Domingo, 1 de Setembro de 2019


00:00

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 09:30h
Qui, 14 nov às 21:00h


01:40

Guida

Animação201411minBrasilLivreSP


De Rosana Urbes, Ricardo Machado

Guida, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entendiante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.


01:55

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.

Próximas Exibições:
Sex, 25 out às 22:45h


02:15

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Qua, 30 out às 23:20h


02:40

Grandes Cenas - Episódio Os Cafajestes

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro, que leva a personagem e o espectador ao limite do suportável.


03:00

Quem se Importa - Episódio Acreditar

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Lilian do Prado Silva percebeu que o acesso ao crédito é o ingrediente que faltava para o fechamento do ciclo virtuoso do protagonismo juvenil em regiões rurais pobres. Para isso, criou a Acreditar, uma organização de microcrédito gerida e formada por jovens, para jovens, que os apoia a empreender seus próprios negócios em consonância com o modelo de desenvolvimento local sustentável de zonas rurais. Com o banco de microcrédito, milhares de jovens iniciaram seus próprios negócios, agricultores investiram em suas lavouras, e todo tipo de negócio pode florescer. Os empreendimentos criados permitem que o jovem permaneça no campo, seguindo os princípios da agricultura orgânica familiar, e gere renda para sua família e para as sociedades locais.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 12:00h


03:35

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 04:20h


04:00

Krajcberg, o poeta dos vestígios

Documentário198645minBrasilLivreRJ


De Walter Salles

Documentário sobre a vida do artista plástico, escultor e fotógrafo contemporâneo Frans Krajcberg. Evidencia seu percurso criador, da fase da "redescoberta" da vida nas formas naturais até sua revolta face à depredação do meio ambiente pelo homem.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 02:45h


05:00

Paletas - Episódio Bacon

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Neste episódio, a obra de Francis Bacon.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 00:00h


05:35

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.


06:10

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Literatura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

"A pátria do judeu é o livro", diz a escritora Noemi Jaffe. Filha de judeus vindos da Iugoslávia, ela resgata a história de sua família, que sobreviveu aos horrores da guerra. Um esforço que se estende à sua obra, onde também está presente a questão do holocausto. Outro personagem deste episódio, Jacó Guinsburg, dono da editora Perspectiva, fala sobre a infância no Bom Retiro, o envolvimento com a política, o papel da literatura, sua carreira como crítico, professor e editor - trabalho que tem contribuído com a preservação da cultura judaica e com a difusão, no Brasil, de obras fundamentais e de vanguarda.


06:45

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava e novas plantas tornavam-se disponíveis para o uso em jardins. O conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 06:00h
Qui, 28 nov às 19:30h


07:20

No Caminho do Bem - Episódio Intolerância

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e à tolerância? Este episódio convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa.


08:20

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 03:45h


09:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


09:30

Nós, Documentaristas - Episódio Vincent Carelli

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Vincent Carelli

No episódio, Vincent Carelli, cineasta responsável por obras como "Festa da Moça", "Corumbiara" e "Martírio", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários e o impacto dos mesmos.


10:00

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


10:40

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.


11:10

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Jardim Botânico

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e povoado também por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?


12:15

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".


12:40

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".

Próximas Exibições:
Seg, 11 nov às 21:35h


13:15

Blues - Episódio Padrinhos e Afilhados

Documentário200396minEstados UnidosLivre


De Marc Levin Com Brownie McGhee, Sam Lay, Bob Koester, Morris Jennings, Mick Jagger

O diretor Marc Levin vai até Chicago com Marshall Chess, o herdeiro da gravadora independente Chess Records - responsável por lançar talentos como Sonny Boy Williamson e Muddy Waters. Marshall conta ao rapper Chuck D, vocalista do Public Enemy, como a música fez parte da história dos negros na cidade. Juntos, os dois preparam um álbum que reúne o melhor do blues e do hip hop.


15:00

Estados da Arte - Episódio Celebração

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A prática e a visão de um grupo de artistas que decide fundar uma galeria e inventar novas formas de experimentação e circulação da obra de arte. A arte extrapola as fronteiras da galeria para celebrar a vida, seguindo o mote dos criadores da Gentil Carioca.


15:35

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos I

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.


16:10

Juntos - Episódio Sintropia na Floresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 05:20h


16:45

Terreiros do Brincar

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Renata Meirelles

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 01:40h
Ter, 3 set às 07:00h


17:45

Revista Curta! - Episódio 01/09/19

Jornalismo201915minBrasilLivre


Uma revista eletrônica totalmente voltada para a cultura.


18:00

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


19:40

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 08:00h


20:15

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 11:10h


21:10

A Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Episódio 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Seg, 2 set às 08:30h


22:15

Mário Lago

Documentário201493minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra, Markão Oliveira

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.