), A Dama do Cine Shangai (1987). Vamos rever ainda trechos dos filmes: Demência(1987) A Dona da História (2004), O Cheiro do Ralo (2007), Cafundó (2005), Caixa Dois (2007), O Coronel e o Lobisomem(2005), Nina (2004), Se eu fosse você (2006), O menino no Espelho, (2014) Hotel Atlântico(2009) e muitos outros.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 02:30h
Sex, 20 dez às 10:30h


23:10

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 03:10h
Sex, 20 dez às 11:10h
Sáb, 21 dez às 22:00h