Terça-feira, 8 de Outubro de 2019


00:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 14:00h
Qua, 9 out às 08:00h
Sáb, 12 out às 18:00h


00:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 14:30h
Qua, 9 out às 08:30h
Dom, 13 out às 15:35h


01:00

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 15:00h
Qua, 9 out às 09:00h
Sáb, 12 out às 22:10h


02:45

Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves

Documentário20134minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira

Neste mini-documentário da diretora Paola Vieira, confira os bastidores da gravação de "Se me chamar, ô sorte!", último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 16:45h
Qua, 9 out às 10:45h
Sáb, 12 out às 21:45h


03:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 17:00h
Qua, 9 out às 11:00h
Sáb, 12 out às 08:30h


04:00

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 12:00h
Qua, 9 out às 06:00h
Dom, 13 out às 08:20h


04:30

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 12:30h
Qua, 9 out às 06:30h
Sáb, 12 out às 05:30h


05:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201052minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 13:00h
Qua, 9 out às 07:00h
Sáb, 12 out às 04:00h


06:00

Quem se Importa - Episódio Geekie

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Em 2011, Claudio Sassaki e Eduardo Bomtempo, dois bem-sucedidos profissionais do mercado financeiro, perceberam que poderiam fazer mais pelo país se passassem a se dedicar para que todos tivessem a chance de aprender. Criaram a Geekie e, de lá pra cá, mais de 3 milhões de alunos tiveram a oportunidade de transformar suas vidas. A Geekie desenvolve plataformas de ensino adaptativo a partir de tecnologias inovadoras com o intuito de assegurar a cada aluno as ferramentas necessárias para que desenvolvam o seu potencial.


06:40

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.


08:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sex, 17 jan às 20:00h


09:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.


09:30

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


10:30

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Sex, 13 dez às 21:00h


12:00

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 06:00h
Dom, 13 out às 08:20h


12:30

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 06:30h
Sáb, 12 out às 05:30h


13:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201052minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 07:00h
Sáb, 12 out às 04:00h


14:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 08:00h
Sáb, 12 out às 18:00h


14:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 08:30h
Dom, 13 out às 15:35h


15:00

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 09:00h
Sáb, 12 out às 22:10h


16:45

Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves

Documentário20134minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira

Neste mini-documentário da diretora Paola Vieira, confira os bastidores da gravação de "Se me chamar, ô sorte!", último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 10:45h
Sáb, 12 out às 21:45h


17:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 11:00h
Sáb, 12 out às 08:30h


18:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio Aruanda Visto Por Linduarte Noronha

Documentário200026minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Linduarte Noronha, diretor de Aruanda, conta os desafios e dificuldades que teve que vencer para realizar esse filme clássico, fundador do moderno cinema documentário brasileiro. No programa, fala sobre a reportagem que escreveu sobre o quilombo que deu nascimento ao projeto, a câmera cedida por Humberto Mauro, a filmagem e montagem com Rucker Vieira, as primeiras projeções e a reação da crítica, incluindo Glauber Rocha. O programa expõe a crítica de Glauber e, por fim, traz Linduarte narrando o primeiro encontro com Glauber em Salvador, quando este vê Aruanda pela primeira vez.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 04:00h
Qui, 10 out às 06:00h
Sáb, 12 out às 06:00h


18:30

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio Jorge Furtado revê Ilha das Flores

Documentário200027minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Jorge Furtado nos conta a gestação das imagens que deram partida a Ilha das Flores e como o filme foi construindo. Buscando aproximar ao máximo o espectador do processo de construção do filme, o programa tenta seguir as formas narrativas inovadoras inauguradas com este filme.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 04:30h
Qui, 10 out às 06:30h
Sáb, 12 out às 06:30h


19:00

Memórias do Brasil - Episódio Luiz Melodia - Notas de um Sonho

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Elisa Lucinda, Arnaldo Antunes, Frejat, Black Alien, Edu

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Luiz Melodia começou a carreira musical na década de 1960 e continuou em plena atividade até seu falecimento. Neste episódio, personalidades da música como os músicos Arnaldo Antunes e Frejat, a atriz e escritora Elisa Lucinda, além de amigos e familiares de Melodia dão depoimentos que ajudam o público a mergulhar nas histórias do artista. O programa conta ainda com trechos de shows e performances exclusivas.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 05:00h
Qui, 10 out às 07:00h
Seg, 14 out às 00:40h


20:00

Estados da Arte - Episódio Palavra

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A relevância da palavra nos diversos suportes da arte contemporânea. Arnaldo Antunes faz a circulação entre o pop e o erudito, da palavra-canção à palavra-visual. Wlademir Dias-Pino busca o ilimitado na criação de poemas visuais. Alex Hamburger e a multiplicidade dos usos da palavra: livro de artista, performance, poema objeto, poesia sonora. O artista como agenciador de encontros e enunciados - Ricardo Basbaum apresenta uma Conversa Falada.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 00:00h
Qui, 10 out às 08:00h
Dom, 13 out às 15:00h


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Paris Photo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Guido Costa, Julian Sanders, Natasha Carvana, Cedric Deulsaux, Stephane Duroy

No episódio de abertura da série, visitamos uma das feiras de fotografia mais importantes do mundo, a Paris Photo, realizada anualmente na França. Lá, entrevistamos artistas de várias gerações e tendências estéticas. A equipe foi surpreendida por atentados terroristas que causaram a morte de mais de cem pessoas. Com a feira fechada, buscou novos fotógrafos em Paris e em Berlim, com o mesmo espírito de pluralidade. Nesses encontros, conhecemos um fotógrafo que tem um dos poucos registros de Yasser Arafat com a cabeça descoberta.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 00:30h
Qui, 10 out às 08:30h
Sáb, 12 out às 19:10h


21:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Marcas - Síntese e Força

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Esse episódio da série investiga a importância do que provavelmente é uma das áreas mais requisitadas e vibrantes do design gráfico. Como se constrói uma marca e qual a percepção que ela gera no consumidor sobre as empresas, produtos e serviços relacionados a ela? Como provoca criadores e especialistas a refletirem sobre a inegável importância do design para a construção narrativa por trás de uma empresa, e seus reflexos nos valores, mensagens e todo contexto de suas atividades? Estas são algumas das perguntas que nortearão a narrativa deste episódio.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 01:00h
Qui, 10 out às 09:00h


22:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Paula

Documentário201954minBrasilLivre


De Carolina Sá

A diretora Carolina Sá registra a cineasta Paula Gaitán durante uma longa conversa sobre cinema e criação. O filme revela o pensamento da cineasta e suas reflexões sobre as artes audiovisuais a partir dos seus filmes Diário de Sintra, Uaka, Noite, Agreste, Memória da Memória, Sutis Interferências e Exilados do Vulcão. A direção de fotografia é de Camila Freitas, a montagem de Marília Moraes e trilha sonora original de Cadu Tenório.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 02:00h
Qui, 10 out às 10:00h
Sáb, 12 out às 20:45h


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.

Próximas Exibições:
Qua, 9 out às 03:00h
Qui, 10 out às 11:00h
Dom, 13 out às 00:00h