Sábado, 14 de Dezembro de 2019


00:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.

Próximas Exibições:
Sáb, 14 dez às 17:00h
Ter, 17 dez às 08:00h


01:00

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Sáb, 14 dez às 09:00h
Ter, 17 dez às 09:00h


02:20

Espero tua (re)volta

Documentário201990minBrasil14 anosSP


De Eliza Capai

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Próximas Exibições:
Sáb, 14 dez às 14:15h
Dom, 15 dez às 22:15h
Ter, 17 dez às 10:20h


04:05

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 07:00h


05:10

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 08:00h


05:40

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 04:10h


06:10

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio A Sombra e o Silêncio - Eryk Rocha

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Recém-premiado no Festival de Cannes pelo documentário Cinema Novo (2016), ele estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba, e desenvolveu carreira explorando principalmente o documentário. Fiel aos compromissos políticos e estéticos da geração de seu pai, Glauber Rocha, e ao experimentalismo da obra audiovisual de sua mãe Paula Gaetan, explora com rara sensibilidade temas como a cultura andina em Pachamama (2010), a música de Jards (2012) e a condição contemporânea em Transeunte (2011). Erik também fez referências ao cinema e às raízes familiares em filmes como Rocha que Voa (2002) e no próprio Cinema Novo. É um ativista em defesa da reflexão em torno do cinema e da transformação do pensamento por meio da expressão cinematográfica.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 04:00h
Seg, 16 dez às 02:15h


07:15

Juntos - Episódio Plantando nas Escolas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 05:25h


07:50

Mobilis - Episódio Trilhos Urbanos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é a relação dos trilhos urbanos com o imaginário da comunidade? Como os trens e o metrô influenciam a cultura urbana? Um exemplo é o caso da origem do movimento Hip Hop brasileiro, nos anos 1980, quando a primeira linha do metrô na cidade de São Paulo ligou a periferia ao centro como nunca se tinha ligado antes, possibilitando um encontro das periferias. Sem esse encontro, existiria uma história do Hip Hop brasileiro?


08:25

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.

Próximas Exibições:
Qua, 26 fev às 18:00h


09:00

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Ter, 17 dez às 09:00h


10:20

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 20:35h


11:55

Guida

Animação201411minBrasilLivreSP


De Rosana Urbes

Guida, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entendiante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 01:00h


12:10

Até a China

Animação201515minBrasilLivreRJ


De Marão

Uma viagem até a China só com a bagagem de mão mostra que por lá os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 01:15h


12:30

Dia Estrelado

Animação201117minBrasilLivrePE


De Nara Normande

Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 01:35h


12:50

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 19:00h
Qui, 20 fev às 22:30h


14:15

Espero tua (re)volta

Documentário201990minBrasil14 anosSP


De Eliza Capai

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 22:15h
Ter, 17 dez às 10:20h


16:00

Jean-Michel Basquiat

Documentário201052minFrançaLivre


De Jean Michel Vecchiet

Quando surgiu em meados da década de 1970, o movimento Pop Art estava dando seus últimos suspiros. Chamada de "uma arte que todo mundo faz", no início dos anos 1960, Andy Warhol fez seu nome. E lá veio Jean-Michel Basquiat, contando outra história deste período marcado por um profundo vazio encharcado de imagens que se anulavam mutuamente. E Warhol, o mestre pensador desse mundo hiper-ocidental, o símbolo de uma cultura predominantemente branca, se tornaria o estudante e aprenderia sobre o mundo, praticando suas escalas mais uma vez com esse garoto afro-americano. O trabalho de Jean-Michel Basquiat foi apresentado através de uma grande exposição no Musée d´Art Moderne em Paris no último período de 2010.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 00:00h


17:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 14:00h
Ter, 17 dez às 08:00h


18:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 09:00h


18:35

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 09:30h


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Arles e os Encontros da Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Rogério Reis, Andrés Serrano, Christine Spengler, Sébran D´argent, Wally Bourdet

Em Arles, uma pequena cidade no Sul da França, "Caçadores da Alma" visitou a grande festa da fotografia. Anualmente, a cidade é inundada por fotógrafos do mundo inteiro. Galerias tradicionais se espalham para explorar o negócio da fotografia, mas na verdade o evento continua a ser um encontro de fotógrafos e declarações de amor à imagem fixa, mesmo espírito que inspirou os criadores do festival. Um caldeirão da criação contemporânea, como os organizadores o definem. Lá, a equipe documentou a diversidade que marca a fotografia contemporânea. Enquanto fotógrafos de guerra discutem a ética por trás da cobertura de conflitos, outros artistas procuram um caminho mais autoral.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 10:00h


19:45

Esse Negócio de Livro - Episódio Cena editorial independente

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O termo “bibliodiversidade”, criado nos anos 1990 por editores independentes, costuma ser usado com o intuito de trazer à tona a importância da diversidade de publicações no mundo dos livros. Em outras palavras, para falar que quanto mais editores, mais espaços de venda e mais nichos de públicos para as publicações, melhor para o mercado editorial como um todo. Neste episódio, editores e autores falam sobre estratégias alternativas para manter vivo um mercado para além dos grandes players. São eles: Estevão Azevedo, Marcelino Freire e Noemi Jaffe (como autores); e Delfin, Eduardo Lacerda, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira e Pedro Almeida (como profissionais de mercado).

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 10:40h
Seg, 16 dez às 08:30h


20:20

Arquitetos - Episódio Metro

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte. É um escritório que tem feito obras fundamentais no campo do espaço público, o que não é tão comum no Brasil.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 11:15h


21:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Corpo, uma política

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Como parte da cultura de vanguarda, a dança contemporânea reflete e antecipa diversas transformações na relação do indivíduo e da sociedade com o corpo. Entendendo a dança contemporânea como instrumento de autoconhecimento e ato político, este episódio da série Ensaios Contemporâneos aborda as diferentes maneiras com que companhias de dança e artistas usam o corpo para expressar os embates interiores e coletivos que permeiam questões como identidade, gênero, etnia, padrão de beleza, entre outros. Cada tema abordado é um caminho para trazer à tona e explorar nuances do debate em torno do corpo, seus usos políticos e artísticos.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 11:50h


22:00

Cineastas - Episódio Marcelo Gomes

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. Karim Aïnouz, Cao Guimarães, João Miguel, Hermila Guedes, Sara Silveira, João Vieira Jr., são os entrevistados que nos revela um pouco mais sobre o cineasta.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 12:50h


22:50

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201960minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.

Próximas Exibições:
Dom, 15 dez às 13:50h