Segunda-feira, 8 de Julho de 2019


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.


00:35

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


01:35

Filmes que Marcaram Época - Episódio Jules e Jim - Uma Mulher para Dois

Documentário201352minFrança12 anos


De Thierry Tripod

François Truffaut dirigiu "Jules e Jim" em 1961. O filme nasceu da incrível descoberta de um romance autobiográfico escrito por Henri-Pierre Roché e do amor à primeira vista pela atriz Jeanne Moreau, sem a qual o filme nunca teria sido feito. Sua grande cumplicidade permitiu que Truffaut e Jeanne transformassem a história em um triângulo amoroso. Através do papel de uma mulher livre que vive ao ritmo de seus desejos e que é retratada como motor da modernidade cultural, Truffaut antecipa os anos 60. Jules é alemão, Jim é francês: sua amizade cinematográfica é contemporânea ao reacender das alianças políticas franco-alemãs. François Truffaut, o homem que amava as mulheres, idealizou a invenção de um "triângulo amoroso puro". Sua mãe, um espírito livre, viu "Os Incompreendidos" como uma acusação. Com "jules e Jim" ele admite que quis mostrar que a compreendeu.


02:35

Memórias do Brasil - Episódio Maria Alcina - Do Rímel ao Blush

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu Com Arnaldo Antunes, Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro

Dona de uma voz e de uma personalidade exótica e cativante, Maria Alcina sempre chamou atenção do público em todos os shows em que se apresenta. Ela, que se considera uma artista pós-tropicalista, nos conta como era brilhar em importantes festivais musicais da década de 1970, quando era considerada uma artista subversiva pelo regime militar. Acompanharemos as memórias de Maria Alcina e conheceremos um pouco mais da história da artista. Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro e o produtor musical Thiago Marques nos ajudam a conhecer uma Alcina que poucos conhecem.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jul às 06:40h


03:30

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Ronaldo Correia de Brito

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O médico, teatrólogo, cronista e romancista Ronaldo Correia de Brito fala do mistério como tema e estilo literário de sua obra, de suas referências e de sua relação com um sertão que não existe mais.


04:00

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. Era conhecida pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.


04:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 19:20h
Qui, 11 jul às 07:20h


05:00

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


05:30

Juntos - Episódio Plantando nas Escolas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.


06:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Ecos de Maio de 1968

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

Documentário sobre as questões filosóficas da sociedade de controle e sobre o pensamento francês do final do século XX, em especial as obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jacques Derrida, sob a ótica dos filósofos franceses Guillaume Le Blanc e Pierre Zaoui. O documentário faz uma avaliação do que restou, nos dias de hoje, do pensamento francês de vanguarda do final do século XX como instrumento de explicação e intervenção na realidade social e mostra que estar fora das normas é o mesmo que se tornar invisível na sociedade atual.


06:40

Memórias do Brasil - Episódio Maria Alcina - Do Rímel ao Blush

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu Com Arnaldo Antunes, Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro

Dona de uma voz e de uma personalidade exótica e cativante, Maria Alcina sempre chamou atenção do público em todos os shows em que se apresenta. Ela, que se considera uma artista pós-tropicalista, nos conta como era brilhar em importantes festivais musicais da década de 1970, quando era considerada uma artista subversiva pelo regime militar. Acompanharemos as memórias de Maria Alcina e conheceremos um pouco mais da história da artista. Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro e o produtor musical Thiago Marques nos ajudam a conhecer uma Alcina que poucos conhecem.


07:40

O céu no andar de baixo

Animação201015minBrasilLivreMG


De Leonardo Cata Preta

Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.

Próximas Exibições:
Qui, 22 ago às 19:40h


08:00

Alegorias do Brasil - Episódio O Viro do Ipiranga

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Com uma perspectiva histórica, o capítulo visita a formação do Brasil e o modo como ela foi marcada menos pelo planejamento racional e organizado do que pelo improviso e pela lógica da viração. Primeiro, os brasileiros tiveram que se virar pela falta de Estado. Depois, tiveram que se virar para driblar um Estado espoliador.


08:40

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


10:20

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Realidade como Ficção

Documentário201752minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Um grupo de teatro monta o espetáculo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Enquanto constroem seus personagens, os atores participam de um laboratório criativo no qual entrevistam renomados pensadores internacionais. Um documentário em desconstrução sobre os processos de criação.


11:20

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Dominique Moisi

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O cientista político francês Dominique Moisi fala sobre os novos rumos da política internacional com o crescimento dos países emergentes, a crise na Europa e o futuro do euro.


12:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 06:00h


13:00

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 07:00h


14:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 08:00h


15:00

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 09:00h


17:00

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação, em 1948, do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a força motriz por trás dessa libertação de costumes. Ela desafia, reverte e inverte normas e censura. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 11:00h


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Antígona - A Mulher que Disse Não

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Antígona se apressou em argumentar, mas sem sucesso, e o combate terminou com a morte dos dois homens. Mas Creonte, irmão de Édipo e dono do poder, decidiu impor a lei. Ele impediu o enterro de Polinices, ordenando que seu corpo fosse abandonado no campo de batalha. Antígona, que considerou a decisão inaceitável, desafiou a proibição.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 04:00h
Qua, 10 jul às 06:00h
Dom, 14 jul às 08:10h


18:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Rainha Margot

Documentário201352minFrança12 anos


De Guilaume Moscovitz

"A Rainha Margot" foi lançado em 1994. É o quinto filme de Patrice Chéreau. Inspirado no romande de Alexandre Dumas (o pai), foi escrito em colaboração com Danièle Thompson. O filme é sobre o nscimento do poder de Henrique IV, protestante desde seu noivado com Marguerite de Valois, católica. Um casamento político que deveria acalmar conflitos religiosos, o noivado levaria ao Massacre da Noite de São Bartolomeu. Este drama de época apresenta grandes atores (Isabelle Adjani, Daniel Auteuil, Vincent Perez, Virna Lisi, Jean-Hughes Anglade, Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy) e teve uma filmagem bastante cara. O filme ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (para Virna Lisi) no Festival de Cannes e 5 prêmios no César do ano seguinte. Mesmo sendo um filme de época, a história contemporânea ecoa em "A Rainha Margot". Patrice Chéreau e Danièle Thompson admitem que a inspiração veio de eventos relacionados à morte do Imã Khomeiny, no Irã, ao massacre de Timisoara, na Romênia e à guerra civil entre católicos, ortodóxos e muçulmanos na ex-Iugoslávia. A música do filme, e isso não é uma coincidência, foi composta por Goran Bregovic, nascido em Sarajevo, filho de uma mãe sérvia e um pai croata, e casado com uma muçulmana. O filme também foi lançado no mesmo ano do genocídio em Ruanda. Segundo Chéreau, a barbárie era de fato uma realidade muito próxima e muito atual. Em 1994, Patrice Chéreau tinha 50 anos. Ator, diretor de palco em teatros e óperas, ele dirigiu a tetralogia de Wagner no Bayreuth Opera House (1976-1980). Em 1974 ele filma seu primeiro longa, "La chair de l´orchidée" e então dirige "Judith Therpauve" (estrelando Simone Signoret), "L´homme blessé" (César de Melhor Roteiro em 1983) e "Hôtel de France". Patrice Chéreau foi um artista comprometido, envolvido com as questões de seu tempo (ele militou, por exemplo, na defesa dos direitos homossexuais). Sendo em peças clássicas ou em filmes de época, ele sempre um ponto de vista contemporâneo.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 04:40h
Qua, 10 jul às 06:40h
Sáb, 13 jul às 04:00h


19:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Pedro Bandeira indica os livros “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson, e “Sapiens”, de Yuval Noah Harari

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil do país, Pedro Bandeira é autor do clássico “A droga da obediência”, entre outros livros. Neste episódio, ele indica dois de seus livros de cabeceira: “Por que as nações fracassam” e “Sapiens”.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 05:50h
Qua, 10 jul às 07:50h
Sáb, 13 jul às 13:45h


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 00:00h
Qua, 10 jul às 08:00h
Sáb, 13 jul às 18:00h


20:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1? - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 00:30h
Qua, 10 jul às 08:30h
Dom, 14 jul às 15:35h


21:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 01:00h
Qua, 10 jul às 09:00h


22:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 02:00h
Qua, 10 jul às 10:00h
Sáb, 13 jul às 22:25h


23:25

Os Ímpares - Episódio Ronnie Von - Opala e Dônica

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, o álbum escolhido foi "A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais", um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala, que regravou Rose Ann, e da banda Dônica, que fez uma versão de "Pare de sonhar com estrelas distantes". Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica.

Próximas Exibições:
Ter, 9 jul às 03:25h
Qua, 10 jul às 11:25h
Sáb, 13 jul às 21:45h