Sábado, 26 de Outubro de 2019


00:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


01:00

Intervalo Clandestino

Documentário200697minBrasilLivreMG


De Eryk Rocha

Documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. O filme é uma interrogação sobre o futuro diante da revelação de projetos, desejos e frustrações que se entrecruzam no complexo imaginário do brasileiro do século XXI.


02:45

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


03:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Seguindo em Frente

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

O segundo episódio dramatiza os caminhos divergentes para os afro-americanos e as explosões de reação branca que surgiram na década de 1970 e início dos anos 80. Gates explora como os afro-americanos encontraram novas fontes de esperança desde a criação do hip-hop.


04:00

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura americana. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos, mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.

Próximas Exibições:
Qui, 26 dez às 18:30h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.


06:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio O realizador vai à luta

Documentário200045minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Murilo Salles é um cineasta que - assim como a maioria no Brasil - é obrigado a produzir-se. Ele fala da "dramaturgia da suspensão", que inspirou a realização dos filmes que dirigiu. Explica como gostaria de ver implantadas formas de estímulo à produção que privilegiassem a qualidade.


07:00

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.


07:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.


08:30

Memórias do Brasil - Episódio Fernando Mello - Transver o Mundo

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Aderbal Freire Filho, André Curtis, Artur Luanda Ribeiro, Daniel Herz, Hugo Alves

Cenógrafo, de formação autodidata, Fernando Mello da Costa tem uma trajetória ligada ao experimentalismo e à pesquisa. Cria e realiza a impactante cenografia dos principais espetáculos da diretora Bia Lessa. Fundou, junto com Guti Fraga, o grupo de teatro Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e mantém uma oficina de cenografia. Fernando fala sobre sua infância e outras fases que marcaram sua memória, relembra histórias, e declara porque escolheu o ofício de cenógrafo.


09:30

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 22:10h


11:15

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Seguindo em Frente

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

O segundo episódio dramatiza os caminhos divergentes para os afro-americanos e as explosões de reação branca que surgiram na década de 1970 e início dos anos 80. Gates explora como os afro-americanos encontraram novas fontes de esperança desde a criação do hip-hop.


12:15

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Seg, 13 jan às 19:30h


12:38

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.


13:05

Abá

Documentário19925minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Abá significa esperança de paz espiritual.Significa também encontro, a crença na luz e a chegada no estado de contemplação.

Próximas Exibições:
Qua, 15 jan às 20:25h


13:15

Leonardo da Vinci – O Homem Universal

Documentário201952minFrançaLivreRJ


De François Bertrand

Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo Da Vinci.


14:15

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Xico Sá indica o livro “Fup”, de Jim Dodge

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor e jornalista Xico Sá, autor do romance “Big Jato”, apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, mas que possui um fã clube de admiradores fervorosos. O livro se chama “Fup”, e seu autor, Jim Doge.


14:30

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.


16:10

Intervalo Clandestino

Documentário200697minBrasilLivreMG


De Eryk Rocha

Documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. O filme é uma interrogação sobre o futuro diante da revelação de projetos, desejos e frustrações que se entrecruzam no complexo imaginário do brasileiro do século XXI.


18:00

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.

Próximas Exibições:
Seg, 13 jan às 20:30h


18:35

Os Ímpares - Episódio Walter Franco - As Bahias e A Cozinha Mineira e Ava Rocha

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello, Anna Costa e Silva

As Bahias e A Cozinha Mineira criam uma nova versão para Partir do Alto, faixa do álbum Revolver de Walter Franco. Ava Rocha relê Revolver, canção que dá título ao disco. Walter fala sobre a produção do trabalho e as influências de sua obra.

Próximas Exibições:
Seg, 16 dez às 21:00h


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.


19:45

Esse Negócio de Livro - Episódio Mercado das adaptações

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

As histórias podem ser contadas em páginas, telas, desenhos, cenas, entre muitas outras formas. Neste episódio, autores e profissionais do mercado editorial falam sobre adaptações de obras literárias para diferentes plataformas e, ainda, sobre os impactos dessa mobilidade para o mercado de livros. Casos de livros que viraram quadrinhos ou filmes, as séries de tevê que impulsionaram a venda de histórias impressas, o episódio é recheado de casos reais. Os exemplos ficam por conta de Milton Hatoum, João Paulo Cuenca e José Roberto Torero. Enquanto os meandros de como as adaptações operam no mercado são contados por André Conti, Lúcia Riff, Maria Camargo, Otávio Marques, Paulo Rocco e Sílvia Gandelman.


20:20

Soledad

Ficção201522minBrasil18 anosPE


De Joana Gatis, Daniel Bandeira, Flavia Vilela Vieira Com Peter Ketnath, Joana Gatis, Thassia Cavalcanti

Um amor bandido. Uma paixão implacável. Um fogo avassalador. Foi assim que começou a saga de morte e vingança daquela a quem chamavam de "Soledad".


20:45

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


21:45

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.