Terça-feira, 28 de Maio de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


00:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio As Bachianas

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A presença de Bach na vida musical de Villa-Lobos se torna definitiva. A consagrada Bachiana N° 5 num diálogo íntimo entre piano e cello e o prelúdio N°4 em piano solo dão o tom a uma das maiores obras musicais já compostas por um brasileiro.


01:00

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


01:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


02:30

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Os Inseparáveis

Documentário201352minFrança12 anos


De Antoine de Gaudemar

Claude Sautet filmou "Os Inseparáveis" em 1974. Falência profissional, separação no casamento, traição de jovens ideais, bloqueio de escritor: cada um a seu modo, três inseparáveis cinquentões (um dono de empresa pequena, um médico e um escritor) enfrentam as dificuldades dos cinquenta anos. Um pequeno mundo de mulheres, crianças e amigos de diferentes idades e vidas sociais gravita em torno deles. Mesmo mostrando o confuso universo masculino e a emancipação feminina, este filme seria o grande sucesso de público da carreira de Claude Sautet. O longa foi filmado durante a campanha presidencial de 1974, que levou à eleição de Valérie Giscard d´Estaing. Todos os aspectos políticos, sociais e econômicos se apresentam no filme como um rio subterrâneo: partindo do fim de uma expansão ininterrupta de 30 anos, passando pelo começo de reorganizações industriais e do choque do petróleo, até o surgimento das demandas feministas. Claude Sautet foi por muito tempo um dos mais famosos roteiristas, antes de começar a fazer filmes noir, lançando em seus filmes um olhar observador, lúcido e desiludido sobre o mundo de onde veio: pequenos negócios, subúrbio, cafés e finais de semana no campo. Claude Sautet tinha paixão por relações sociais e neste filme ele retratou ternamente sua sociedade de classe média, como se estivesse por trás de um vidro de aquário.


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


06:00

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.

Próximas Exibições:
Ter, 13 ago às 18:00h


07:45

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.


08:00

1968 - O Despertar - Episódio Verão de Amor, Verão de Conflito

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Enquanto os jovens europeus continuam a protestar contra o autoritarismo de seus governos, os Estados Unidos vivem um verão de amor na costa oeste, com música e a expansão da cultura hippie, e um verão de conflitos no resto do país, com protestos raciais e confrontos violentos nas ruas. Martin Luther King e Bobby Kennedy são assassinados em 1968. Na França, durante algumas semanas de maio estudantes e operários param o país e acreditam que podem mudar a sociedade - mas logo o presidente De Gaulle retoma as rédeas com mais firmeza. No México, os Jogos Olímpicos foram precedidos pelo massacre de manifestantes em Tlatelolco.

Próximas Exibições:
Sex, 30 ago às 21:00h


09:05

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.

Próximas Exibições:
Sex, 27 set às 20:00h


10:15

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.

Próximas Exibições:
Sex, 6 set às 22:20h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Os Inseparáveis

Documentário201352minFrança12 anos


De Antoine de Gaudemar

Claude Sautet filmou "Os Inseparáveis" em 1974. Falência profissional, separação no casamento, traição de jovens ideais, bloqueio de escritor: cada um a seu modo, três inseparáveis cinquentões (um dono de empresa pequena, um médico e um escritor) enfrentam as dificuldades dos cinquenta anos. Um pequeno mundo de mulheres, crianças e amigos de diferentes idades e vidas sociais gravita em torno deles. Mesmo mostrando o confuso universo masculino e a emancipação feminina, este filme seria o grande sucesso de público da carreira de Claude Sautet. O longa foi filmado durante a campanha presidencial de 1974, que levou à eleição de Valérie Giscard d´Estaing. Todos os aspectos políticos, sociais e econômicos se apresentam no filme como um rio subterrâneo: partindo do fim de uma expansão ininterrupta de 30 anos, passando pelo começo de reorganizações industriais e do choque do petróleo, até o surgimento das demandas feministas. Claude Sautet foi por muito tempo um dos mais famosos roteiristas, antes de começar a fazer filmes noir, lançando em seus filmes um olhar observador, lúcido e desiludido sobre o mundo de onde veio: pequenos negócios, subúrbio, cafés e finais de semana no campo. Claude Sautet tinha paixão por relações sociais e neste filme ele retratou ternamente sua sociedade de classe média, como se estivesse por trás de um vidro de aquário.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


14:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio As Bachianas

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A presença de Bach na vida musical de Villa-Lobos se torna definitiva. A consagrada Bachiana N° 5 num diálogo íntimo entre piano e cello e o prelúdio N°4 em piano solo dão o tom a uma das maiores obras musicais já compostas por um brasileiro.


15:00

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


15:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


16:30

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.


18:00

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes. Naquele tempo, brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Agora eles são mais do que uma banda: Claudio Miranda e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Por meio das soluções para a autossuficiência - ao nível da água, do alimento e da energia -, a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais.


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Bom Jardim e seus recantos paradisíacos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude navega pelos rios de água cristalina de Bom Jardim, distrito de Nobres, a 150 km de Cuiabá. O turismo lá é recente, mas vem ganhando força. Graças a Bom Jardim, Nobres está ficando conhecida como a Bonito do Mato Grosso. Os principais atrativos são os rios, as nascentes e os aquários naturais de água cristalina. A maior parte das rotas turísticas está de alguma forma relacionada à água, elemento de ligação entre os três conteúdos do programa. O Latitude, Longitude vai até o Aquário Encantado, uma piscina natural de cerca de 90 m² e até seis metros de profundidade. Além de gerar renda, os elementos da natureza servem de inspiração para o artista plástico Jonas Barros, que transporta para as telas as belezas do lugar, e fazem sucesso à mesa, a exemplo do pacu assado na folha de bananeira.


19:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


20:00

Arquitetos - Episódio Bucci

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Angelo Bucci se destaca tanto como um arquiteto de projeto, muito experimental nas suas obras, quanto como um docente que tem feito um trânsito muito importante entre o Brasil e o exterior. Ele é professor na FAU/USP e tem sido recorrentemente convidado a lecionar em universidades estrangeiras, como a Politécnica de Zurique, na Suíça, e o MIT de Boston, nos Estados Unidos, entre outras. Ele reinterpreta em seu legado a tradição brutalista de São Paulo como Villanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, que fizeram edifícios de grande porte de concreto armado, conseguindo traduzir isso para programas menores como, por exemplo, casas em espaços mais exíguos, criando invenções interessantes e uma arquitetura bastante singular.


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Outros Brasis

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Claudia Andujar, Severino Silva, Alex Ribeiro, Cacau Fernandes

Populações tradicionais como colhedores de flores, quilombolas, seringueiros e caatingueiros são retratadas por profissionais consagrados. Vemos a beleza e a dor dos sertões na pele áspera dos vaqueiros e na delicadeza de um mandacaru. A luta pela preservação dos saberes ancestrais dos indígenas. A vida cotidiana das favelas além da guerra entre facções.


21:20

Estados da Arte - Episódio Futuro

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Como expressar o futuro? Utopias, distopias, ruína do projeto moderno, imagens do futuro, destruição e renovação são algumas das questões que atravessam as obras e o pensamento dos artistas convidados.


22:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Festival Panorama

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio remonta parte da história do festival de dança contemporânea mais importante do país hoje, o Festival Panorama. Desde o seu nascimento, graças à mobilização de um pequeno grupo de artistas do Rio de Janeiro, até as mais recentes edições, quando ganhou proporções internacionais, já são mais de duas décadas de existência, com inúmeras apresentações marcantes, diversos trabalhos nacionais e estrangeiros lançados. O Festival Panorama tem papel fundamental na construção da cena e da memória da dança não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil. Por isso, narrar a história do festival é também uma forma de contar a história da dança contemporânea no país.