Sexta-feira, 4 de Outubro de 2019


00:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 30: O mistério extraordinário da palavra

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Foi a língua portuguesa que inaugurou a humanidade em Nélida Piñon, filha e neta de espanhóis da Galícia que migraram para o Rio de Janeiro, e atual ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras. E também foi ela, a nossa língua, que arrematou mente e coração de dois filólogos da mesma cadeira, Heráclito Graça e Aurélio Buarque de Holanda. Neste episódio, a série Imortais da Academia percorre a história da 30º poltrona azul da ABL, com destaque para a vida e a obra desses três acadêmicos e para a relação deles com a língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 14:00h
Seg, 7 out às 08:00h


00:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Ofício de editor

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Neste episódio, a figura muitas vezes nebulosa do editor de livros ganha contornos mais definidos. Profissionais experientes explicam o que faz parte do dia a dia de um editor, falam das muitas etapas e desafios dessa função, incluindo casos curiosos. São nomes como: André Conti, Carlos Andreazza, Cide Piquet, Isa Pessoa, Luciana Villas-Boas, Maria Amélia Mello, Marta Garcia, Paulo Rocco e Pedro Paulo de Sena Madureira. Autores entram no jogo dando sua versão da importância do trabalho dessa figura-chave no mercado editorial: Alberto Mussa, Beatriz Bracher e Fernanda Young compartilham suas vivências com os editores de alguns de seus livros.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 14:30h
Sáb, 5 out às 19:45h
Seg, 7 out às 08:30h


01:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 15:00h
Sáb, 5 out às 18:35h
Seg, 7 out às 09:00h


01:30

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 15:30h
Seg, 7 out às 09:30h


02:30

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 16:30h
Sáb, 5 out às 14:25h
Seg, 7 out às 10:30h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 12:00h
Seg, 7 out às 06:00h


04:30

Eu, preso - Episódio Mulheres Mulas

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

A população carcerária feminina não é formada apenas por brasileiras. Em 2001, as estrangeiras eram apenas 40 e hoje já são cerca de 400 só em São Paulo, vindas de mais de 60 países. 53% das mulheres estrangeiras no sistema prisional vieram da América, 27% da África, 13% da Europa e 7% da Ásia. 95% delas vieram parar no Brasil como mulas do tráfico internacional. Neste episódio, vamos mostrar quem são essas mulheres, de onde vieram e o que as fez viajar para um país até então desconhecido - algumas com quilos de cocaína ou outras drogas. Vamos contar como eram suas vidas no país de origem e como a viagem não foi propriamente uma escolha. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes, pegando anos e anos de pena em regime fechado, e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 12:30h
Seg, 7 out às 06:30h


05:00

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 13:00h
Dom, 6 out às 02:00h
Seg, 7 out às 07:00h


06:00

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 16:20h
Seg, 7 out às 00:00h


06:30

Linhas Abertas - Episódio Inspiração x Desconexão

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

UPPs não entregam segurança. Parques bibliotecas não promovem cultura. Teleféricos não andam sozinhos. Os processos de inserção cidadã e pacificação das favelas têm que se adaptar às comunidades. E não as comunidades se adaptarem aos processos impostos de cima. Afinal, o que o Rio de Janeiro viu em Medellín?

Próximas Exibições:
Dom, 6 out às 05:40h


07:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Educação

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski Com Eva Blay, Arnaldo Niskier, Enio Blay

Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque nas áreas em que atuam. Ele é jornalista, escritor e professor, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi quatro vezes secretário de estado do Rio de Janeiro. Ela é socióloga, professora aposentada, feminista, fundadora da primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Brasil, ex-senadora. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 05:00h
Dom, 6 out às 06:15h


07:30

Designers do Brasil - Episódio Guto Índio da Costa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Índio da Costa

Guto Índio da Costa distingue-se entre seus pares por sua atuação fortemente industrial, em contratos de grande amplitude, complexidade e duração. Divide-se entre o design vinculado à inovação industrial, atuando em segmentos como linha branca, produtos eletroeletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, veículos e sistemas de transporte, e o design como um braço de projetos urbanísticos de envergadura. É autor dos quiosques da praia de Copacabana e do projeto dos vagões do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, ambos no Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 07:00h
Seg, 7 out às 05:20h


08:00

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 13:25h


08:15

Dossiê Rê Bordosa

Animação200816minBrasil16 anosSP


De Cesar Cabral

Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 13:40h


08:35

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 14:00h


09:00

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 11:10h


11:20

Mauro, Humberto

Documentário197521minBrasilLivreRJ


De David Neves Com Glauber Rocha, Humberto Mauro, Alex Viany

O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional pela fidelidade à paisagem e pela captação do jeito simples da gente de Minas Gerais.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 09:25h


11:40

Grandes Cenas - Episódio Bicho de Sete Cabeças

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A diretora Laís Bodanzky compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga em "Bicho de Sete Cabeças" (2000), um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 20:20h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.

Próximas Exibições:
Dom, 6 out às 06:50h
Seg, 7 out às 06:00h


12:30

Eu, preso - Episódio Mulheres Mulas

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

A população carcerária feminina não é formada apenas por brasileiras. Em 2001, as estrangeiras eram apenas 40 e hoje já são cerca de 400 só em São Paulo, vindas de mais de 60 países. 53% das mulheres estrangeiras no sistema prisional vieram da América, 27% da África, 13% da Europa e 7% da Ásia. 95% delas vieram parar no Brasil como mulas do tráfico internacional. Neste episódio, vamos mostrar quem são essas mulheres, de onde vieram e o que as fez viajar para um país até então desconhecido - algumas com quilos de cocaína ou outras drogas. Vamos contar como eram suas vidas no país de origem e como a viagem não foi propriamente uma escolha. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes, pegando anos e anos de pena em regime fechado, e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas.

Próximas Exibições:
Seg, 7 out às 06:30h


13:00

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.

Próximas Exibições:
Dom, 6 out às 02:00h
Seg, 7 out às 07:00h


14:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 30: O mistério extraordinário da palavra

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Foi a língua portuguesa que inaugurou a humanidade em Nélida Piñon, filha e neta de espanhóis da Galícia que migraram para o Rio de Janeiro, e atual ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras. E também foi ela, a nossa língua, que arrematou mente e coração de dois filólogos da mesma cadeira, Heráclito Graça e Aurélio Buarque de Holanda. Neste episódio, a série Imortais da Academia percorre a história da 30º poltrona azul da ABL, com destaque para a vida e a obra desses três acadêmicos e para a relação deles com a língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Seg, 7 out às 08:00h


14:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Ofício de editor

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Neste episódio, a figura muitas vezes nebulosa do editor de livros ganha contornos mais definidos. Profissionais experientes explicam o que faz parte do dia a dia de um editor, falam das muitas etapas e desafios dessa função, incluindo casos curiosos. São nomes como: André Conti, Carlos Andreazza, Cide Piquet, Isa Pessoa, Luciana Villas-Boas, Maria Amélia Mello, Marta Garcia, Paulo Rocco e Pedro Paulo de Sena Madureira. Autores entram no jogo dando sua versão da importância do trabalho dessa figura-chave no mercado editorial: Alberto Mussa, Beatriz Bracher e Fernanda Young compartilham suas vivências com os editores de alguns de seus livros.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 19:45h
Seg, 7 out às 08:30h


15:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 18:35h
Seg, 7 out às 09:00h


15:30

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.

Próximas Exibições:
Seg, 7 out às 09:30h


16:30

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 14:25h
Seg, 7 out às 10:30h


18:00

Quem se Importa - Episódio Geekie

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Em 2011, Claudio Sassaki e Eduardo Bomtempo, dois bem-sucedidos profissionais do mercado financeiro, perceberam que poderiam fazer mais pelo país se passassem a se dedicar para que todos tivessem a chance de aprender. Criaram a Geekie e, de lá pra cá, mais de 3 milhões de alunos tiveram a oportunidade de transformar suas vidas. A Geekie desenvolve plataformas de ensino adaptativo a partir de tecnologias inovadoras com o intuito de assegurar a cada aluno as ferramentas necessárias para que desenvolvam o seu potencial.

Próximas Exibições:
Dom, 6 out às 03:00h
Seg, 7 out às 12:00h


18:40

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 16:00h
Dom, 6 out às 03:35h
Seg, 7 out às 04:20h


19:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 07:30h
Seg, 7 out às 01:40h


20:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 00:00h
Seg, 7 out às 14:00h


21:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 01:00h
Seg, 7 out às 15:00h


21:30

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 01:30h
Dom, 6 out às 19:00h
Seg, 7 out às 15:30h


22:30

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 out às 02:30h
Seg, 7 out às 16:30h