Sábado, 10 de Agosto de 2019


00:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.


01:00

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 1

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Frieur

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash do mercado de 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração.


02:00

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.


03:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


04:00

No Caminho do Bem - Episódio Família

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" se dedica a entender como as diferentes religiões percebem a construção social mais antiga da humanidade: a família, revelando como as mudanças dos modelos familiares vêm impactando a prática da fé.


05:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Maria Esther Maciel

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

A poeta Maria Esther Maciel fala sobre o ofício da palavra, seus hábitos de leitura, o processo de criação, as experiências como motivação para a escrita, seu atual projeto com animais e sua admiração por outros escritores.


05:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Flavia Pinheiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Tuca Siqueira

No último episódio da série, encontramos a performer Flávia Pinheiro em temporada no Recife. Estrangeira de si mesma, a paulista se considera de lugar algum depois de diversas experiências pelo mundo. Na rotina de ensaios da artista que decidiu não ter morada para permanecer em frequente deslocamento, cabe a eterna busca pela pesquisa do movimento.


06:00

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.

Próximas Exibições:
Ter, 10 dez às 19:00h


07:00

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Qua, 15 jan às 19:30h


07:35

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.


09:00

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Qui, 31 out às 22:00h


11:00

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jan às 20:30h


11:35

Dossiê Rê Bordosa

Animação200816minBrasil16 anosSP


De Cesar Cabral

Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime.

Próximas Exibições:
Qua, 2 out às 20:15h


12:00

Bonnard - As Cores da Intimidade

Documentário201552minFrançaLivre


De Bruno Ulmer

Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 23:00h


13:00

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Ter, 31 dez às 23:00h


14:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


15:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


15:40

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Seg, 30 set às 22:40h


16:00

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 18:00h


17:00

A História da Embalagem

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Felipe Tomazelli, Ricardo Martensen

Uma viagem pela história da humanidade e do Brasil. Um olhar sobre a função estrutural que as embalagens exerceram e ainda exercem em nossa sociedade. Este símbolo, sozinho, sintetiza a cultura material de um povo, as soluções tecnológicas que transformaram a realidade humana e as novas formas com que buscamos nos comunicar.


18:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.


18:35

Nós, Documentaristas - Episódio Beth Formaggini

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Beth Formaggini

No episódio, Beth Formaggini, diretora de filmes como "Apartamento 608", "Xingu Cariri Caruaru Carioca" e "Pastor Cláudio", aborda suas motivações e o processo de realização de suas obras.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 22:00h


19:10

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


19:45

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Seg, 11 nov às 20:00h


20:15

Imagens do Inconsciente - Episódio Imagens do Inconsciente - Em busca do espaço cotidiano

Documentário198680minBrasilLivre


De Leon Hirszman

Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980 por Leon Hirszman, em parceria com a Dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, mais tarde, Museu de Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz (Em busca do espaço Cotidiano), Adelina Gomes (No Reino das Mães) e Carlos Pertuis (A Barca do Sol). O filme narra a história desses três pacientes e como, por meio de pinturas altamente expressivas, o processo terapêutico estabelece uma ponte entre seus interiores mais íntimos e a realidade mais aguda.


21:45

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.

Próximas Exibições:
Seg, 9 dez às 21:00h


22:15

Blues - Episódio A Alma de um Homem

Documentário2003104minEstados UnidosLivre


De Wim Wenders Com Lou Reed, T-Bone Burnett, Nick Cave, Bonnie Raitt

O diretor Wim Wenders, de Buena Vista Social Club, retrata a vida e a obra de seus artistas favoritos do blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Além das belas imagens de arquivo, artistas contemporâneos como Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed interpretam grandes sucessos.