Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019


00:00

Jean-Michel Basquiat

Documentário201052minFrançaLivre


De Jean Michel Vecchiet

Quando surgiu em meados da década de 1970, o movimento Pop Art estava dando seus últimos suspiros. Chamada de "uma arte que todo mundo faz", no início dos anos 1960, Andy Warhol fez seu nome. E lá veio Jean-Michel Basquiat, contando outra história deste período marcado por um profundo vazio encharcado de imagens que se anulavam mutuamente. E Warhol, o mestre pensador desse mundo hiper-ocidental, o símbolo de uma cultura predominantemente branca, se tornaria o estudante e aprenderia sobre o mundo, praticando suas escalas mais uma vez com esse garoto afro-americano. O trabalho de Jean-Michel Basquiat foi apresentado através de uma grande exposição no Musée d´Art Moderne em Paris no último período de 2010.


01:00

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 07:30h


01:25

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


02:15

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio A Sombra e o Silêncio - Eryk Rocha

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Recém-premiado no Festival de Cannes pelo documentário Cinema Novo (2016), ele estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba, e desenvolveu carreira explorando principalmente o documentário. Fiel aos compromissos políticos e estéticos da geração de seu pai, Glauber Rocha, e ao experimentalismo da obra audiovisual de sua mãe Paula Gaetan, explora com rara sensibilidade temas como a cultura andina em Pachamama (2010), a música de Jards (2012) e a condição contemporânea em Transeunte (2011). Erik também fez referências ao cinema e às raízes familiares em filmes como Rocha que Voa (2002) e no próprio Cinema Novo. É um ativista em defesa da reflexão em torno do cinema e da transformação do pensamento por meio da expressão cinematográfica.


03:20

Latitude, Longitude - Episódio Paraty, uma cidade feita a mãos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude descobre uma Paraty que é feita a mãos. Seja no incentivo à leitura na biblioteca comunitária Cora Coralina, nas telas do artista Júlio Paraty ou na tradição da ciranda resguardada nos quarenta anos de estrada do grupo "Os Coroas Cirandeiros". A partir destes três aspectos que ajudam a delinear a identidade cultural da cidade, Paraty se desdobra em várias facetas, mas mantém o estímulo ao desenvolvimento artístico como interseção entre todas elas.


04:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mary Del Priore indica o livro “Casa-grande & senzala”, de Gilberto Freyre

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A historiadora e escritora Mary Del Priore, autora da série “Histórias da Gente Brasileira”, entre outras publicações, fala nesse episódio sobre o clássico da sociologia brasileira “Casa-grande & senzala”, de Gilberto Freyre, que ela considera uma das leituras mais relevantes de sua vida.

Próximas Exibições:
Qui, 2 jan às 19:50h


04:10

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.


04:45

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conhecemos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.


05:25

Juntos - Episódio Plantando nas Escolas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


06:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


07:30

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 40: Arquitetos do pensamento

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia reconstitui a arquitetura do pensamento de três intelectuais que passaram pela cadeira de número 40 da Academia Brasileira de Letras. O programa aborda a visão sociológica defendida por Evaristo de Moraes Filho em relação ao direito trabalhista; o prisma religioso e conservador sob o qual o crítico literário Alceu Amoroso Lima (mais conhecido pelo pseudônimo Tristão de Ataíde) enxergava a sociedade; e a construção social feita por Afonso Arinos, o primeiro de três membros de sua família a entrar na ABL, no romance regionalista “Pelo sertão”, de 1898.


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Cena editorial independente

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O termo “bibliodiversidade”, criado nos anos 1990 por editores independentes, costuma ser usado com o intuito de trazer à tona a importância da diversidade de publicações no mundo dos livros. Em outras palavras, para falar que quanto mais editores, mais espaços de venda e mais nichos de públicos para as publicações, melhor para o mercado editorial como um todo. Neste episódio, editores e autores falam sobre estratégias alternativas para manter vivo um mercado para além dos grandes players. São eles: Estevão Azevedo, Marcelino Freire e Noemi Jaffe (como autores); e Delfin, Eduardo Lacerda, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira e Pedro Almeida (como profissionais de mercado).


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Antoine Compagnon

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Antoine Compagnon

Antoine Compagnon é professor no Collège de France, em Paris, e na Columbia University, em Nova York. Autor de diversos livros de história e crítica literária, ele fala neste programa sobre sua paixão pela literatura, a importância da escrita e alguns autores fundamentais, como Proust e Montaigne. Além disso, ele discorre sobre as propostas da literatura no novo milênio e sobre o prazer de ensinar.


09:30

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Qui, 20 fev às 22:30h


11:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Laranja Mecânica

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Adaptado do romance homônimo de Anthony Burgess, ´Laranja Mecânica´ é o nono longa-metragem de Stanley Kubrick. Na Inglaterra, em um futuro próximo, a gangue Droogs espalha terror com atos de violência gratuita. Preso por assassinato, Alex, o líder, concorda em servir de cobaia para um novo experimento terapêutico que torna insuportável para ele qualquer forma de violência. Depois de lançado, o filme levantou fortes polêmicas, e, depois de muitos crimes terem sido cometidos em seu nome, o diretor decidiu retirar a produção dos cinemas ingleses.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 06:00h


13:00

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 07:00h


14:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 08:00h


15:00

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 09:00h
Sáb, 21 dez às 01:00h


16:20

Espero tua (re)volta

Documentário201990minBrasil14 anosSP


De Eliza Capai

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 10:20h
Sáb, 21 dez às 02:20h


18:00

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 04:00h
Qua, 18 dez às 06:00h
Dom, 22 dez às 08:25h


18:30

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 04:30h
Qua, 18 dez às 06:30h
Sáb, 21 dez às 07:55h


19:00

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 05:00h
Qua, 18 dez às 07:00h
Sáb, 21 dez às 08:30h


19:30

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 05:30h
Qua, 18 dez às 07:30h
Sáb, 21 dez às 05:45h


20:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 00:00h
Qua, 18 dez às 08:00h
Sáb, 21 dez às 18:00h


20:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 00:30h
Qua, 18 dez às 08:30h
Dom, 22 dez às 15:35h


21:00

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 01:00h
Qua, 18 dez às 09:00h
Sáb, 21 dez às 18:35h


21:40

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 01:40h
Qua, 18 dez às 09:40h
Sáb, 21 dez às 05:20h


22:10

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 02:10h
Qua, 18 dez às 10:10h
Sáb, 21 dez às 13:10h