Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019


00:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 14:00h
Qua, 18 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 18:00h


00:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 14:30h
Qua, 18 dez às 08:30h
Dom, 22 dez às 15:35h


01:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 15:00h
Qua, 18 dez às 09:00h
Sáb, 21 dez às 18:35h


01:40

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 15:40h
Qua, 18 dez às 09:40h
Sáb, 21 dez às 05:20h


02:10

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 16:10h
Qua, 18 dez às 10:10h
Sáb, 21 dez às 13:10h


04:00

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 12:00h
Qua, 18 dez às 06:00h
Dom, 22 dez às 08:25h


04:30

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 12:30h
Qua, 18 dez às 06:30h
Sáb, 21 dez às 07:55h


05:00

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 13:00h
Qua, 18 dez às 07:00h
Sáb, 21 dez às 08:30h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 13:30h
Qua, 18 dez às 07:30h
Sáb, 21 dez às 05:45h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Laranja Mecânica

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Adaptado do romance homônimo de Anthony Burgess, ´Laranja Mecânica´ é o nono longa-metragem de Stanley Kubrick. Na Inglaterra, em um futuro próximo, a gangue Droogs espalha terror com atos de violência gratuita. Preso por assassinato, Alex, o líder, concorda em servir de cobaia para um novo experimento terapêutico que torna insuportável para ele qualquer forma de violência. Depois de lançado, o filme levantou fortes polêmicas, e, depois de muitos crimes terem sido cometidos em seu nome, o diretor decidiu retirar a produção dos cinemas ingleses.


07:00

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.


09:00

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 01:00h


10:20

Espero tua (re)volta

Documentário201990minBrasil14 anosSP


De Eliza Capai

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Próximas Exibições:
Sáb, 21 dez às 02:20h


12:00

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 06:00h
Dom, 22 dez às 08:25h


12:30

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 06:30h
Sáb, 21 dez às 07:55h


13:00

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 07:00h
Sáb, 21 dez às 08:30h


13:30

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 07:30h
Sáb, 21 dez às 05:45h


14:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 18:00h


14:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 08:30h
Dom, 22 dez às 15:35h


15:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 09:00h
Sáb, 21 dez às 18:35h


15:40

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 09:40h
Sáb, 21 dez às 05:20h


16:10

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 10:10h
Sáb, 21 dez às 13:10h


18:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 04:00h
Qui, 19 dez às 06:00h
Sáb, 21 dez às 06:15h


19:00

Memórias do Brasil - Episódio Lia de Itamaracá - Rainha

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Vânia Lima

A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 05:00h
Qui, 19 dez às 07:00h
Seg, 23 dez às 01:25h


20:00

Arquitetos - Episódio MGS

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MGS é um escritório de Brasília que não chega a ser exatamente um escritório formal e isso é um formato interessante nas associações possíveis no mundo contemporâneo. É um grupo de arquitetos funcionários públicos da Câmara dos Deputados que se reúne eventualmente para fazer projetos juntos, sobretudo em situações de encomendas que recebem e de concursos públicos. A obra deles nos ajuda a perceber como se faz arquitetura hoje de Brasília e qual foi o legado dessa cidade para um pensamento arquitetônico contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 00:00h
Qui, 19 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 20:20h


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Linguagens Narrativas

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Orlando Azevedo, Bob Wolfenson, Vilma Slomp, Cris Bierrenbach, Walter Firmo

A fotografia é uma viagem de criação artística movida a diferentes técnicas de registro. Vai da pinhole, que é a foto mais artesanal possível, onde basta uma caixa de sapato e uma película, a processos mais sofisticados de captura da imagem, do analógico ao digital. Na raiz está o daguerreótipo, a primeira forma de registro fotográfico. Os fotógrafos constroem seus personagens tanto na vida quanto em si mesmos. A busca final é o encantamento da arte. Mesmo os grandes fotógrafos de moda, cujo limite é a imaginação, terminam na busca do documento. No caso de um dos grandes nomes da fotografia, o desafio é a busca dos ancestrais de um personagem de cinema, King Kong.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 00:30h
Qui, 19 dez às 08:30h
Sáb, 21 dez às 19:10h


21:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 01:00h
Qui, 19 dez às 09:00h
Dom, 22 dez às 00:00h


22:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Ballet Stagium

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Uma das companhias de dança mais sólidas e longevas do país, o Ballet Stagium é tema deste episódio da série Ensaios Contemporâneos. Fruto do casamento – dentro e fora dos palcos – de Marika Gidali e Décio Otero, a companhia atua há mais de 40 anos na vanguarda da dança brasileira. Nascido em plena ditadura militar, o Ballet Stagium carrega em sua essência a marca da crítica social e do esforço de aproximação com o público. Além das caravanas de ocupação artística que percorreram o Brasil, levando e trazendo experiências culturais as mais diversas, o grupo também desenvolve até hoje projetos socioeducativos com crianças e jovens. O episódio recupera boa parte dessa memória, enquanto acompanha os ensaios e a remontagem de um dos principais espetáculos da história da companhia, Kuarup, lançado originalmente em 1977.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 02:00h
Qui, 19 dez às 10:00h
Sáb, 21 dez às 21:00h


23:00

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Qua, 18 dez às 03:00h
Qui, 19 dez às 11:00h
Sáb, 21 dez às 23:00h