Domingo, 3 de Novembro de 2019


01:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história, que é também a nossa.


02:00

As Mil Mulheres

Documentário201884minBrasilLivreRJ


De Rita Toledo

A convite do filme, quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Entre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta. Ao entrelaçar arte e ativismo, o documentário lança luz às diversas faces do feminismo hoje.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 06:30h


03:35

Bike Amor - Episódio Cidade-espaço

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Naldinho Tranquilo, filósofo e bike messenger, é conhecido por pedalar de Jacarepaguá ao Centro do Rio calçando chinelos. Muito ágil em sua bike fixa, resolveu criar com alguns amigos uma empresa de entregas expressas em bicicleta e transformou a paixão pelo pedal em trabalho. Não satisfeito em pedalar de segunda a sexta durante todo o dia, Naldinho ainda treina nas montanhas do Rio aos sábados e se autodenomina "fixeiro de montanha". Além de trabalhar como bike messenger, ele dá aulas de filosofia no ensino médio público em Realengo e acredita que tem um papel a cumprir perante a sociedade tanto como ciclista quanto como professor.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 04:15h


04:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio O Baile Pernambucano

Documentário200049minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Este programa dedicado a Paulo Caldas e Marcelo Luna também é uma homenagem ao cinema e à cultura de Pernambuco. Ele mostra como as sucessivas gerações de cineastas pernambucanos se relacionaram desde o cinema mudo, o "ciclo do Recife", a "geração do super 8" até hoje - e como se vincularam a outras formas de expressão, principalmente a música.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 02:40h


05:00

Paletas - Episódio Gauguin

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Eugène-Henri-Paul Gauguin.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 00:00h


05:40

Pensamento Contemporâneo - Episódio Ecos de Maio de 1968

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre as questões filosóficas da sociedade de controle e sobre o pensamento francês do final do século XX, em especial as obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jacques Derrida, sob a ótica dos filósofos franceses Guillaume Le Blanc e Pierre Zaoui. O documentário faz uma avaliação do que restou, nos dias de hoje, do pensamento francês de vanguarda do final do século XX como instrumento de explicação e intervenção na realidade social e mostra que estar fora das normas é o mesmo que se tornar invisível na sociedade atual.


06:15

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Psicanálise

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

O psiquiatra Samuel Hulak é filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife. "O povo judeu é historicamente miscigenado. Incutir uma identidade judaica através dos valores e da ética judaica é o que faz com que essas pessoas continuem sendo judeus", defende. Outro personagem do episódio, o psicanalista Renato Mezan resgata a saga da sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para seguir a vida. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan fala sobre seu ofício e judaísmo.


06:50

Grandes Mitos Gregos - Episódio Apolo - A Sombra e a Luz

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 06:00h


07:20

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Regra do Jogo

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Kunvari

Jean Renoir filmou ´A Regra do Jogo´ em 1939. Esta "fantasia dramática" retrata, com humor, a aristocracia francesa provinciana. Dos nobres aos criados, dos bailes de máscaras aos jogos de caça, uma pequena comunidade se vê presa em uma teia de mentiras, falsos prazeres e amores ilusórios, transformando até mesmo um assassinato em um acidente. Ainda que inicialmente tenha sido mal compreendido e recebido com desprezo, hoje é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 01:40h
Seg, 4 nov às 13:00h


08:20

Latitude, Longitude - Episódio Bom Jardim e seus recantos paradisíacos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude navega pelos rios de água cristalina de Bom Jardim, distrito de Nobres, a 150 km de Cuiabá. O turismo lá é recente, mas vem ganhando força. Graças a Bom Jardim, Nobres está ficando conhecida como a Bonito do Mato Grosso. Os principais atrativos são os rios, as nascentes e os aquários naturais de água cristalina. A maior parte das rotas turísticas está de alguma forma relacionada à água, elemento de ligação entre os três conteúdos do programa. O Latitude, Longitude vai até o Aquário Encantado, uma piscina natural de cerca de 90 m² e até seis metros de profundidade. Além de gerar renda, os elementos da natureza servem de inspiração para o artista plástico Jonas Barros, que transporta para as telas as belezas do lugar, e fazem sucesso à mesa, a exemplo do pacu assado na folha de bananeira.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 03:40h


09:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 20:30h


09:30

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.


10:00

Caçadores da Alma - Episódio Outros Brasis

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Claudia Andujar, Severino Silva, Alex Ribeiro, Cacau Fernandes

Populações tradicionais como colhedores de flores, quilombolas, seringueiros e caatingueiros são retratadas por profissionais consagrados. Vemos a beleza e a dor dos sertões na pele áspera dos vaqueiros e na delicadeza de um mandacaru. A luta pela preservação dos saberes ancestrais dos indígenas. A vida cotidiana das favelas além da guerra entre facções.


10:40

Esse Negócio de Livro - Episódio Literatura tipo exportação

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A literatura brasileira tem vez no mercado internacional? Alguns títulos são sucessos instantâneos, mas ainda são poucos os autores com grande aderência lá fora. Já a literatura estrangeira ocupa cada vez mais espaço nas prateleiras e cabeceiras nacionais. Este episódio aborda os caminhos mais comuns, tanto de entrada como de saída do mercado editorial internacional. Autores com obras muito bem sucedidas nesse trânsito, como Luiz Ruffato, Raphael Montes e José Roberto Torero, falam como chegaram lá. E Jiro Takahashi, Lúcia Riff, Mirian Ibanez, Otávio Marques e Pedro Almeida dão o panorama geral do mercado nessa seara.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 08:30h


11:10

Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles

Documentário201379minBrasilLivreSP


De Marcela Lordy

Cildo mostra como a relação do homem com a água amplia nossas percepções, criando uma espécie de escultura sonora. O artista naturalmente chama atenção para temas ecológicos e a importância de preservar este elemento fundamental para a vida.


12:40

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.

Próximas Exibições:
Seg, 6 jan às 21:00h


14:10

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Seg, 27 jan às 20:30h


15:00

Estados da Arte - Episódio Futuro

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Como expressar o futuro? Utopias, distopias, ruína do projeto moderno, imagens do futuro, destruição e renovação são algumas das questões que atravessam as obras e o pensamento dos artistas convidados.


15:35

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Coco das Batateiras

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Para a segunda temporada, O Milagre de Santa Luzia reafirma sua pesquisa sobre o Brasil profundo, tendo como foco a cultura popular. Cada episódio tem como foco um artista popular brasileiro: suas atividades, suas produções, suas referências, mestres, a especificidade de sua linguagem e as relações com os lugares onde vivem. Por consequência, são abordados também outros temas relacionados ao universo da cultura popular, como as festas, os folguedos e as comunidades. Efetivando, assim, um mapeamento audiovisual da arte popular do Brasil.


16:10

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 34: Contadores de histórias

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitada instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e O episódio 34 da série Imortais da Academia reúne três diferentes “contadores de histórias”: Evaldo Cabral de Mello, João Ubaldo Ribeiro e Raimundo Magalhães Jr. O pernambucano Evaldo, atual ocupante da cadeira 34, é um dos maiores historiadores brasileiros da contemporaneidade. O baiano João Ubaldo, que se dizia apenas um contador de histórias, é um dos grandes romancistas brasileiros, vencedor do prêmio Camões, maior honraria concedida a autores de língua portuguesa. Raimundo Magalhães Júnior, por sua vez, escreveu tantas histórias para tantas plataformas diferentes que foi chamado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade de “o homem que era 300”.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 08:00h


16:45

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Walter Carvalho - Cinema de Poesia

Documentário201759minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Walter Carvalho, um dos mais importantes diretores de fotografia brasileiro, nos recebeu em sua casa no Rio de Janeiro para falar sobre sua trajetória de sucesso, e suas aclamadas parcerias com grandes diretores, como por exemplo, Walter Salles Jr., Sandra Werneck e José Luiz Villamarin entre outros. Detentor de uma vasta filmografia, entre eles, Central do Brasil (1998), Abril despedaçado (2001), Madame Satã (2002), Amarelo Manga (2002), Walter nos conta um pouco sobre o seu processo de trabalhado, e nos mostra um pouco de sua intimidade.


17:45

Revista Curta! - Episódio 03-11-2019

Jornalismo201912minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica totalmente dedicada à cultura.


18:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 14:00h
Ter, 5 nov às 08:00h


19:00

Quinze

Ficção201426minBrasil14 anosMG


De Maurí­lio Martins Com Ana Luiza Conforti, Dircinha Macêdo, Karine Teles, Malu Ramos, Rejane Faria

Luiza fará 15 anos. Raquel tem alguns sonhos.


19:30

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 10:00h
Qui, 16 jan às 22:05h


21:25

Márcia Haydée

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Daniela Kallmann

Marcia Haydée é a bailarina brasileira de consagração mundial, conhecida como a ""Callas da dança"", por sua grande força interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (FRA), mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko, que no início dos anos 1960, ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina. Na década de 1970, após a morte de Cranko, Márcia assume a direção da companhia e fica à frente durante 20 anos. Trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun , Rudolf Nureyev , Jorge Donn, Maurice Bejárt, John Neumeier.


23:00

And Still I Rise - O Movimento Negro nos EUA desde MLK - Episódio Mantenha a Cabeça Erguida

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

O terceiro episódio revela profundas fissuras no país que se aprofundaram nos anos 80 e 90 em consequência da enorme evidência social dos afro-americanos.

Próximas Exibições:
Seg, 4 nov às 17:00h
Ter, 5 nov às 11:00h