Domingo, 28 de Julho de 2019


00:00

José e Pilar

Documentário2010127minPortugalLivre


De Miguel Gonçalves Mendes

Relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e de sua mulher Pilar del Rio enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta.

Próximas Exibições:
Qui, 19 set às 21:40h


02:20

Liberdade

Documentário201825minBrasilLivreSP


De Pedro Nishi, Viní­cius Silva

Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa a muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso na imigração no aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio.

Próximas Exibições:
Qua, 18 set às 20:00h


02:55

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.

Próximas Exibições:
Qua, 23 out às 20:24h


03:30

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 2

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.

Próximas Exibições:
Sex, 10 jan às 20:00h


04:25

Retornados - Episódio Reencontros

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.

Próximas Exibições:
Qua, 25 dez às 19:00h


05:00

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Levy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Caruaru, a arte passada de pai para filho

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Caruaru, o Latitude, Longitude embarca nas artes passadas de pai para filho. Da literatura de cordel, passando pela cerâmica de barro e chegando à música popular, as tradições circulam no âmbito familiar e se mantém vivas na história da cidade. Olegário, por exemplo, é filho do cordelista Olegário Fernandes e, além de seguir os passos do pai, é responsável pelo museu do cordel. Já Mestre Vitalino é pai de Severino Vitalino, artista que trabalha fazendo reproduções das cerâmicas de barro feitas pelo pai. E Azulinho não nega as raízes de seu pai Azulão e dá seguimento à carreira musical na família.

Próximas Exibições:
Seg, 23 dez às 18:00h


06:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio O Sofrimento do Brasil

Documentário201630minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Um diagnóstico social do sofrimento do Brasil a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan e analisada pelos especialistas Christian Dunker, Nelson da Silva Jr. e Lívia Tourinho Moretto, professores do Instituto de Psicologia da USP; Vladimir Safatle, professor do departamento de Filosofia da USP; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e Nina V. A. Leite, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Próximas Exibições:
Qua, 13 nov às 18:30h


07:05

Filmes que Marcaram Época - Episódio Wall Street

Documentário201852minFrançaLivre


De Remi Lainé

Lançado em 1987, "Wall Street" é o quinto longa-metragem de Oliver Stone. Este é o primeiro filme de ficção a retratar de maneira tão documental o mundo americano das altas finanças durante a presidência de Ronald Reagan. Oliver Stone conta a ascensão e queda de Bud Fox, um dos "garotos de ouro" que prosperaram em Wall Street e em outros lugares durante esse período. Ambicioso, cínico, disposto a fazer qualquer coisa para ganhar mais dinheiro, Bud Fox consegue um emprego com Gordon Gekko, um dos especuladores mais implacáveis ??de Wall Street. Mas o mecanismo em que ele caiu será fatal.


08:10

Mobilis - Episódio Trilhos Urbanos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é a relação dos trilhos urbanos com o imaginário da comunidade? Como os trens e o metrô influenciam a cultura urbana? Um exemplo é o caso da origem do movimento Hip Hop brasileiro, nos anos 1980, quando a primeira linha do metrô na cidade de São Paulo ligou a periferia ao centro como nunca se tinha ligado antes, possibilitando um encontro das periferias. Sem esse encontro, existiria uma história do Hip Hop brasileiro?

Próximas Exibições:
Seg, 9 dez às 18:30h


08:45

As Canções da Minha Vida - Episódio Jards Macalé

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A mãe de Macalé foi quem lhe colocou na música. Bonito ver o carinho que demonstra falando dela e de suas histórias até com João Gilberto. Assim, faz todo sentido vê-lo interpretar "Desafinado". Macalé é inquieto nas suas ideias e harmonias. Difícil imaginá-lo repetindo interpretações. "Tudo é música. Não existe o silêncio, tudo é som. O mundo é música", sentencia. E com tanta musicalidade ele nos brinda com versões belíssimas e bem diferentes de "Nancy", "Blue Suede Shoes", "No Rancho Fundo" e de seu grande sucesso "Vapor Barato". "Se não fosse a música o mundo estava fodido", finaliza.


09:20

Nós, Documentaristas - Episódio Theresa Jessouron

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Theresa Jessouron

No episódio, Theresa Jessouron, diretora de filmes premiados como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações. A diretora comenta, ainda, a importância do processo de pesquisa que antecede o trabalho de filmagem.

Próximas Exibições:
Qua, 11 dez às 22:00h


10:00

Caçadores da Alma - Episódio Urbanidades?

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Mirian Fichtner, Fernando Naiberg, Dario de Dominics, Claudia Jaguaribe, Alexandre Orion

A poesia da vida cotidiana, os caminhos do transporte público, a moradia, o lazer. Um registro da curiosidade dos fotógrafos sobre as particularidades da vida de cada cidade. Um olhar artístico além do estereótipo da mídia. Quantos segredos as paredes destruídas de uma cidade em transformação levaram? Quantos momentos de amor, dor, alegria e tristeza a demolição de casas apagou? Quem sabe uma simples curva teria evitado a transferência de uma comunidade e impedido que o processo civilizatório se construísse sem nenhuma urbanidade? As fotografias que vemos aqui registram a mecânica predatória da transformação urbana. Também vemos a arte que grafita a cidade e dá uma nova feição ao que antes era só concreto. Muros e paredes dialogam com os habitantes. O que antes era considerado poluição é agora arte.

Próximas Exibições:
Ter, 24 dez às 20:30h


10:40

Cidadania do Espaço

Documentário201552minFrançaLivre


De Claire Laborey

A privatização ou marginalização de espaços públicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema em cidades como Paris, Berlim, Londres, entre outros grandes centros urbanos no mundo.


11:40

A Influência da Geração Beat

Documentário201352minFrançaLivre


De Xavier Villetard

Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da 2ª Guerra Mundial; passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de "Howl" (Ginsberg), "On the Road" (Kerouac) e "Naked Lunch" (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente.

Próximas Exibições:
Qui, 14 nov às 23:00h


12:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Próximas Exibições:
Seg, 21 out às 21:35h


15:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação entre o objeto arquitetônico, o raciocínio da infraestrutura e edifícios de habitação social. Eles combinam e tratam com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.

Próximas Exibições:
Ter, 14 jan às 20:00h


15:35

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Bebê Kramer

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Gaúcho natural de Vacaria, Alessandro Kramer, mais conhecido como Bebê, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas (ele diz que sempre toca pilchado, em homenagem a seu estado de origem), Bebê divide o palco com grandes nomes da música brasileira, como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti, com quem forma um interessante e criativo duo de acordeons. Fã inveterado de Dominguinhos, Bebê é também admirado pelo ídolo, que o aponta como um dos grandes atualmente no país.

Próximas Exibições:
Seg, 20 jan às 20:00h


16:05

Angel Vianna: voando com os pés no chão

Documentário201990minBrasilLivreRJ


De Cristina Leal Com Angel Vianna

O documentário mostra a dança através do retrato da vida e carreira da bailarina Angel Vianna. O longa apresenta toda a trajetória de um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.


17:45

Revista Curta! - Episódio 28/07/19

Jornalismo201915minIndisponívelLivre


Com Caco Ciocler, Leonardo Domingues, Monique Sochaczewski, Lauro Cavalcanti, Benke Ferraz

Nesta edição da Revista: o diretor e um dos atores do filme "Simonal" falam sobre o enredo do longa de ficção, baseado na conturbada história de vida do cantor Wilson Simonal; o diretor da Casa Roberto Marinho, Lauro Cavalcanti, comenta as obras da exposição "Estrangeiros na Coleção Roberto Marinho", de artistas como Chagall, Dalí e Debret; a pesquisadora Monique Sochaczewski comenta o pensamento do escritor israelense Amós Oz em relação ao fanatismo; o músico Benke Ferraz, da banda Boogarins, fala sobre o papel da improvisação nas suas canções.


18:00

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


18:25

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Palmares eterno

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.

Próximas Exibições:
Sex, 22 nov às 20:00h


19:25

Alegorias do Brasil - Episódio A Querela do Brasil

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Retratada tantas vezes nas cores amenas da aquarela, a escravidão constituiu, no entanto, a nada amena querela do Brasil. Talvez a principal chaga do país, tendo em vista que a sua abolição foi precária e inconclusa. O passado escravocrata e o racismo que o acompanhou – separando brancos como humanos e negros como não humanos – permanece ecoando no presente do país.

Próximas Exibições:
Qui, 16 jan às 20:30h


20:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.

Próximas Exibições:
Sex, 18 out às 21:30h


21:40

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Qua, 2 out às 21:00h