Segunda-feira, 3 de Junho de 2019


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.

Próximas Exibições:
Qui, 12 dez às 18:00h


00:30

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


01:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio Os Inseparáveis

Documentário201352minFrança12 anos


De Antoine de Gaudemar

Claude Sautet filmou "Os Inseparáveis" em 1974. Falência profissional, separação no casamento, traição de jovens ideais, bloqueio de escritor: cada um a seu modo, três inseparáveis cinquentões (um dono de empresa pequena, um médico e um escritor) enfrentam as dificuldades dos cinquenta anos. Um pequeno mundo de mulheres, crianças e amigos de diferentes idades e vidas sociais gravita em torno deles. Mesmo mostrando o confuso universo masculino e a emancipação feminina, este filme seria o grande sucesso de público da carreira de Claude Sautet. O longa foi filmado durante a campanha presidencial de 1974, que levou à eleição de Valérie Giscard d´Estaing. Todos os aspectos políticos, sociais e econômicos se apresentam no filme como um rio subterrâneo: partindo do fim de uma expansão ininterrupta de 30 anos, passando pelo começo de reorganizações industriais e do choque do petróleo, até o surgimento das demandas feministas. Claude Sautet foi por muito tempo um dos mais famosos roteiristas, antes de começar a fazer filmes noir, lançando em seus filmes um olhar observador, lúcido e desiludido sobre o mundo de onde veio: pequenos negócios, subúrbio, cafés e finais de semana no campo. Claude Sautet tinha paixão por relações sociais e neste filme ele retratou ternamente sua sociedade de classe média, como se estivesse por trás de um vidro de aquário.


02:30

No Caminho do Bem - Episódio Intolerância

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e à tolerância? Este episódio convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa.


03:30

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava e novas plantas tornavam-se disponíveis para o uso em jardins. O conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.


04:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jan às 22:05h


04:20

Latitude, Longitude - Episódio Bom Jardim e seus recantos paradisíacos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude navega pelos rios de água cristalina de Bom Jardim, distrito de Nobres, a 150 km de Cuiabá. O turismo lá é recente, mas vem ganhando força. Graças a Bom Jardim, Nobres está ficando conhecida como a Bonito do Mato Grosso. Os principais atrativos são os rios, as nascentes e os aquários naturais de água cristalina. A maior parte das rotas turísticas está de alguma forma relacionada à água, elemento de ligação entre os três conteúdos do programa. O Latitude, Longitude vai até o Aquário Encantado, uma piscina natural de cerca de 90 m² e até seis metros de profundidade. Além de gerar renda, os elementos da natureza servem de inspiração para o artista plástico Jonas Barros, que transporta para as telas as belezas do lugar, e fazem sucesso à mesa, a exemplo do pacu assado na folha de bananeira.

Próximas Exibições:
Seg, 28 out às 18:00h


04:50

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ferreira Gullar, Amir Haddad, Cipe Lincovsky, Daniel Hendler, Eduardo Tornaghi

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


05:30

Projeções - Episódio Cesar Cabral

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Os diferentes gêneros no stop-motion em "Dossiê Rê Bordosa" e "Tempestade".


06:00

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.


06:35

Memórias do Brasil - Episódio Gerônimo - Marujo do Tempo

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Caetano Veloso, Armandinho, Dona Memeia, Jorge Portugal, Jorge Washington

Compositor com uma trajetória de vida marcada por muito talento, simbolismo e irreverência, Gerônimo abre as portas de sua casa neste episódio para apresentar seu cotidiano criativo. Dono de um discurso crítico, Gerônimo nos guia através alguns locais na capital baiana que foram importantes para sua trajetória. Artistas como Armandinho, Vavá Botelho e Caetano Veloso trazem mais histórias sobre esse artista.

Próximas Exibições:
Ter, 1 out às 19:00h


07:35

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.

Próximas Exibições:
Sex, 4 out às 18:40h


08:00

República da Poesia - Episódio Ana Cristina César

Documentário201845minBrasilLivre


De Leticia Simões, Luis Cañizares

“Ana Cristina Cesar” é uma aproximação à escritora carioca por meio de seu poema “Samba-canção”. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida. Nesse percurso, encontramos Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber em um diálogo sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea.

Próximas Exibições:
Qui, 26 set às 19:00h


09:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 28: Dominar a língua é conquistar o mundo

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Dedicado à cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, o episódio aborda o legado literário do autor de “Memórias de um sargento de milícias”, Manuel Antônio de Almeida; de um dos primeiros naturalistas do país, o paraense Inglês de Sousa, fundador da cadeira; do modernista Menotti del Picchia; e do poeta, romancista e ensaísta Domício Proença Filho, que também é crítico e professor de literatura. Ao trazer à tona grandes feitos e curiosidades sobre esses acadêmicos, o episódio de Imortais da Academia reforça a relevância de nossos literatos e demonstra que dominar a língua é conquistar o mundo.


09:40

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.

Próximas Exibições:
Qui, 24 out às 21:00h


11:25

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.


12:00

Milonga

Documentário200943minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

Milonga é um filme de tradições gaúchas em que uma conversa galponera embalada por uma milonga em torno do fogo de chão apresenta uma interlocução entre as neurociências e a psicanálise na abordagem dos temas "memória" e "lembrança". São colocadas as visões dos diferentes, porém complementares, campos do saber.


12:45

Arte Para Todos - Episódio Arte Para Todos - Parte 1

Documentário200413minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana

Por meio de importantes coleções particulares, acompanhamos a história das artes visuais brasileiras. O projeto reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas. É, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileiro. Para cada período foi selecionado um colecionador que "empresta" sua coleção para narrar os cinco períodos documentados. Para a realização deste trabalho pediu-se a diferentes curadores um texto específico para cada época.


12:58

Arte Para Todos - Episódio Arte Para Todos - Parte 2

Documentário200413minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana

Por meio de importantes coleções particulares, acompanhamos a história das artes visuais brasileiras. O projeto reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas. É, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileiro. Para cada período foi selecionado um colecionador que "empresta" sua coleção para narrar os cinco períodos documentados. Para a realização deste trabalho pediu-se a diferentes curadores um texto específico para cada época.


13:10

Arte Para Todos - Episódio Arte Para Todos - Parte 3

Documentário200413minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana

Por meio de importantes coleções particulares, acompanhamos a história das artes visuais brasileiras. O projeto reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas. É, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileiro. Para cada período foi selecionado um colecionador que "empresta" sua coleção para narrar os cinco períodos documentados. Para a realização deste trabalho pediu-se a diferentes curadores um texto específico para cada época.


13:24

Arte Para Todos - Episódio Arte Para Todos - Parte 4

Documentário200413minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana

Por meio de importantes coleções particulares, acompanhamos a história das artes visuais brasileiras. O projeto reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas. É, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileiro. Para cada período foi selecionado um colecionador que "empresta" sua coleção para narrar os cinco períodos documentados. Para a realização deste trabalho pediu-se a diferentes curadores um texto específico para cada época.


13:40

Arte Para Todos - Episódio Arte Para Todos - Parte 5

Documentário200413minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana

Por meio de importantes coleções particulares, acompanhamos a história das artes visuais brasileiras. O projeto reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas. É, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileiro. Para cada período foi selecionado um colecionador que "empresta" sua coleção para narrar os cinco períodos documentados. Para a realização deste trabalho pediu-se a diferentes curadores um texto específico para cada época.


14:00

1968 - O Despertar - Episódio A explosão

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

No final de 1968, muitos dos sonhos nascidos nos anos precedentes já estavam mortos. Nos anos seguintes, alguns dos manifestantes iriam adotar uma estratégia de luta armada. Na Alemanha, o grupo de Baader simboliza a virada violenta da contestação. Na Itália, o massacre da Piazza Fontana inaugura os anos de chumbo. A violência de Estado e a violência de organizações clandestinas marcam o final dos anos 60 e início dos anos 70. 


15:00

Aílton Krenak e o sonho da pedra

Documentário201752minBrasil10 anosRJ


De Marco Altberg

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.


16:00

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.


18:35

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Pequeno Mundo de Don Camillo

Documentário201352minFrança12 anos


De Hubert Niogret

Julien Duvivier filmou "O Pequeno Mundo de Don Camillo" em 1952. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em um vilarejo italiano em Emilia-Romagna, o padre Don Camillo e o prefeito comunista Peppone brigavam pela volta de seus eleitores. Antes unidos pela Resistência, eles tornaram-se inimigos políticos que algumas vezes se unem por causas e interesses comuns. Nesta comédia social, parte farsa, parte sátira, Julien Duvivier lançou o genial Fernandel e o fez conversar com Jesus. Com 12 milhões de ingressos vendidos, o filme fica entre os maiores sucessos do pós guerra. Don Camillo e Peppone representam as duas faces da Itália no final da década de 40, dividida entre dois blocos principais de Católicos e Comunistas. Suas interações dramáticas, mas bem humoradas, refletem as tensões pós guerra de reconstrução e o começo da Guerra Fria. O Filme foi lançado em uma época em que a Itália passava por uma grande recuperação econômica. Em 1952, Julien Duvivier tinha 56 anos e já tinha uma longa carreira, que começou no cinema mudo. Junto com Marcel Carné e Jean Renoir, ele sintetizou o cinema francês do período entre guerras e fez várias obras-primas como "Pinga Fogo", "Camaradas" e "O Demônio da Algéria". Em 1953, ele filmou a segunda parte das aventuras de Don Camillo para a grande tela.


19:35

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


19:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Leo Jaime

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Leo Jaime nos conta que, no início de tudo, ouvia Jovem Guarda e o que chegava de rock estrangeiro no Brasil com um tio que andava de lambreta em Goiânia. "A música foi o caminho que encontrei para me comunicar melhor, me relacionar melhor com as pessoas". Juntando texto e melodia, mensagem e simplicidade de cantar, Leo interpreta "Rock das Cachorras", de Eduardo Dusek, "Sentado à Beira do Caminho" de Roberto e Erasmo Carlos, "Cartão Postal", da Rita e Paulo Coelho, e "Almost Blue", de Elvis Costello.


20:35

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.


21:10

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Seg, 30 set às 20:00h


21:45

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


22:15

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.