Sábado, 18 de Maio de 2019


00:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 


01:05

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.


02:10

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.


03:30

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eduardo Giannetti indica o livro “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Doistoiévski

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O economista, escritor, cientista político e professor, Eduardo Giannetti fala neste episódio de sua paixão pelo escritor russo Fiódor Dostoiéviski, e em particular sobre a importância que seu romance “Os irmãos Karamázov” tem em sua vida de leitor.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 22:00h


03:45

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


04:20

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.


04:50

Filmes que Marcaram Época - Episódio Testamento de um Gângster

Documentário201352minFrança12 anos


De Gilles Mimouni

Georges Lautner dirigiu "Testamento de um Gângster" em 1963. Em um clássico filme de suspense e briga de gang, com a morte de seu líder, Georges Lautner, Albert Simonin e Michel Audiard acrescentam um conflito de gerações. De um lado, os cúmplices de meia idade do pai, sendo cada um deles uma cara famosa dos filmes dos anos 50, e do outro lado, a filha, que supostamente não sabe nada das atividades do pai e que provoca diversas festas surpresas na casa da família, com seu noivo, um músico de vanguarda. O choque de bebidas e culturas. Os primeiros anos dos anos 60 são anos de coexistência pacífica, são os anos dos Beatles e dos Rolling Stones. Num contexto de crescente prosperidade e otimismo geral, a nova geração se expressa através da música, que assume um papel próprio. Essa emancipação provoca conflitos crescentes. O estilo de Georges Lautner é a paródia dos filmes de espionagem e detetive. Com "Testemunho de um Gângster", ele leva a paródia ao nível de escárnio, até que se torne devastadoramente burlesco, transformando o filme em um OVNI na paisagem do cinema francês. Se tornou um clássico cult.


06:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


07:10

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O médico Roberto Kikawa teve a ideia de criar um sistema móvel para exames preventivos. Nasceu assim o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades e até pequenas cirurgias. O CIES Global é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social, com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.

Próximas Exibições:
Sex, 18 out às 18:00h


07:50

Latitude, Longitude - Episódio Vila Itoupava - Alemães da Vila

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude aborda a força da identidade alemã na Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Em visita à família Volles, conhece a história e a técnica de construção enxaimel, típica de cidades de imigração alemã. Ao entrar na antiga cervejaria Feldmann, hoje um centro cultural, faz uma volta ao passado da família que fundou a primeira cervejaria da Vila e a segunda da cidade, em 1898. O Latitude, Longitude faz questão, ainda, de saber mais sobre um aspecto da cultura que se mantém principalmente graças às tradições familiares: a gastronomia, mais especificamente os doces típicos alemães, hoje tão bem inseridos nos costumes de Itoupava.


08:30

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


09:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 26: O homem, o espaço, o tempo

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O homem cordial de Ribeiro Couto. O coronel nordestino de Marcos Vinicios Vilaça. O carioca da Belle Époque de João do Rio. Na cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras, um paulistano, um pernambucano e um carioca que viveram recortes de tempo e espaço completamente diferentes uns dos outros contribuem para a literatura com visões diversas sobre o homem. Neste episódio de Imortais da Academia, multifacetados Brasis são vistos a partir dos prismas dos múltiplos tipos humanos retratados por cada um dos autores elencados como destaques da cadeira 26.


10:10

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.


10:45

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.


11:45

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


12:05

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.


13:25

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


14:00

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


14:25

Rainha

Ficção201630minBrasilLivre


De Sabrina Fidalgo Com Sabrina Fidalgo, Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.


15:00

Bike Amor - Episódio Conexões

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Aline Cavalcante, jornalista, se mudou de Aracaju para São Paulo, onde passou a usar a bicicleta como meio de transporte. Fundou "O Gangorra", um coletivo de iniciativas sobre ciclomobilidade e ocupação urbana. Exerceu um papel chave no cicloativismo paulistano nos últimos anos, tendo sido retratada pelo documentário sueco "Bikes vs Carros".

Próximas Exibições:
Sex, 20 set às 18:40h


15:25

No Caminho do Bem - Episódio O Mal e suas Representações

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Se as religiões se dedicam a praticar o bem, fato é que o mal e suas representações também são amplamente presentes na maioria das tradições religiosas. Este episódio pergunta: o que é o mal e como ele está presente em nossas vidas?


16:30

A Vida Começa aos... - Episódio Luiza

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Luaa Gabanini, Ana Antunes, Maria Santana Dias

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que - ela não sabe - tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.


16:50

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série "OPUS".


17:15

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.

Próximas Exibições:
Qui, 17 out às 21:00h


18:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Ana Cañas

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Ana é das intérpretes e autoras mais viscerais da sua geração. Daquelas artistas que se rasgam no palco, como se vê com a bela interpretação de "Tô na Vida", parceria sua com Arnaldo Antunes e Lucio Maia. "Existe um tônus emocional diferente quando estou cantando uma canção minha ou de outros compositores. Costumo enlouquecer mais cantando a dos outros. Acho que nas dos outros fico mais livre.", garante. Ela nos brinda com uma linda interpretação do clássico "La Vie en Rose", que canta para lembrar de sua avó. Ana canta também "Mulher", de sua autoria, e "Mal Secreto", de Macalé e Waly Salomão.


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Fotógrafos da Fé

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Alex Baradel, Adenor Gondim, Aristides Alvez, João Machado, Mirian Fichtner

Sincretismo religioso é tema deste episódio. Através do olhar delicado e respeitoso de fotógrafos que muitas vezes sequer creem em Deus, mergulhamos no universo do sagrado e do profano. Encontramos religiosidade até mesmo em Cuba, onde vemos o registro da figura de Che Guevara em uma sinagoga. Damos destaque a imagens de celebrações pouco conhecidas, como a saga dos penitentes no sertão e as Guardas de Congado de Minas. Também discutimos os tabus sobre a fotografia do sagrado, como a proibição de capturar imagens de entidades incorporadas.

Próximas Exibições:
Ter, 15 out às 20:30h


19:45

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.


20:45

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.

Próximas Exibições:
Ter, 3 dez às 22:00h


21:45

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música, são contados em meio às transformações do Rio de Janeiro, com imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.