Terça-feira, 9 de Julho de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".


00:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.


01:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 21:30h


02:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


03:25

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Antígona - A Mulher que Disse Não

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Antígona se apressou em argumentar, mas sem sucesso, e o combate terminou com a morte dos dois homens. Mas Creonte, irmão de Édipo e dono do poder, decidiu impor a lei. Ele impediu o enterro de Polinices, ordenando que seu corpo fosse abandonado no campo de batalha. Antígona, que considerou a decisão inaceitável, desafiou a proibição.


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Rainha Margot

Documentário201352minFrança12 anos


De Guilaume Moscovitz

"A Rainha Margot" foi lançado em 1994. É o quinto filme de Patrice Chéreau. Inspirado no romande de Alexandre Dumas (o pai), foi escrito em colaboração com Danièle Thompson. O filme é sobre o nscimento do poder de Henrique IV, protestante desde seu noivado com Marguerite de Valois, católica. Um casamento político que deveria acalmar conflitos religiosos, o noivado levaria ao Massacre da Noite de São Bartolomeu. Este drama de época apresenta grandes atores (Isabelle Adjani, Daniel Auteuil, Vincent Perez, Virna Lisi, Jean-Hughes Anglade, Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy) e teve uma filmagem bastante cara. O filme ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (para Virna Lisi) no Festival de Cannes e 5 prêmios no César do ano seguinte. Mesmo sendo um filme de época, a história contemporânea ecoa em "A Rainha Margot". Patrice Chéreau e Danièle Thompson admitem que a inspiração veio de eventos relacionados à morte do Imã Khomeiny, no Irã, ao massacre de Timisoara, na Romênia e à guerra civil entre católicos, ortodóxos e muçulmanos na ex-Iugoslávia. A música do filme, e isso não é uma coincidência, foi composta por Goran Bregovic, nascido em Sarajevo, filho de uma mãe sérvia e um pai croata, e casado com uma muçulmana. O filme também foi lançado no mesmo ano do genocídio em Ruanda. Segundo Chéreau, a barbárie era de fato uma realidade muito próxima e muito atual. Em 1994, Patrice Chéreau tinha 50 anos. Ator, diretor de palco em teatros e óperas, ele dirigiu a tetralogia de Wagner no Bayreuth Opera House (1976-1980). Em 1974 ele filma seu primeiro longa, "La chair de l´orchidée" e então dirige "Judith Therpauve" (estrelando Simone Signoret), "L´homme blessé" (César de Melhor Roteiro em 1983) e "Hôtel de France". Patrice Chéreau foi um artista comprometido, envolvido com as questões de seu tempo (ele militou, por exemplo, na defesa dos direitos homossexuais). Sendo em peças clássicas ou em filmes de época, ele sempre um ponto de vista contemporâneo.


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Pedro Bandeira indica os livros “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson, e “Sapiens”, de Yuval Noah Harari

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil do país, Pedro Bandeira é autor do clássico “A droga da obediência”, entre outros livros. Neste episódio, ele indica dois de seus livros de cabeceira: “Por que as nações fracassam” e “Sapiens”.


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.

Próximas Exibições:
Seg, 18 nov às 18:30h


07:00

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Qui, 10 out às 19:00h


08:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Sex, 1 nov às 20:00h


09:00

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.

Próximas Exibições:
Sex, 1 nov às 21:00h


11:00

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação, em 1948, do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a força motriz por trás dessa libertação de costumes. Ela desafia, reverte e inverte normas e censura. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Antígona - A Mulher que Disse Não

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Antígona se apressou em argumentar, mas sem sucesso, e o combate terminou com a morte dos dois homens. Mas Creonte, irmão de Édipo e dono do poder, decidiu impor a lei. Ele impediu o enterro de Polinices, ordenando que seu corpo fosse abandonado no campo de batalha. Antígona, que considerou a decisão inaceitável, desafiou a proibição.


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Rainha Margot

Documentário201352minFrança12 anos


De Guilaume Moscovitz

"A Rainha Margot" foi lançado em 1994. É o quinto filme de Patrice Chéreau. Inspirado no romande de Alexandre Dumas (o pai), foi escrito em colaboração com Danièle Thompson. O filme é sobre o nscimento do poder de Henrique IV, protestante desde seu noivado com Marguerite de Valois, católica. Um casamento político que deveria acalmar conflitos religiosos, o noivado levaria ao Massacre da Noite de São Bartolomeu. Este drama de época apresenta grandes atores (Isabelle Adjani, Daniel Auteuil, Vincent Perez, Virna Lisi, Jean-Hughes Anglade, Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy) e teve uma filmagem bastante cara. O filme ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (para Virna Lisi) no Festival de Cannes e 5 prêmios no César do ano seguinte. Mesmo sendo um filme de época, a história contemporânea ecoa em "A Rainha Margot". Patrice Chéreau e Danièle Thompson admitem que a inspiração veio de eventos relacionados à morte do Imã Khomeiny, no Irã, ao massacre de Timisoara, na Romênia e à guerra civil entre católicos, ortodóxos e muçulmanos na ex-Iugoslávia. A música do filme, e isso não é uma coincidência, foi composta por Goran Bregovic, nascido em Sarajevo, filho de uma mãe sérvia e um pai croata, e casado com uma muçulmana. O filme também foi lançado no mesmo ano do genocídio em Ruanda. Segundo Chéreau, a barbárie era de fato uma realidade muito próxima e muito atual. Em 1994, Patrice Chéreau tinha 50 anos. Ator, diretor de palco em teatros e óperas, ele dirigiu a tetralogia de Wagner no Bayreuth Opera House (1976-1980). Em 1974 ele filma seu primeiro longa, "La chair de l´orchidée" e então dirige "Judith Therpauve" (estrelando Simone Signoret), "L´homme blessé" (César de Melhor Roteiro em 1983) e "Hôtel de France". Patrice Chéreau foi um artista comprometido, envolvido com as questões de seu tempo (ele militou, por exemplo, na defesa dos direitos homossexuais). Sendo em peças clássicas ou em filmes de época, ele sempre um ponto de vista contemporâneo.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Pedro Bandeira indica os livros “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson, e “Sapiens”, de Yuval Noah Harari

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil do país, Pedro Bandeira é autor do clássico “A droga da obediência”, entre outros livros. Neste episódio, ele indica dois de seus livros de cabeceira: “Por que as nações fracassam” e “Sapiens”.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".


14:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.


15:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 21:30h


16:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


17:25

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.


18:00

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conhecemos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Paraty, uma cidade feita a mãos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude descobre uma Paraty que é feita a mãos. Seja no incentivo à leitura na biblioteca comunitária Cora Coralina, nas telas do artista Júlio Paraty ou na tradição da ciranda resguardada nos quarenta anos de estrada do grupo "Os Coroas Cirandeiros". A partir destes três aspectos que ajudam a delinear a identidade cultural da cidade, Paraty se desdobra em várias facetas, mas mantém o estímulo ao desenvolvimento artístico como interseção entre todas elas.


19:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.


20:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Arles e os Encontros da Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Rogério Reis, Andrés Serrano, Christine Spengler, Sébran D´argent, Wally Bourdet

Em Arles, uma pequena cidade no Sul da França, "Caçadores da Alma" visitou a grande festa da fotografia. Anualmente, a cidade é inundada por fotógrafos do mundo inteiro. Galerias tradicionais se espalham para explorar o negócio da fotografia, mas na verdade o evento continua a ser um encontro de fotógrafos e declarações de amor à imagem fixa, mesmo espírito que inspirou os criadores do festival. Um caldeirão da criação contemporânea, como os organizadores o definem. Lá, a equipe documentou a diversidade que marca a fotografia contemporânea. Enquanto fotógrafos de guerra discutem a ética por trás da cobertura de conflitos, outros artistas procuram um caminho mais autoral.


21:25

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio As danças urbanas na dança contemporânea

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

Há algum tempo, um fenômeno tem ganhado destaque no cenário da dança mundial: a presença em produções de dança contemporânea de elementos das chamadas danças urbanas, ou seja, danças e técnicas vindas de uma cultura urbana muito específica, a cultura Hip Hop. A aproximação entre estes dois universos e suas mútuas interferências têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual, seja pela alta capacidade do Hip Hop de iniciar pessoas na dança profissional, seja pela cada vez mais comum apropriação de elementos do Hip Hop pela dança contemporânea. Este episódio da série Ensaios Contemporâneos apresenta o trabalho de duas companhias de dança que transitam pela junção desses universos: a Companhia Urbana de Dança e a Companhia Híbrida, ambas com sede no Rio de Janeiro.