Segunda-feira, 7 de Outubro de 2019


00:00

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.


00:40

Memórias do Brasil - Episódio Gerônimo - Marujo do Tempo

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Armandinho, Dona Memeia, Jorge Portugal, Jorge Washington

Compositor com uma trajetória de vida marcada por muito talento, simbolismo e irreverência, Gerônimo abre as portas de sua casa neste episódio para apresentar seu cotidiano criativo. Dono de um discurso crítico, Gerônimo nos guia através alguns locais na capital baiana que foram importantes para sua trajetória. Artistas como Armandinho, Vavá Botelho e Caetano Veloso trazem mais histórias sobre esse artista.


01:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.

Próximas Exibições:
Seg, 7 out às 13:00h
Ter, 8 out às 07:00h


02:45

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.


03:45

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?

Próximas Exibições:
Seg, 13 jan às 18:30h


04:20

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.

Próximas Exibições:
Seg, 7 out às 12:40h
Ter, 8 out às 06:40h


04:40

Onde a beleza está - Episódio Tesão de Viver

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

Arte e memória caminham juntas nas histórias de artistas fascinantes, anônimos, descobertos na terceira idade. João de Assis desenha apenas carros, porque aquela é uma maneira de “possuir” o que a vida nunca lhe deu a chance de ter. Dona Maria Helena se dedica aos autorretratos, em que, geralmente, prefere pintar-se nua e jovem, em um renascimento da própria sensualidade. Um grupo de mulheres pinta somente mandalas azuis. Hoje tais obras fazem parte do acervo da artista plástica Mônica Almeida, que, desde os anos 1980, realiza oficinas de arte com idosos e exposições dos trabalhos de seus alunos. Os resultados surpreendentes dessas oficinas revelam não só o despertar artístico de pessoas comuns, sem formação teórica, muitas vezes sem estudo, como transbordam desejos, sonhos e vontade de viver na terceira idade. Paralelamente, a própria obra de Mônica Almeida se vê transformada pelo contato com aqueles artistas e pela experiência humana inevitável da passagem do tempo.


05:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eliane Brum indica o livro “Bartleby, o escriturário”, de Herman Melville

Documentário20184minBrasilLivreSP


De Eduardo Barros

A jornalista, documentarista e escritora Eliane Brum apresenta neste episódio um de seus livros favoritos, o clássico “Bartleby, o escriturário”, do autor norte-americano Herman Melville.

Próximas Exibições:
Qui, 7 nov às 22:20h


05:20

Designers do Brasil - Episódio Guto Índio da Costa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Índio da Costa

Guto Índio da Costa distingue-se entre seus pares por sua atuação fortemente industrial, em contratos de grande amplitude, complexidade e duração. Divide-se entre o design vinculado à inovação industrial, atuando em segmentos como linha branca, produtos eletroeletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, veículos e sistemas de transporte, e o design como um braço de projetos urbanísticos de envergadura. É autor dos quiosques da praia de Copacabana e do projeto dos vagões do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, ambos no Rio de Janeiro.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.


06:30

Eu, preso - Episódio Mulheres Mulas

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

A população carcerária feminina não é formada apenas por brasileiras. Em 2001, as estrangeiras eram apenas 40 e hoje já são cerca de 400 só em São Paulo, vindas de mais de 60 países. 53% das mulheres estrangeiras no sistema prisional vieram da América, 27% da África, 13% da Europa e 7% da Ásia. 95% delas vieram parar no Brasil como mulas do tráfico internacional. Neste episódio, vamos mostrar quem são essas mulheres, de onde vieram e o que as fez viajar para um país até então desconhecido - algumas com quilos de cocaína ou outras drogas. Vamos contar como eram suas vidas no país de origem e como a viagem não foi propriamente uma escolha. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes, pegando anos e anos de pena em regime fechado, e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas.


07:00

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.

Próximas Exibições:
Sex, 17 jan às 19:00h


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 30: O mistério extraordinário da palavra

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Foi a língua portuguesa que inaugurou a humanidade em Nélida Piñon, filha e neta de espanhóis da Galícia que migraram para o Rio de Janeiro, e atual ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras. E também foi ela, a nossa língua, que arrematou mente e coração de dois filólogos da mesma cadeira, Heráclito Graça e Aurélio Buarque de Holanda. Neste episódio, a série Imortais da Academia percorre a história da 30º poltrona azul da ABL, com destaque para a vida e a obra desses três acadêmicos e para a relação deles com a língua portuguesa.


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Ofício de editor

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Neste episódio, a figura muitas vezes nebulosa do editor de livros ganha contornos mais definidos. Profissionais experientes explicam o que faz parte do dia a dia de um editor, falam das muitas etapas e desafios dessa função, incluindo casos curiosos. São nomes como: André Conti, Carlos Andreazza, Cide Piquet, Isa Pessoa, Luciana Villas-Boas, Maria Amélia Mello, Marta Garcia, Paulo Rocco e Pedro Paulo de Sena Madureira. Autores entram no jogo dando sua versão da importância do trabalho dessa figura-chave no mercado editorial: Alberto Mussa, Beatriz Bracher e Fernanda Young compartilham suas vivências com os editores de alguns de seus livros.


09:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 20:00h


09:30

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 21:00h


10:30

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Qui, 19 dez às 21:30h


12:00

Quem se Importa - Episódio Geekie

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Em 2011, Claudio Sassaki e Eduardo Bomtempo, dois bem-sucedidos profissionais do mercado financeiro, perceberam que poderiam fazer mais pelo país se passassem a se dedicar para que todos tivessem a chance de aprender. Criaram a Geekie e, de lá pra cá, mais de 3 milhões de alunos tiveram a oportunidade de transformar suas vidas. A Geekie desenvolve plataformas de ensino adaptativo a partir de tecnologias inovadoras com o intuito de assegurar a cada aluno as ferramentas necessárias para que desenvolvam o seu potencial.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 06:00h


12:40

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 06:40h


13:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 07:00h


14:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 08:00h
Sex, 17 jan às 20:00h


15:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 09:00h


15:30

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 09:30h


16:30

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 10:30h
Sex, 13 dez às 21:00h


18:00

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 04:00h
Qua, 9 out às 06:00h
Dom, 13 out às 08:20h


18:30

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 04:30h
Qua, 9 out às 06:30h
Sáb, 12 out às 05:30h


19:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201052minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 05:00h
Qua, 9 out às 07:00h
Sáb, 12 out às 04:00h


20:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 00:00h
Qua, 9 out às 08:00h
Sáb, 12 out às 18:00h


20:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 00:30h
Qua, 9 out às 08:30h
Dom, 13 out às 15:35h


21:00

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 01:00h
Qua, 9 out às 09:00h
Sáb, 12 out às 22:10h


22:45

Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves

Documentário20134minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira

Neste mini-documentário da diretora Paola Vieira, confira os bastidores da gravação de "Se me chamar, ô sorte!", último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 02:45h
Qua, 9 out às 10:45h
Sáb, 12 out às 21:45h


23:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.

Próximas Exibições:
Ter, 8 out às 03:00h
Qua, 9 out às 11:00h
Sáb, 12 out às 08:30h