Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019


00:00

Paletas - Episódio Picasso

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Pablo Picasso.


00:40

Memórias do Brasil - Episódio Luiz Melodia - Notas de um Sonho

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Elisa Lucinda, Arnaldo Antunes, Frejat, Black Alien, Edu

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Luiz Melodia começou a carreira musical na década de 1960 e continuou em plena atividade até seu falecimento. Neste episódio, personalidades da música como os músicos Arnaldo Antunes e Frejat, a atriz e escritora Elisa Lucinda, além de amigos e familiares de Melodia dão depoimentos que ajudam o público a mergulhar nas histórias do artista. O programa conta ainda com trechos de shows e performances exclusivas.


01:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Interlúdio

Documentário201352minFrança10 anos


De David Thompson

´Interlúdio´, de Alfred Hitchcock, é lançado em 1946. O filme se passa depois da queda do Terceiro Reich, quando o serviço secreto americano, para prevenir ataques terroristas, infiltra expatriados nazistas na América do Sul. Hitchcock traça uma história de amor, moralmente tórrida e completamente clandestina, através de uma clássica narrativa de espionagem.


02:40

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio Aruanda Visto Por Linduarte Noronha

Documentário200026minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Linduarte Noronha, diretor de Aruanda, conta os desafios e dificuldades que teve que vencer para realizar esse filme clássico, fundador do moderno cinema documentário brasileiro. No programa, fala sobre a reportagem que escreveu sobre o quilombo que deu nascimento ao projeto, a câmera cedida por Humberto Mauro, a filmagem e montagem com Rucker Vieira, as primeiras projeções e a reação da crítica, incluindo Glauber Rocha. O programa expõe a crítica de Glauber e, por fim, traz Linduarte narrando o primeiro encontro com Glauber em Salvador, quando este vê Aruanda pela primeira vez.


03:10

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio Jorge Furtado revê Ilha das Flores

Documentário200027minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Jorge Furtado nos conta a gestação das imagens que deram partida a Ilha das Flores e como o filme foi construindo. Buscando aproximar ao máximo o espectador do processo de construção do filme, o programa tenta seguir as formas narrativas inovadoras inauguradas com este filme.


03:45

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Qua, 15 jan às 18:30h


04:20

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.


04:40

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.


05:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ignácio de Loyola Brandão indica o livro “Vidas secas”, de Graciliano Ramos

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Ignácio de Loyola Brandão, consagrado autor de obras como “Não verás país nenhum”, ao indicar a leitura de um clássico da literatura brasileira, “Vidas secas”, dá uma verdadeira aula sobre as características da literatura de Graciliano Ramos, destacando o quanto seu estilo representa um norte para sua própria produção literária.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 10:45h


05:20

Designers do Brasil - Episódio Fred Gelli

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Fred Gelli

Fred Gelli utiliza design e branding com o objetivo de criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. É grande conhecedor da biomimética, conceito que prega usar exemplos da natureza para criar objetos e que tem sido levado por ele para corporações multinacionais. Entre outros trabalhos, criou as marcas das Olimpíadas e das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro e foi um dos diretores criativos da cerimônia de abertura das Paraolimpíadas.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Teseu

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando ele tinha idade para lutar, decidiu ir para Creta enfrentar o terrível Minotauro, que devorava 14 jovens atenienses por ano, entregues a Minos, rei de Creta. O Minotauro, uma das figuras mais famosas da mitologia grega, era um monstro nascido da união proibida entre Pasífae, esposa de Minos, e um touro branco. Ele ficava preso em um labirinto construído pelo inventor Dédalo. Teseu matou o Minotauro graças à sua coragem - mas também graças a Ariadne, filha do rei Minos, que o ajudou a sair do labirinto seguindo um fio de lã. Mas a grande coragem de Teseu não o impediu de ser omisso com seus deveres. Motivado pela vitória, ele cometeu erros irreversíveis que o levaram à tragédia.


06:30

Eu, preso - Episódio Penas alternativas

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

É possível estimar que 150 mil pessoas no Brasil cumprem pena em regime fechado por crimes que podem ser punidos com penas alternativas. Isso equivale a 24,6% da população carcerária no país. Apesar de poder representar a solução para a superlotação do sistema, o judiciário brasileiro ainda é muito conservador em adotar essa medida. Mesmo que a taxa de reincidência entre réus com direito a medidas alternativas seja quase a metade do percentual dos que cumprem pena privativa de liberdade.


07:00

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jan às 18:50h


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 31: Histórias para todos os gostos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia reúne histórias para todos os gostos. São destaques no episódio: o jornalista, comentarista e escritor de não ficção, Merval Pereira; o modernista Cassiano Ricardo, que lançou sua primeira obra aos 16 anos; Moacyr Scliar, autor de mais de 70 livros; e o romancista José Cândido de Carvalho, autor do sucesso “O Coronel e o Lobisomem”. Marcados por suas épocas, cada um conta (ou contou) histórias à sua maneira, construindo, ao longo da história da cadeira 31, um mosaico de quatro períodos e estilos literários.


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Valor do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O preço de capa de um livro pode até seguir fórmulas pré-definidas para ser calculado, mas a verdade é que existem custos difíceis de mesurar em jogo. Como funciona a remuneração do autor de livros no Brasil? Que outros profissionais vivem de fazer livros? Os direitos autorais, a pirataria, os leilões, as etapas da cadeia de produção e os muitos profissionais envolvidos são o tema deste episódio. Carlos Andreazza, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Paulo de Sena Madureira, Renata Nakano, Roberto Feith, Sílvia Gandelman e Wander Soares são os nomes que nos ajudam a entender mais sobre isso. Enquanto os escritores Marina Colasanti, Fernanda Young e Raphael Montes abrem o jogo sobre como encaram esse aspecto de sua profissão.


09:00

Palavras Permanecem - Episódio Atrás Dessa Amizade

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Partindo da experiência da realização do DVD e do show “Pedaço duma Asa” (2017), o artista plástico e compositor Nuno Ramos e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação e composição e sobre a paixão pelos sambas tristes. Não poderiam deixar de improvisar e cantar canções desse belo repertório de artistas tão plurais.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jan às 20:00h


09:30

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Realidade como Ficção

Documentário201752minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Um grupo de teatro monta o espetáculo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Enquanto constroem seus personagens, os atores participam de um laboratório criativo no qual entrevistam renomados pensadores internacionais. Um documentário em desconstrução sobre os processos de criação.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jan às 21:05h


10:30

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Qui, 26 dez às 21:30h


12:00

Quem se Importa - Episódio Atados

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Amigos e estudantes de Administração na FEA-USP tiveram, em 2012, uma ótima ideia: criar uma rede social voltada para o trabalho voluntário. O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em vagas de voluntariado, são possibilidades de experiências e vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que têm em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações - com nós mesmos e com o mundo.


12:40

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.


13:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Interlúdio

Documentário201352minFrança10 anos


De David Thompson

´Interlúdio´, de Alfred Hitchcock, é lançado em 1946. O filme se passa depois da queda do Terceiro Reich, quando o serviço secreto americano, para prevenir ataques terroristas, infiltra expatriados nazistas na América do Sul. Hitchcock traça uma história de amor, moralmente tórrida e completamente clandestina, através de uma clássica narrativa de espionagem.


14:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1907-1921: Terra e Liberdade

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sex, 24 jan às 20:00h


15:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.


15:30

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Próximas Exibições:
Sex, 31 jan às 21:00h


16:35

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.

Próximas Exibições:
Sex, 10 jan às 20:50h


18:00

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Dom, 20 out às 08:20h


18:30

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 out às 04:00h


19:30

O Legado da Coruja - Episódio Simpósio

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 out às 05:30h


20:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 out às 18:00h


20:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Xangai

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nome da sorveteria que seu pai abriu na pequena cidade de Nanuque em Minas Gerais, é um cantor, compositor e violeiro, filho e neto de violeiros, nascido no sertão da Bahia, apontado por muitos como um aglutinador de linguagens do sertão. Sua música, influenciada pela cultura dos vaqueiros da região, traz fortes elementos da vida no campo, da natureza e dos cantadores populares.

Próximas Exibições:
Dom, 20 out às 15:35h


21:00

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.


21:40

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música, são contados em meio às transformações do Rio de Janeiro, com imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 out às 21:45h