Sábado, 16 de Novembro de 2019


00:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Morte e destruição

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares parece indestrutível, mas com novas táticas, o paulista Fernão Carrilho destrói diversos quilombos. Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares. Uma guerra interna com a participação dos portugueses arrasa Cucaú. Ganga Zumba morre. Zumbi segue livre com seu povo.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 18:00h
Ter, 19 nov às 08:00h


01:00

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Próximas Exibições:
Sáb, 16 nov às 14:50h
Ter, 19 nov às 09:00h


02:25

Ibiúna

Documentário201980minBrasil14 anosRJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 20:40h
Ter, 19 nov às 10:25h


04:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 06:50h


05:00

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 07:50h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.

Próximas Exibições:
Seg, 18 nov às 04:15h


06:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio Uma conversa sobre David Neves

Documentário200048minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Após depoimento inédito de David Neves (1938-1994) sobre a gênese do Cinema Novo, o programa que lhe é dedicado reúne quatro amigos, Arnaldo Carrilho, Carlos Moletta, José Carlos Avellar e Walter Lima Jr., para relembrarem sua atuação múltipla e generosa no cinema brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 04:00h
Seg, 18 nov às 02:40h


07:00

Juntos - Episódio Terra Ancestral

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Antes de se falar em permacultura, agroecologia ou agricultura orgânica, os indígenas, povos tradicionais e ancestrais do território hoje brasileiro, já trabalhavam em comunhão com o meio. Na Tekoá Itaty, conhecida pelos não indígenas como Aldeia Cabeceira de Águas Limpas no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, os Guarani mantém a tradição de cuidar das águas, da terra e dos bichos, assim como sempre o fizeram, resistindo na forma de produzir e pensar o alimento.

Próximas Exibições:
Seg, 18 nov às 05:25h


07:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


08:25

Memórias do Brasil - Episódio Tuzé de Abreu - Caos Sonante

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Edgard Navarro Gereba, Greice Carvalho, João Meirelles, Ronei Jorge

O teatro, a dança e o cinema fazem parte da vida desse artista que possui, acima de tudo, uma relação visceral com a música. Alberto José Simões de Abreu, ou Tuzé de Abreu, é um compositor que já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou e dirigiu espetáculos em várias cidades no exterior e possui muita história para contar. Neste episódio, Tuzé revista suas memórias e, por meio de depoimentos de sua mãe, Dona Sinizinha, e personalidades como Gereba, Ronei Jorge e Edgard Navarro, conhecemos mais sobre a trajetória desse grande artista.

Próximas Exibições:
Seg, 18 nov às 01:45h


09:20

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 19:15h


10:45

Meia Hora com Darcy

Documentário201030minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner Com Darcy Ribeiro

Em dezembro de 1996, o antropólogo e político Darcy Ribeiro concordou em receber o cineasta Roberto Berliner para uma conversa de meia hora em seu apartamento em Brasília. Expressando-se com a habitual veemência e paixão, cobriu uma grande gama de assuntos. Dois meses depois, Darcy morreu e o material ficou guardado. O diretor decidiu apresentar este depoimento histórico sem cortes.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 01:00h


11:15

Repense

Documentário201920minBrasil14 anosSP


De Raphael Erichsen, Tarso Araujo Com Katiele Fischer, Norberto Fischer, Anny fischer, Juliana Paolineli, Camila Guedes

De um lado, uma menina de 5 anos com uma forma rara, grave e sem cura de epilepsia. Do outro, uma substância proibida que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, a luta de uma mãe para garantir à sua filha o direito à saúde. O drama de Katiele Fischer, mãe da pequena Anny, é o fio condutor deste filme sobre a cannabis medicinal. Ele mostra como vivem e o que fazem as pessoas que, como esta mãe, estão dispostas a lutar contra o preconceito, o moralismo, a burocracia, o medo e principalmente o tempo para melhorar a qualidade de vida deles mesmos ou das pessoas que amam. Com relatos de médicos, pacientes, políticos e cientistas, o filme traça os pequenos avanços que foram feitos no decorrer de alguns meses, porém também a triste realidade de grande parte dessas famílias: os pacientes tem pressa e o sistema é - dolorosamente - lento.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 01:35h


11:35

O Céu de Suely

Ficção200688minBrasil16 anosRJ


De Karim Aí¯nouz Com João Miguel, Zezita Matos, Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Todos os dias, Hermila é tragada pelo céu luminoso de Iguatu. Todos os dias, escuta o som rascante dos caminhões e motocicletas que atravessam a cidade. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Ao mesmo tempo em que traz perdas doloridas, traz, também, a possibilidade de um novo começo.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 22:20h


13:10

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.

Próximas Exibições:
Seg, 18 nov às 00:00h
Qui, 30 jan às 22:15h


14:50

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Próximas Exibições:
Ter, 19 nov às 09:00h


16:15

Quartier Latin - Maio de 68

Documentário197890minFrançaLivre


De William Klein

Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O filme é levado à população, estudantes, militantes, ativistas, pessoas que no dia a dia não têm quase contato umas com as outras e podem, de repente, se expressar. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 02:00h
Seg, 18 nov às 12:00h
Ter, 19 nov às 06:00h


18:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 09:00h


18:35

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 09:30h


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante "roubado" nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 10:00h


19:45

Esse Negócio de Livro - Episódio Importância do título

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Os títulos, para muitos, são as primeiras palavras de um livro. Há quem se preocupe com o tamanho ou com o estilo deles. Há quem comece um novo livro por aí, e quem só consiga pensar nisso no final de tudo. Uns defendem que ele deve servir à história, outros, ao marketing e às estratégias de vendas. Os casos contados neste episódio nos ajudam a entender o papel e a importância dos títulos em uma obra. Pessoas com larga experiência no assunto, seja como autor de livros, seja como profissionais por trás das engrenagens de mercado, dão suas opiniões. São eles: Marçal Aquino, Noemi Jaffe, Fernanda Young, Beto Brant, Jiro Takahashi, Luiz Alves, Maria Amélia Melo, Maria Fernanda Rodrigues e Marta Garcia.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 10:40h
Seg, 18 nov às 08:30h


20:15

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 11:15h


20:50

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 11:50h


22:15

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 17 nov às 13:20h