Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019


00:00

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.

Próximas Exibições:
Seg, 27 jan às 18:00h


00:40

Memórias do Brasil - Episódio Lia Robatto - Movimento do Tempo

Documentário201645minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna

Diretora, coreógrafa, dançarina e professora, Lia Robatto é uma das mais importantes figuras da dança no Brasil. Convidamos artistas como Tuzé de Abreu, Marcio Meireles, Jorge Alfredo, Cesare De La Roca e Chico Liberato para ajudar a conhecer e a entender melhor a vida e a obra de Lia Robatto.


01:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Quanto Mais Quente Melhor

Documentário201352minFrança10 anos


De Auberi Edler

Billy Wilder filmou ´Quanto Mais Quente Melhor´ em 1958. Um filme que é, ao mesmo tempo, uma sátira aos Estados Unidos e seus plagiários, uma paródia burlesca, um suspense, uma comédia musical filmada em preto e branco e um olhar audacioso na confusão de sexos e sentimentos. Conhecida como a maior comédia de todos os tempos.

Próximas Exibições:
Seg, 30 set às 13:00h
Ter, 1 out às 07:00h


02:45

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 18:50h


03:50

Mobilis - Episódio Transporte Ativo

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Todo deslocamento de pessoas movido à força do próprio corpo é chamado transporte ativo. Será que nossas cidades cuidam bem das pessoas?

Próximas Exibições:
Qua, 8 jan às 18:30h


04:25

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.

Próximas Exibições:
Seg, 30 set às 12:40h
Ter, 1 out às 06:40h


04:45

Onde a beleza está - Episódio Loucura Suburbana

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

No Instituto Municipal Nise da Silveira, samba-enredo, fantasias e alegorias substituem o isolamento e a violência que antes faziam parte do cotidiano dos doentes mentais. É véspera do desfile do bloco Loucura Suburbana, produzido por pacientes da ala psiquiátrica do Instituto, que dividem entre si os afazeres e os tradicionais papéis do carnaval carioca. Há 16 anos Elisama é porta-bandeira do bloco. Assim como ela, a passista Elizângela chegou ao Instituto com surtos de agressividade, incapaz de se comunicar com os demais, e hoje foi transformada pelo carnaval. Entre pacientes, familiares e voluntários que trabalham ali diariamente, Dra. Ariadne compartilha histórias reais de pessoas que encontraram no carnaval uma forma de terapia e também de uma comunidade que aprendeu a lidar com a doença mental por outro prisma. Quando o bloco sai às ruas, evadindo as paredes do instituto, uma grande comunidade se forma. Todos pulam, dançam, brincam com o Loucura Suburbana, implodindo as barreiras entre a “loucura” e a “sanidade”, numa grande festa popular.


05:20

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou, e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.


06:30

Eu, preso - Episódio Trabalho

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

Quando o regime semiaberto de cumprimento de penas teve início no Brasil, nos anos 1980, a ideia era que a ressocialização dos presos se desse por meio do trabalho em colônias agrícolas ou industriais. Mas o baixo investimento nesses estabelecimentos somado ao perfil dos presos, que não eram agricultores, fez com que a ideia pouco se concretizasse. Hoje, estar em regime semiaberto significa estar preso, dormir na prisão e sair todo dia de manhã para trabalhar. Para conseguir sair do regime fechado e conquistar um emprego, os presos precisam apresentar um convite de alguma empresa da cidade onde estão detidos. Quem não é convidado, é mantido no sistema fechado. Quem é convidado, tem que ser liberado para trabalhar pela direção do presídio, seguindo sua sentença ou progressão de pena.


07:00

República da Poesia - Episódio Ana Cristina César

Documentário201845minBrasilLivre


De Leticia Simões, Luis Cañizares

“Ana Cristina Cesar” é uma aproximação à escritora carioca por meio de seu poema “Samba-canção”. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida. Nesse percurso, encontramos Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber em um diálogo sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea.

Próximas Exibições:
Sex, 10 jan às 19:00h


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 29: O estofo de que se compõe a perenidade

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

“Quando eu morrer, não deixarei o meu pobre nome ligado a nenhum livro, ninguém citará um verso, nem frase, que saísse do cérebro; mas com certeza hão de dizer: ‘Ele amava o teatro’”. A frase é de Artur Azevedo, fundador da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras. Ele escolheu Martins Pena, fundador da comédia de costumes, como patrono de sua vaga. A forte ligação de ambos com os palcos foi lembrada pelo atual ocupante da cadeira 29, o diplomata, tradutor e poeta Geraldo Holanda Cavalcanti, no seu discurso de posse na ABL. E é nesse mesmo discurso que se inspira o título deste episódio da série Imortais da Academia: “É a Academia Brasileira de Letras um continuum, no qual nós, os acadêmicos, constituímos o estofo de que se compõe a sua perenidade."


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Ascensão de novos talentos

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio aborda alguns dos diferentes caminhos que autores iniciantes podem percorrer até lograrem seu lugar ao sol no mundo literário. Desde os que batalham incansavelmente por uma publicação até os que são pinçados quase casualmente por editores, incluindo quem ganha concursos literários ou investe em cursos de formação na área. As novas portas que se abrem através da internet também são pauta. Marcelino Freire, Noemi Jaffe e João Paulo Cuenca trazem exemplos de suas carreiras para ilustrar os comentários dos profissionais do mercado editorial que costuram o episódio, que são: Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Alves, Marianna Teixeira, Marta Garcia, Pedro Almeida e Plínio Martins.


09:00

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.

Próximas Exibições:
Qui, 16 jan às 20:00h


09:30

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Mudar o Mundo

Documentário201452minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Quais são as alternativas para o futuro? É essa a questão que “Mudar o Mundo” procura responder. O escritor Salman Rushdie, o filósofo Michael Sandel, o matemático Geofrey West e a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland são convidados a refletir sobre o mundo contemporâneo e suas possibilidades. As questões da censura e os limites da criação artística, o crescimento exponencial das cidades, a urgência dos problemas ecológicos e a necessidade de uma nova ética nas relações humanas são alguns dos temas investigados.

Próximas Exibições:
Qui, 16 jan às 21:05h


10:30

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.

Próximas Exibições:
Qui, 5 dez às 21:30h


12:00

Quem se Importa - Episódio Quixote

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Auro Danny Lescher e Graziela Bedoian trazem uma nova forma de abordagem holística para a questão da dependência química. Com o Projeto Quixote, criaram novas relações afetivas e sociais entre crianças e jovens de rua com avançada dependência do uso de drogas e suas famílias, educadores, profissionais de saúde e a comunidade. Auro e Graziela oferecem aos jovens alternativas que lhes permitem abandonar as drogas sem necessidade de intervenção psicoterápica ou medicamentosa. Para enfrentar esses desafios, o Projeto Quixote apostou na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vinculação com esses jovens.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 06:00h


12:40

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 06:40h


13:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Quanto Mais Quente Melhor

Documentário201352minFrança10 anos


De Auberi Edler

Billy Wilder filmou ´Quanto Mais Quente Melhor´ em 1958. Um filme que é, ao mesmo tempo, uma sátira aos Estados Unidos e seus plagiários, uma paródia burlesca, um suspense, uma comédia musical filmada em preto e branco e um olhar audacioso na confusão de sexos e sentimentos. Conhecida como a maior comédia de todos os tempos.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 07:00h


14:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 08:00h


15:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio As Guerras de Palmares

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

A história do Brasil passa, e muito, pela história da escravidão. Cerca de 12 milhões de negros foram arrastados de suas terras e trazidos como escravos para trabalhar no Brasil e formar essa nação. O 2º Episódio da série conta como, durante o período de escravidão, negros de todas as etnias em um grito de liberdade fogem dos engenhos para se refugiarem em Quilombos. O nascimento de Palmares e as comunidades afro-indígenas. A ascensão e os mais de 100 anos de luta e resistência dos Quilombos. Quem foi Zumbi e a luta contra a Coroa Portuguesa. Os Bandeirantes e as batalhas pela queda de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 09:00h


15:30

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 09:30h


16:30

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 10:30h
Sex, 17 jan às 21:00h


18:00

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 04:00h
Qua, 2 out às 06:00h
Dom, 6 out às 08:20h


18:30

Onde a beleza está - Episódio Tesão de Viver

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

Arte e memória caminham juntas nas histórias de artistas fascinantes, anônimos, descobertos na terceira idade. João de Assis desenha apenas carros, porque aquela é uma maneira de “possuir” o que a vida nunca lhe deu a chance de ter. Dona Maria Helena se dedica aos autorretratos, em que, geralmente, prefere pintar-se nua e jovem, em um renascimento da própria sensualidade. Um grupo de mulheres pinta somente mandalas azuis. Hoje tais obras fazem parte do acervo da artista plástica Mônica Almeida, que, desde os anos 1980, realiza oficinas de arte com idosos e exposições dos trabalhos de seus alunos. Os resultados surpreendentes dessas oficinas revelam não só o despertar artístico de pessoas comuns, sem formação teórica, muitas vezes sem estudo, como transbordam desejos, sonhos e vontade de viver na terceira idade. Paralelamente, a própria obra de Mônica Almeida se vê transformada pelo contato com aqueles artistas e pela experiência humana inevitável da passagem do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 04:30h
Qua, 2 out às 06:30h
Sáb, 5 out às 05:30h


19:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 05:00h
Qua, 2 out às 07:00h
Sáb, 5 out às 04:00h


20:00

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 00:00h
Qua, 2 out às 08:00h
Sáb, 5 out às 18:00h


20:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Mestre Luiz Paixão

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dos canaviais da Zona da Mata pernambucana, surge a figura do mestre rabequeiro Luiz Paixão. De uma família musical, começou a “brincar” com o instrumento aos 8 anos, mesma idade em que foi para a lavoura. Nos anos 1990, com o cavalo-marinho, o forró, o maracatu e a ciranda na bagagem, Luiz Paixão leva sua arte para a capital e participa de vários projetos no Brasil e no exterior. Colaborou com vários músicos como Siba, Mestre Ambrósio, Lula Queiroga, Nicolas Krassic, Júlia Says e Cláudio Rabeca.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 00:30h
Qua, 2 out às 08:30h
Dom, 6 out às 15:35h


21:00

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 01:00h
Qua, 2 out às 09:00h
Sáb, 5 out às 22:10h


22:40

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 02:40h
Qua, 2 out às 10:40h
Sáb, 5 out às 21:45h


23:00

Álbuns Clássicos - Episódio Classic Albums - The Who - Who´s Next

Documentário199850minInglaterra12 anos


De Bob Smeaton

"Who´s Next" é visto por muitos como o maior testamento do talento de composição de Pete Townshend e do poder musical de The Who. Quando o álbum foi lançado em 1971, ele chegou ao primeiro lugar na parada de álbuns britânicos e permaneceu no Top 50 por mais de três meses.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 03:00h
Qua, 2 out às 11:00h
Sáb, 5 out às 08:30h