Terça-feira, 11 de Junho de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz", da banda Natiruts. Do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 14:00h
Qua, 12 jun às 08:00h
Sáb, 15 jun às 18:00h


00:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 14:30h
Qua, 12 jun às 08:30h
Sáb, 15 jun às 10:00h


01:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 15:00h
Qua, 12 jun às 09:00h
Dom, 16 jun às 18:00h


01:35

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 15:35h
Qua, 12 jun às 09:35h
Sáb, 15 jun às 22:20h


03:20

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 17:20h
Qua, 12 jun às 11:20h
Sáb, 15 jun às 21:45h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 12:00h
Qua, 12 jun às 06:00h
Dom, 16 jun às 08:20h


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Lacombe Lucien

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Louis Malle filmou "Lacombe Lucien" em 1973. O cenário é uma pequena cidade no sudoeste da França, em junho de 1944, logo depois dos Aliados aterrissarem. Filho de camponeses, Lacombe Lucien deseja se juntar à Resistência, mas ele é considerado muito novo. Uma noite ele é preso durante o toque de recolher. Ele entrega à Gestapo o nome do líder local dos Maquis e se junta às perseguições e torturas de membros da Resistência. No entanto, ele se apaixona por uma garota judia que vive escondida na pequena cidade, com seu pai e sua avó. Aos poucos, ele vai se afeiçoando a essa família e até impede que parte dela seja presa. Lacombe Lucien é lançado em fevereiro de 1974, na França de Georges Pompidou. O mito de uma França resistente, propagado por gaullistas e comunistas, está desmoronando. Em 1973, "Vichy France", do históriador americano Robert Paxton, se torna um marco. O livro nega a tese de um Petain "espere e verá" e sublinha, ao contrário, o ativismo pró-alemanha do regime Vichy, especialmente no que diz respeito à questão judaica. Nesse contexto, a recepção de "Lacombe Lucien" é um sucesso controverso. Em 1974, Louis Malle tem 42 anos. Ele é um cineasta bem-sucedido, próximo da Nouvelle Vague, mas sempre independente. O escândalo que cerca "Lacombe Lucien" faz com que o diretor se mude para os Estados Unidos, onde continua sua carreira e morre em 1995. Louis Malle retorna à França em somente em 1987 para filmar "Au Revoir Les Enfants", uma espécie de epílogo de "Lacombe Lucien", inspirado por dramáticas memórias pessoais de 1944.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 12:40h
Qua, 12 jun às 06:40h
Sáb, 15 jun às 05:10h


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Joca Reiners Terron indica o livro “Panamérica”, de José Agrippino de Paula

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Joca Reiners Teron é escritor, crítico, editor e artista gráfico. O autor de “Noite dentro da noite” fala neste episódio sobre a relação de admiração que nutre pelo romance “Panamérica”, de José Agrippino de Paula, e sobre como o livro expandiu a maneira como ele encara a literatura.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 13:50h
Qua, 12 jun às 07:50h


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.


07:00

1930 - Tempo de Revolução

Documentário199050minBrasil12 anosRJ


De Eduardo Escorel

O filme faz parte de uma série, idealizada pelo produtor Cláudio Kahns e pelo cientista político André Singer, que pretende documentar as principais sublevações políticas vividas no país. Neste primeiro filme, o diretor remete também a outros movimentos ocorridos antes da Revolução de 1930. Reunindo imagens de arquivo (algumas inéditas, encontradas em arquivos no exterior) e depoimentos de historiadores, o vídeo procura esclarecer esse momento crucial e ainda mal compreendido da história brasileira.


08:00

1968 - O Despertar - Episódio Lutas Globais

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 60, muitos dos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo. Outros ainda vão tentar mudar a sociedade por meio do ativismo a favor do meio ambiente, da liberação feminina ou dos direitos dos homossexuais. Em 1969, uma batida policial em um bar gay de Nova York deu início ao movimento LGBT global. No Brasil, mesmo a ditadura militar não consegue conter a efervescência cultura da época. 


09:05

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia. 


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 06:00h
Dom, 16 jun às 08:20h


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Lacombe Lucien

Documentário201352minFrança12 anos


De Daniel Ablin

Louis Malle filmou "Lacombe Lucien" em 1973. O cenário é uma pequena cidade no sudoeste da França, em junho de 1944, logo depois dos Aliados aterrissarem. Filho de camponeses, Lacombe Lucien deseja se juntar à Resistência, mas ele é considerado muito novo. Uma noite ele é preso durante o toque de recolher. Ele entrega à Gestapo o nome do líder local dos Maquis e se junta às perseguições e torturas de membros da Resistência. No entanto, ele se apaixona por uma garota judia que vive escondida na pequena cidade, com seu pai e sua avó. Aos poucos, ele vai se afeiçoando a essa família e até impede que parte dela seja presa. Lacombe Lucien é lançado em fevereiro de 1974, na França de Georges Pompidou. O mito de uma França resistente, propagado por gaullistas e comunistas, está desmoronando. Em 1973, "Vichy France", do históriador americano Robert Paxton, se torna um marco. O livro nega a tese de um Petain "espere e verá" e sublinha, ao contrário, o ativismo pró-alemanha do regime Vichy, especialmente no que diz respeito à questão judaica. Nesse contexto, a recepção de "Lacombe Lucien" é um sucesso controverso. Em 1974, Louis Malle tem 42 anos. Ele é um cineasta bem-sucedido, próximo da Nouvelle Vague, mas sempre independente. O escândalo que cerca "Lacombe Lucien" faz com que o diretor se mude para os Estados Unidos, onde continua sua carreira e morre em 1995. Louis Malle retorna à França em somente em 1987 para filmar "Au Revoir Les Enfants", uma espécie de epílogo de "Lacombe Lucien", inspirado por dramáticas memórias pessoais de 1944.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 06:40h
Sáb, 15 jun às 05:10h


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Joca Reiners Terron indica o livro “Panamérica”, de José Agrippino de Paula

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Joca Reiners Teron é escritor, crítico, editor e artista gráfico. O autor de “Noite dentro da noite” fala neste episódio sobre a relação de admiração que nutre pelo romance “Panamérica”, de José Agrippino de Paula, e sobre como o livro expandiu a maneira como ele encara a literatura.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 07:50h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz", da banda Natiruts. Do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 08:00h
Sáb, 15 jun às 18:00h


14:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 08:30h
Sáb, 15 jun às 10:00h


15:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 09:00h
Dom, 16 jun às 18:00h


15:35

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 09:35h
Sáb, 15 jun às 22:20h


17:20

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 11:20h
Sáb, 15 jun às 21:45h


18:00

Retornados - Episódio A Saga dos Chachás

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos a trajetória do retornado Francisco Felix de Souza, considerado o maior traficante de escravos da História, e a influência política e econômica da família De Souza do Benim.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 04:00h
Qui, 13 jun às 06:00h
Dom, 16 jun às 04:30h


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Maceió: a cidade e suas cores

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio fala do multicolorido que dá o tom dos elementos típicos da cultura de Maceió. Ao desembarcar na capital alagoana, o Latitude, Longitude mostra as matizes e o brilho das roupas e dos adereços do Guerreiro, folguedo típico que corre o risco de desaparecer junto com seus mestres, a maioria idosos, muitos sem condições de saúde de levar a brincadeira para a rua. Também conversa com a última

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 04:40h
Qui, 13 jun às 06:40h
Sáb, 15 jun às 07:35h


19:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 3

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A terceira e última parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 05:20h
Qui, 13 jun às 07:20h
Sáb, 15 jun às 04:35h


20:00

Arquitetos - Episódio Thiago Bernardes

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Thiago Bernardes é um arquiteto carioca que é um dos herdeiros da tradição do pensamento sobre a casa brasileira, isso é, a casa que vem desde os tempos coloniais, com espaços ao ar livre como varandas, generosidades na sua escala e que foram traduzidos modernamente por grandes figuras como seu próprio avô, Sérgio Bernardes, um dos protagonistas da arquitetura moderna brasileira. Seu escritório atua no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Lisboa, e consegue fazer uma arquitetura refinada e de alto padrão, que combina uso residencial com programas culturais como museus, por exemplo.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 00:00h
Qui, 13 jun às 08:00h


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante "roubado" nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 00:40h
Qui, 13 jun às 08:40h
Sáb, 15 jun às 19:10h


21:20

Estados da Arte - Episódio Índio

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O trabalho e o pensamento de artistas que foram tocados pelas forças espirituais e criativas dos povos da floresta. O engajamento e a luta pelas questões indígenas e ambientais. Relações da arte com mitos e cosmogonias.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 01:20h
Qui, 13 jun às 09:20h
Dom, 16 jun às 14:40h


22:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Liberdade

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

O período entre guerras é propício a tumultos de entusiasmo e ilusão. O comunismo é uma alternativa tentadora e o desejo de revolução social, moral, artística e política paira no ar. Em 1936, a guerra explode na Espanha. Malraux e Hemingway acompanham a luta dos republicanos como jornalistas, e fotografias de Capa e Gerda Taro são publicadas na imprensa internacional com a missão de promover maior consciência sobre conflito. Em abril de 1937, o massacre de Guernica inspirou Picasso a criar uma tela monumental simbolizando a violência perpetrada pelos partidários de Franco e, de um modo mais geral, do fascismo. A república espanhola está perdida e uma guerra termina quando outra começa.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 02:00h
Qui, 13 jun às 10:00h
Sáb, 15 jun às 10:35h


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 03:00h
Qui, 13 jun às 11:00h
Sáb, 15 jun às 20:45h