Domingo, 19 de Maio de 2019


01:10

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


01:35

Rainha

Ficção201630minBrasilLivre


De Sabrina Fidalgo Com Sabrina Fidalgo, Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.


02:10

Bike Amor - Episódio Conexões

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Aline Cavalcante, jornalista, se mudou de Aracaju para São Paulo, onde passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Fundou "O Gangorra", um coletivo de iniciativas sobre ciclomobilidade e ocupação urbana. Exerceu um papel chave no cicloativismo paulistano nos últimos anos, tendo sido retratada pelo documentário sueco "Bikes vs Carros".


02:30

Mamirauá

Documentário201890minBrasilLivreRJ


De Silvio Da-Rin

Documenta a vida cotidiana em 12 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas na nossa mais antiga e até hoje maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que, em vez de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, entre outros. O documentário é baseado no encontro da equipe de filmagem com Tito Martins, habitante de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região.


04:15

A Vida Começa aos... - Episódio Luiza

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Luaa Gabanini, Ana Antunes, Maria Santana Dias

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que - ela não sabe - tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.


04:35

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anos


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".

Próximas Exibições:
Qua, 28 ago às 21:35h


05:00

No Caminho do Bem - Episódio O Mal e suas Representações

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Se as religiões se dedicam a praticar o bem, fato é que o mal e suas representações também são amplamente presentes na maioria das tradições religiosas. Este episódio pergunta: o que é o mal e como ele está presente em nossas vidas?

Próximas Exibições:
Seg, 12 ago às 19:00h


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


06:30

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.

Próximas Exibições:
Seg, 5 ago às 18:30h


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


08:00

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.

Próximas Exibições:
Qua, 12 jun às 20:42h


08:20

As Canções da Minha Vida - Episódio Ana Cañas

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Ana é das intérpretes e autoras mais viscerais da sua geração. Daquelas artistas que se rasgam no palco, como se vê com a bela interpretação de "Tô na Vida", parceria sua com Arnaldo Antunes e Lucio Maia. "Existe um tônus emocional diferente quando estou cantando uma canção minha ou de outros compositores. Costumo enlouquecer mais cantando a dos outros. Acho que nas dos outros fico mais livre.", garante. Ela nos brinda com uma linda interpretação do clássico "La Vie en Rose", que canta para lembrar de sua avó. Ana canta também "Mulher", de sua autoria, e "Mal Secreto", de Macalé e Waly Salomão.

Próximas Exibições:
Seg, 12 ago às 20:00h


08:50

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


09:25

Caçadores da Alma - Episódio Fotógrafos da Fé

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Alex Baradel, Adenor Gondim, Aristides Alvez, João Machado, Mirian Fichtner

Sincretismo religioso é tema deste episódio. Através do olhar delicado e respeitoso de fotógrafos que muitas vezes sequer creem em Deus, mergulhamos no universo do sagrado e do profano. Encontramos religiosidade até mesmo em Cuba, onde vemos o registro da figura de Che Guevara em uma sinagoga. Damos destaque a imagens de celebrações pouco conhecidas, como a saga dos penitentes no sertão e as Guardas de Congado de Minas. Também discutimos os tabus sobre a fotografia do sagrado, como a proibição de capturar imagens de entidades incorporadas.


10:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


10:50

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.


11:50

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música, são contados em meio às transformações do Rio de Janeiro, com imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.

Próximas Exibições:
Seg, 15 jul às 21:00h


14:10

Estados da Arte - Episódio Memória

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O papel da memória na formação da subjetividade, o mergulho no inconsciente. A infância e a reminiscência na obra de Ana Miguel. Rosângela Rennó a as coleções de arquivos. Jonathas de Andrade explora a memória etnográfica. Marilá Dardot e a linha tênue da memória que se apaga e se constrói a partir do universo literário.


14:45

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Próximas Exibições:
Qui, 22 ago às 23:00h


15:45

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Seg, 5 ago às 21:00h


16:15

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.


17:15

Revista Curta! - Episódio 19/05/2019

201915minBrasilLivre


Com Paulo de Moraes, Heloisa Buarque de Hollanda, Karol Conka, Renée Nader Messora, João Salaviza

Nesta edição da revista: os diretores de "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", premiado em Cannes, falam da experiência de filmar numa aldeia indígena; o diretor de teatro Paulo de Moraes conta os desafios de montar no Brasil o espetáculo "Angels in America", que tem mais de cinco horas de duração; a escritora Heloisa Buarque de Hollanda fala sobre as várias ondas do feminismo, tema de dois livros que lançou recentemente; e a cantora Karol Conka aponta os efeitos negativos das redes sociais.


17:30

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.


18:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 

Próximas Exibições:
Sex, 23 ago às 21:00h


19:00

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.


20:15

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


20:45

Batismo de Sangue

Ficção2006110minBrasil14 anosMG


De Helvécio Ratton Com Murilo Grossi, Marcélia Cartaxo, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Daniel de Oliveira

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

Próximas Exibições:
Qua, 14 ago às 21:30h


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.