Terça-feira, 7 de Maio de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 14:00h
Qua, 8 mai às 08:00h
Sáb, 11 mai às 18:00h


00:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Presença de Villa-Lobos - Episódio 1

201826minBrasil


Heitor Villa-Lobos foi um exímio violoncelista e violonista, numa época em que o violoncelo era considerado um instrumento digno de pessoas bem nascidas e o violão era visto como uma coisa de malandros. Villa-Lobos soube transitar pelos dois mundos como ninguém, e levou o gênero popular do choro para as salas de concerto. A série Presença de Villa-Lobos explora as influências que ele sofreu e a que exerceu sobre outros compositores.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 14:30h
Qua, 8 mai às 08:30h
Sáb, 11 mai às 10:05h


01:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 15:00h
Qua, 8 mai às 09:00h
Sáb, 11 mai às 10:40h


02:00

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 16:00h
Qua, 8 mai às 10:00h
Sáb, 11 mai às 22:10h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Atena - Sabedoria Armada

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Atena nasceu do crânio de Zeus, vestindo um capacete e segurando uma lança. Ela era a defensora dos heróis, do Estado, da humanidade, a quem ofereceu muitas invenções. Também era uma mulher linda que chamava muita atenção, incluindo a do deus Hefesto. Ela lutava frequentemente com seu arquirrival Poseidon. Atena sentiu ciúmes em somente uma ocasião: quando a jovem Aracne, especialista em tecelagem, alegou que superava qualquer pessoa - incluindo Atena. Para uma deusa, até a sensível Atena, foi difícil aguentar.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 12:00h
Qua, 8 mai às 06:00h


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob

Documentário201352minFrança12 anos


De Auberi Edler

Gérard Oury dirigiu "As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob" em 1973. Louis de Funès, em seu papel habitual - um autoritário que aterroriza todos a sua volta - um papel realçado pelo racismo e antissemitismo, é forçado a conspirar com um líder árabe e se disfarça como um rabino ortodoxo. Mais de sete milhões de pessoas correram para os cinemas para assistir a esta fábula sobre aprendizado e tolerância. O roteiro foi escrito em uma época em que aviões eram sequestrados por palestinos e durante a crise dos reféns nos Jogos Olímpicos de Munique. O filme foi lançado em outubro de 1973, quinze dias depois do início da Guerra de Yom Kipur. A esposa do distribuidor do filme, Georges Cravenne, que era contra o lançamento do filme, tenta sequestrar um voo entre Paris e Nice e é baleada e morta pela polícia. Gérard Oury adora fábulas, vaudeville e pares de atores como antagonistas opostos. Ele é sujeito à intolerância nos bairros judeus ortodoxos de Nova York, onde ele foi forçado a parar de filmar depois de ter sido chamado de pornógrafo. Ele também desistiu de filmar na rua Rosiers, em Paris, trocando para um bairro em Saint Denis.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 12:40h
Qua, 8 mai às 06:40h
Sáb, 11 mai às 05:15h


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Patrícia Melo indica o livro “O estrangeiro”, de Albert Camus

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Patrícia Melo é autora dos livros “Fogo fátuo”, “Inferno”, entre outros. Neste episódio, ela comenta uma de suas obra favoritas, o clássico francês “O estrangeiro”, de Albert Camus.

Próximas Exibições:
Ter, 7 mai às 13:50h
Qua, 8 mai às 07:50h
Dom, 12 mai às 07:15h


06:00

Quartier Latin - Maio de 68

Documentário197890minFrançaLivre


De William Klein

Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O filme é levado à população, estudantes, militantes, ativistas, pessoas que no dia a dia não têm quase contato umas com as outras e podem, de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, yuppies insatisfeitos, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.


07:45

A Vida Começa aos... - Episódio Jonas

Ficção201518minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Nani de Oliveira, Fernanda Dâ?TUmbra, Ney Piacentini, Rudifran Pompeu

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial - ele pode prever o futuro - consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.


08:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Palmares eterno

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.


09:10

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen. O golpe leva ao fechamento dos legislativos federal e estaduais, à extinção dos partidos políticos e a uma nova Constituição, além da censura e perseguição aos imigrantes. O início do regime promove a diversificação da economia e a consolidação de direitos trabalhistas.


10:20

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.


11:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864 o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai. A criação do corpo dos voluntários da Pátria. Brasileiros de todos os cantos se unem nos campos de batalha. A importância política da guerra, a ascensão de Duque de Caxias e a resistência e queda do imperador PARAGUAIO. As crianças paraguaias no campo de batalha nos 5 anos da guerra que deixou mais de 370 mil mortos.


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Atena - Sabedoria Armada

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Atena nasceu do crânio de Zeus, vestindo um capacete e segurando uma lança. Ela era a defensora dos heróis, do Estado, da humanidade, a quem ofereceu muitas invenções. Também era uma mulher linda que chamava muita atenção, incluindo a do deus Hefesto. Ela lutava frequentemente com seu arquirrival Poseidon. Atena sentiu ciúmes em somente uma ocasião: quando a jovem Aracne, especialista em tecelagem, alegou que superava qualquer pessoa - incluindo Atena. Para uma deusa, até a sensível Atena, foi difícil aguentar.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 06:00h


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob

Documentário201352minFrança12 anos


De Auberi Edler

Gérard Oury dirigiu "As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob" em 1973. Louis de Funès, em seu papel habitual - um autoritário que aterroriza todos a sua volta - um papel realçado pelo racismo e antissemitismo, é forçado a conspirar com um líder árabe e se disfarça como um rabino ortodoxo. Mais de sete milhões de pessoas correram para os cinemas para assistir a esta fábula sobre aprendizado e tolerância. O roteiro foi escrito em uma época em que aviões eram sequestrados por palestinos e durante a crise dos reféns nos Jogos Olímpicos de Munique. O filme foi lançado em outubro de 1973, quinze dias depois do início da Guerra de Yom Kipur. A esposa do distribuidor do filme, Georges Cravenne, que era contra o lançamento do filme, tenta sequestrar um voo entre Paris e Nice e é baleada e morta pela polícia. Gérard Oury adora fábulas, vaudeville e pares de atores como antagonistas opostos. Ele é sujeito à intolerância nos bairros judeus ortodoxos de Nova York, onde ele foi forçado a parar de filmar depois de ter sido chamado de pornógrafo. Ele também desistiu de filmar na rua Rosiers, em Paris, trocando para um bairro em Saint Denis.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 06:40h
Sáb, 11 mai às 05:15h


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Patrícia Melo indica o livro “O estrangeiro”, de Albert Camus

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Patrícia Melo é autora dos livros “Fogo fátuo”, “Inferno”, entre outros. Neste episódio, ela comenta uma de suas obra favoritas, o clássico francês “O estrangeiro”, de Albert Camus.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 07:50h
Dom, 12 mai às 07:15h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 08:00h
Sáb, 11 mai às 18:00h


14:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Presença de Villa-Lobos - Episódio 1

201826minBrasil


Heitor Villa-Lobos foi um exímio violoncelista e violonista, numa época em que o violoncelo era considerado um instrumento digno de pessoas bem nascidas e o violão era visto como uma coisa de malandros. Villa-Lobos soube transitar pelos dois mundos como ninguém, e levou o gênero popular do choro para as salas de concerto. A série Presença de Villa-Lobos explora as influências que ele sofreu e a que exerceu sobre outros compositores.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 08:30h
Sáb, 11 mai às 10:05h


15:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 09:00h
Sáb, 11 mai às 10:40h


16:00

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 10:00h
Sáb, 11 mai às 22:10h


18:00

Quem se Importa - Episódio Atados

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Amigos e estudantes de Administração na FEA-USP tiveram, em 2012, uma ótima ideia: criar uma rede social voltada para o trabalho voluntário. O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em vagas de voluntariado, são possibilidades de experiências e vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que têm em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações - com nós mesmos e com o mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 04:00h
Qui, 9 mai às 06:00h
Sáb, 11 mai às 07:15h


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Tracunhaém para ver e ouvir

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude pegou a estrada, se embrenhou na Zona da Mata de Pernambuco e chegou a Tracunhaém, uma cidade em que a vida se divide entre a cana de açúcar e o barro. É terra de homens e mulheres acostumados às asperezas do cotidiano, onde o dia a dia vira inspiração para a arte. Da cana, surgiu o maracatu. Do barro, esculturas. O episódio apresenta os homens e mulheres que fazem o maracatu

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 04:40h
Qui, 9 mai às 06:40h
Sáb, 11 mai às 08:00h


19:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio O Poeta: da resistência cultural a Moscou

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar como membro do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE), que reunia artistas que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas. Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros, Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e, posteriormente, Maria Bethânia. Com espetáculos de sucesso de público e crítica, o Grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade, afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos, onde um quarto fechado passa a ser seu cenário cotidiano. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 05:20h
Qui, 9 mai às 07:20h
Seg, 13 mai às 05:00h


20:00

Designers do Brasil - Episódio Heloísa Crocco

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Heloísa Crocco

Heloísa Crocco é um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina, com projetos desenvolvidos no Brasil, Colômbia e Uruguai, entre outros países. Sua pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras tem aplicações em louças, roupas de cama, pranchas de surfe, móveis, papelaria, roupas e até chocolates. A essência e a força de seu trabalho vêm de seu olhar atento à natureza, que lhe ensina com suas cores, formas, texturas, equilíbrio e harmonia. Além de designer, Heloisa é artista plástica.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 00:00h
Qui, 9 mai às 08:00h
Sáb, 11 mai às 18:35h


20:40

Caçadores da Alma - Episódio Paris Photo

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Guido Costa, Julian Sanders, Natasha Carvana, Cedric Deulsaux, Stephane Duroy

No episódio de abertura da série, visitamos uma das feiras de fotografia mais importantes do mundo, a Paris Photo, realizada anualmente na França. Lá, entrevistamos artistas de várias gerações e tendências estéticas. A equipe foi surpreendida por atentados terroristas que causaram a morte de mais de cem pessoas. Com a feira fechada, buscou novos fotógrafos em Paris e em Berlim, com o mesmo espírito de pluralidade. Nesses encontros, conhecemos um fotógrafo que tem um dos poucos registros de Yasser Arafat com a cabeça descoberta.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 00:40h
Qui, 9 mai às 08:40h
Sáb, 11 mai às 19:40h


21:20

Estados da Arte - Episódio Palavra

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A relevância da palavra nos diversos suportes da arte contemporânea. Arnaldo Antunes faz a circulação entre o pop e o erudito, da palavra-canção à palavra-visual. Wlademir Dias-Pino busca o ilimitado na criação de poemas visuais. Alex Hamburger e a multiplicidade dos usos da palavra: livro de artista, performance, poema objeto, poesia sonora. O artista como agenciador de encontros e enunciados - Ricardo Basbaum apresenta uma Conversa Falada.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 01:20h
Qui, 9 mai às 09:20h
Dom, 12 mai às 14:40h


22:00

Diego Velázquez - Realismo Selvagem

Documentário201452minFrançaLivre


De Karim Aïnouz

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 02:00h
Qui, 9 mai às 10:00h
Dom, 12 mai às 19:30h


23:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil18 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas Artes Cênicas do país. Neste episódio de Onde Nascem As Ideias, acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios. A direção é de Carolina Sá, fotografia de Louise Botkay e Camila Freitas e montagem de Marília Moraes e Virginia Primo.

Próximas Exibições:
Qua, 8 mai às 03:00h
Qui, 9 mai às 11:00h
Sáb, 11 mai às 21:10h