Terça-feira, 27 de Agosto de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


00:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos I

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.


01:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.


01:35

Blues - Episódio Padrinhos e Afilhados

Documentário200396minEstados UnidosLivre


De Marc Levin Com Brownie McGhee, Sam Lay, Bob Koester, Morris Jennings, Mick Jagger

O diretor Marc Levin vai até Chicago com Marshall Chess, o herdeiro da gravadora independente Chess Records - responsável por lançar talentos como Sonny Boy Williamson e Muddy Waters. Marshall conta ao rapper Chuck D, vocalista do Public Enemy, como a música fez parte da história dos negros na cidade. Juntos, os dois preparam um álbum que reúne o melhor do blues e do hip hop.


03:20

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


04:00

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.


04:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.


05:00

No Caminho do Bem - Episódio Intolerância

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e à tolerância? Este episódio convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa.


06:00

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e de combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.


06:40

Bike Amor - Episódio Cicloativismo

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Thiago Benicchio, jornalista, é um típico paulistano da classe média que, quando fez 18 anos, ganhou um carro. Ele fazia todos os seus deslocamentos de carro até realizar, como trabalho de conclusão de curso, um documentário sobre mobilidade urbana chamado "Sociedade do Automóvel". Thiago se deu conta de que era possível usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo e se encantou pelo movimento, tornando-se um dos maiores influenciadores do ativismo paulistano.

Próximas Exibições:
Qui, 16 jan às 18:30h


07:00

Vietnã, Negociações de Paz

Documentário201452minFrançaLivre


De Daniel Roussel

Enquanto a guerra se alastrava, Henry Kissinger, conselheiro de segurança nacional do presidente Nixon, e Le Duc Tho, membro do Politburo Vietnamita, realizavam reuniões secretas na França. Entrevistas exclusivas e gravações inéditas revelam o que realmente aconteceu entre esses dois homens que permaneceram em mundos separados.


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. Após a rebelião de escravos em Santo Domingo, e enfrentando a crescente indignação da opinião pública, as principais potências européias aboliram o comércio transatlântico em 1807. No entanto, a Europa, no meio da revolução industrial, não poderia prescindir da força de trabalho escrava. Alargaram, assim, ainda mais as fronteiras da escravidão e fizeram vista grossa às novas formas de exploração humana no Brasil, nos Estados Unidos e na África.

Próximas Exibições:
Sex, 27 dez às 20:00h


09:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 


10:00

Auto de Resistência

Documentário2018105minBrasil16 anosRJ


De Lula Carvalho, Natasha Neri

Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como "autos de resistência", isto é, legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados. O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.


11:55

Curta! Livros - O Infiltrado

Jornalismo20194minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


12:00

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.


12:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.


13:00

No Caminho do Bem - Episódio Intolerância

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e à tolerância? Este episódio convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


14:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos I

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.


15:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.


15:35

Blues - Episódio Padrinhos e Afilhados

Documentário200396minEstados UnidosLivre


De Marc Levin Com Brownie McGhee, Sam Lay, Bob Koester, Morris Jennings, Mick Jagger

O diretor Marc Levin vai até Chicago com Marshall Chess, o herdeiro da gravadora independente Chess Records - responsável por lançar talentos como Sonny Boy Williamson e Muddy Waters. Marshall conta ao rapper Chuck D, vocalista do Public Enemy, como a música fez parte da história dos negros na cidade. Juntos, os dois preparam um álbum que reúne o melhor do blues e do hip hop.


17:20

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


18:00

Krajcberg, o poeta dos vestígios

Documentário198645minBrasilLivreRJ


De Walter Salles

Documentário sobre a vida do artista plástico, escultor e fotógrafo contemporâneo Frans Krajcberg. Evidencia seu percurso criador, da fase da "redescoberta" da vida nas formas naturais até sua revolta face à depredação do meio ambiente pelo homem.


19:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Acompanhamos depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e das questões de gênero.


20:00

Estados da Arte - Episódio Celebração

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A prática e a visão de um grupo de artistas que decide fundar uma galeria e inventar novas formas de experimentação e circulação da obra de arte. A arte extrapola as fronteiras da galeria para celebrar a vida, seguindo o mote dos criadores da Gentil Carioca.


20:30

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.


21:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Jardim Botânico

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e povoado também por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?


22:10

Mário Lago

Documentário201493minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra, Markão Oliveira

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.