Sexta-feira, 6 de Setembro de 2019


00:00

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 14:00h
Sáb, 7 set às 10:40h
Seg, 9 set às 08:00h


00:30

A Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Episódio 2

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 14:30h
Sáb, 7 set às 09:35h
Seg, 9 set às 08:30h


01:30

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 15:30h
Sáb, 7 set às 21:35h
Seg, 9 set às 09:30h


03:00

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 17:00h
Sáb, 7 set às 23:00h
Seg, 9 set às 11:00h


04:00

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 12:00h
Seg, 9 set às 06:00h


04:30

Eu, preso - Episódio Presos Provisórios

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

No Estado de São Paulo, em 2017, cerca de 55.536 pessoas foram presas e mantidas na prisão antes de qualquer julgamento e por lá ficaram em média 234 dias. Os presos provisórios representam hoje 34,4% - 236,1 mil pessoas -, da população carcerária do Brasil, e a manutenção dessas pessoas presas indevidamente sobrecarrega o já superlotado sistema penitenciário. Apenas contando os dias antes do julgamento, essas prisões custaram cerca de 45 milhões de reais ao contribuinte. E para quem foi preso provisório - e pior - indevidamente, o que acontece? O preso é afastado de sua família, de seu emprego, de seus estudos. Tem seu direito à liberdade suspenso, sendo confinado em uma cela em condições geralmente desumanas. É forçado à convivência com outros acusados de crimes mais graves e se encontra em situação vulnerável à coação do crime organizado, que domina boa parte das prisões. Quando finalmente é levado a julgamento, o que demora em média 7 meses e 8 dias entre aqueles que chegaram a ser julgados, apenas em 18,6% dos casos ele cometeu um crime grave o suficiente para ser mantido preso em regime fechado.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 12:30h
Sáb, 7 set às 17:30h
Seg, 9 set às 06:30h


05:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 13:00h
Dom, 8 set às 02:00h
Seg, 9 set às 07:00h


06:00

Paletas - Episódio Andy Warhol

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Neste episódio, a obra de Andy Warhol.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 16:20h
Seg, 9 set às 00:00h


06:30

Linhas Abertas - Episódio Cidades em Cidades: Uma História do Presente

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Uma jovem estudante do futuro analisa, em seu trabalho escolar, o fenômeno das favelas em grandes centros urbanos durante os séculos XX e XXI e reflete sobre como, apesar de políticas públicas de urbanização, a lógica da especulação imobiliária contribuía na criação de cidades informais dentro de cidades formais, empurrando seus moradores mais necessitados a situações precárias de moradia, saneamento e lazer.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 17:00h


07:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 05:00h
Dom, 8 set às 06:10h


07:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 07:00h
Seg, 9 set às 05:20h


08:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 15:00h


08:30

E o galo cantou

Ficção201622minBrasilLivreRJ


De Daniel Calil

Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 15:30h


09:00

Nós, Documentaristas - Episódio Emílio Domingos

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Emí­lio Domingos

No episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 18:35h


09:35

Projeções - Episódio Cristiano Burlan

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Tragédia, investigação e ausência em "Mataram Meu Irmão".

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 20:20h


10:00

O Céu de Suely

Ficção200688minBrasil16 anosRJ


De Karim Aí¯nouz Com João Miguel, Zezita Matos, Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Todos os dias, Hermila é tragada pelo céu luminoso de Iguatu. Todos os dias, escuta o som rascante dos caminhões e motocicletas que atravessam a cidade. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Ao mesmo tempo em que traz perdas doloridas, traz, também, a possibilidade de um novo começo.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 13:20h
Qua, 13 nov às 22:30h


11:40

Grandes Cenas - Episódio Eles Não Usam Black-Tie

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em "Eles Não Usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram.


12:00

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.

Próximas Exibições:
Dom, 8 set às 06:45h
Seg, 9 set às 06:00h


12:30

Eu, preso - Episódio Presos Provisórios

Documentário201926minBrasil14 anosRJ


De Paula Sacchetta

No Estado de São Paulo, em 2017, cerca de 55.536 pessoas foram presas e mantidas na prisão antes de qualquer julgamento e por lá ficaram em média 234 dias. Os presos provisórios representam hoje 34,4% - 236,1 mil pessoas -, da população carcerária do Brasil, e a manutenção dessas pessoas presas indevidamente sobrecarrega o já superlotado sistema penitenciário. Apenas contando os dias antes do julgamento, essas prisões custaram cerca de 45 milhões de reais ao contribuinte. E para quem foi preso provisório - e pior - indevidamente, o que acontece? O preso é afastado de sua família, de seu emprego, de seus estudos. Tem seu direito à liberdade suspenso, sendo confinado em uma cela em condições geralmente desumanas. É forçado à convivência com outros acusados de crimes mais graves e se encontra em situação vulnerável à coação do crime organizado, que domina boa parte das prisões. Quando finalmente é levado a julgamento, o que demora em média 7 meses e 8 dias entre aqueles que chegaram a ser julgados, apenas em 18,6% dos casos ele cometeu um crime grave o suficiente para ser mantido preso em regime fechado.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 17:30h
Seg, 9 set às 06:30h


13:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Dom, 8 set às 02:00h
Seg, 9 set às 07:00h


14:00

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 10:40h
Seg, 9 set às 08:00h


14:30

A Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Episódio 2

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 09:35h
Seg, 9 set às 08:30h


15:30

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 21:35h
Seg, 9 set às 09:30h


17:00

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 23:00h
Seg, 9 set às 11:00h


18:00

Quem se Importa - Episódio Gerando Falcões

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O Instituto Gerando Falcões foi criado pelo empreendedor social Eduardo Lyra. Sediada em Poá, a organização promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, atuando em três frentes: esporte, arte e música. Edu Lyra viveu a infância em uma favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar. O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro “Jovens Falcões”, um dos roteiristas do filme "Na Quebrada" e empreendedor social. O Gerando Falcões começou em 2011, com pequenas ações de Eduardo Lyra, na época com 22 anos. "Menos muros e mais pontes" é o lema do movimento, que, com o apoio de grandes marcas, de empresas, de tecnologias e de bons líderes, tem o sonho de transformar a periferia em um lugar mais justo e vibrante.

Próximas Exibições:
Dom, 8 set às 03:00h
Seg, 9 set às 12:00h


18:40

Bike Amor - Episódio Cultura da bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade, cresceu em Cotia, na grande São Paulo, e, durante um bom tempo, usava o carro em seus deslocamentos diários. Quando se mudou para um prédio sem garagem na capital, o carro passou a ser um problema. Ao mesmo tempo, resolveu usar a bicicleta em parte do trajeto para o trabalho. Quando foi convidado pela prefeitura para implantar o projeto das ciclovias de lazer, fez a migração final, e hoje só se desloca por bicicletas na cidade. Daniel se aprofundou no assunto, se tornando um dos maiores incentivadores da cultura da bicicleta no país.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 16:00h
Dom, 8 set às 03:35h
Seg, 9 set às 04:20h


19:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Último Tango em Paris

Documentário201352minFrança10 anos


De Serge July, Bruno Nuytten

Bernardo Bertolucci, depois de ´O Conformista´, filmou em Paris, em 1972, um homem e uma mulher sozinhos em um apartamento vazio, uma fábula da libertação sexual e a queda de um homem que não deixa de ter semelhanças com Marlon Brando. Ninguém escapa ileso dos excessos da filmagem : nem o diretor, nem o ator principal americano, nem Maria Schneider, que sofreria com o sucesso internacional e os escândalos que o acompanhariam. Retrato da era dos anos incandescentes anos de libertação de todas as sexualidades, ao ritmo da Guerra do Vietnã, do terrorismo palestino e do declínio das políticas esquerdisdas na França.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 07:35h
Seg, 9 set às 01:40h


20:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen. O golpe leva ao fechamento dos legislativos federal e estaduais, à extinção dos partidos políticos e a uma nova Constituição, além da censura e perseguição aos imigrantes. O início do regime promove a diversificação da economia e a consolidação de direitos trabalhistas.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 00:00h
Seg, 9 set às 14:00h


21:00

1968 - O Despertar - Episódio A explosão

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

No final de 1968, muitos dos sonhos nascidos nos anos precedentes já estavam mortos. Nos anos seguintes, alguns dos manifestantes iriam adotar uma estratégia de luta armada. Na Alemanha, o grupo de Baader simboliza a virada violenta da contestação. Na Itália, o massacre da Piazza Fontana inaugura os anos de chumbo. A violência de Estado e a violência de organizações clandestinas marcam o final dos anos 60 e início dos anos 70. 

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 01:00h
Seg, 9 set às 15:00h


22:00

Buscando Helena

Documentário201621minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner, Ana Amelia Macedo

Roberto e Ana Amélia acabaram de receber a notícia de que sua filha está à espera deles. Acompanhamos a extraordinária viagem dos dois até o juizado de menores para trazer Helena para casa.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 02:00h
Dom, 8 set às 17:55h
Seg, 9 set às 16:00h


22:20

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 set às 02:20h
Dom, 8 set às 16:00h
Seg, 9 set às 16:20h