Domingo, 14 de Abril de 2019


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1918 a 1932

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

Os grandes cineastas rebeldes mundo afora.


01:10

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.


01:40

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.


02:10

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Flavia Pinheiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Tuca Siqueira

No último episódio da série, encontramos a performer Flávia Pinheiro em temporada no Recife. Estrangeira de si mesma, a paulista se considera de lugar algum depois de diversas experiências pelo mundo. Na rotina de ensaios da artista que decidiu não ter morada para permanecer em frequente deslocamento, cabe a eterna busca pela pesquisa do movimento.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 07:00h


02:45

Bahia de todos os santos

Documentário197450minBrasilLivreRJ


De Maurice Capovilla

Documentário sobre a cidade de Salvador a partir das semanas do carnaval de 1974. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 12:00h


03:45

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 13:00h


04:45

As Mil Mulheres

Documentário201884minBrasilLivreRJ


De Rita Toledo

A convite do filme, quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Entre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta. Ao entrelaçar arte e ativismo, o documentário lança luz às diversas faces do feminismo hoje.


06:20

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Casamento de Maria Braun

Documentário201352minFrança10 anos


De François Levy Kuentz

Rainer Werner Fassbinder filmou ´O Casamento de Maria Braun´ em 1979. O filme é sobre a vida e o destino de maria Braun, contando a ascenção e a queda dessa grande aventureira e mulher excepcional, que viveu na Alemanha Ocidental entre 1945 e 1953. Casada com um soldado, Hermann, durante os três últimos meses do Terceiro Reich, Maria Braun mata seu amante quando seu marido volta para casa. Ela consegue escapar da prisão porque ele alega a culpa em seu lugar. Fassbinder nasceu no final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, morrendo em 1982. Ele é uma grande força do novo cinema alemão e tem grande influência na Europa.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 01:20h


07:20

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 00:25h


08:15

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".


08:50

Onde Nascem as Ideias - Episódio Lia

Documentário201843minBrasilLivre


De Carolina Sá

Acompanha o processo de criação do espetáculo “Para Que O Céu Não Caia” da coreógrafa Lia Rodrigues, inspirado no livro do xamã Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. A partir de conversas e de registros dos ensaios e do espetáculo, o episódio revela o universo criativo de Lia e a construção coletiva de um corpo de bailarinos. Com direção de Carolina Sá e fotografia de Louise Botkay o episódio faz um retrato da criação potente da coreógrafa.


09:40

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 08:00h


10:45

Arquitetos - Episódio Eduardo de Almeida

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

No meio da chamada arquitetura brutalista de São Paulo, influenciada por Le Corbusier, Eduardo de Almeida traz referências norte-americanas por meio do estudo da obra de Frank Lloyd Wright, criador de uma arquitetura horizontal relacionada com a paisagem. Ele incorpora essas referências na linguagem em São Paulo e, com isso, traz grandes contribuições. Eduardo é um arquiteto obsessivo pela modulação dos materiais e dos desenhos, criando espaços elegantes sempre lastreados por esse sentido de medida. É também um grande professor da FAU/USP.


11:25

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 21: Entre o cânone e a liberdade

Documentário201726minBrasilLivre


De Belisario Franca

Batizada por Paulo Coelho de “cadeira da utopia”, a poltrona 21 já havia sido chamada antes de “cadeira do ecletismo”. Mas o codinome por mais vezes associado a ela foi “cadeira da liberdade”. Dentre os acadêmicos que valorizaram esta marca, estão José do Patrocínio, uma das figuras mais importantes do movimento abolicionista no Brasil, e Dias Gomes, dramaturgo e novelista que permeou suas criações de crítica social, humor corrosivo e personagens inesquecíveis. Neste episódio de Imortais da Academia, destaque ainda para a presença de Adonias Filho, que foi saudado, em sua chegada à Academia Brasileira de Letras, pelo amigo e oponente político Jorge Amado.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 09:00h


12:00

Instantes Cruzados - Episódio Helenbar - A fotografia e a realidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com esta técnica no Brasil. Helena de Barros é a convidada que debaterá com Milton Guran sobre a evolução no processo de manipulação de imagens.


12:35

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasilLivreGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 05:35h
Seg, 15 abr às 15:00h


13:00

Clementina

Documentário201875minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


14:30

Elena

Documentário201282minBrasil14 anosSP


De Petra Costa

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.


16:10

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.


16:45

Jean-Michel Basquiat

Documentário201052minFrançaLivre


De Jean Michel Vecchiet

Quando surgiu em meados da década de 1970, o movimento Pop Art estava dando seus últimos suspiros. Chamada de "uma arte que todo mundo faz", no início dos anos 1960, Andy Warhol fez seu nome. E lá veio Jean-Michel Basquiat, contando outra história deste período marcado por um profundo vazio encharcado de imagens que se anulavam mutuamente. E Warhol, o mestre pensador desse mundo hiper-ocidental, o símbolo de uma cultura predominantemente branca, se tornaria o estudante e aprenderia sobre o mundo, praticando suas escalas mais uma vez com esse garoto afro-americano. O trabalho de Jean-Michel Basquiat foi apresentado através de uma grande exposição no Musée d´Art Moderne em Paris no último período de 2010.


17:45

Revista Curta! - Episódio 14/04/2019

201915minBrasil


Sinopse Indisponível


18:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 14:00h
Ter, 16 abr às 08:00h


19:00

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 10:20h


20:35

Estrada de Sonhos

Documentário201591minBrasilLivreRJ


De Pedro von Krüger

O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 15:15h
Ter, 16 abr às 09:15h


22:20

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.