Domingo, 24 de Março de 2019


00:00

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.

Próximas Exibições:
Qua, 17 jul às 23:00h


01:00

Os Irmãos Mai

Ficção201319minBrasilLivreSP


De Thais Fujinaga

Dois irmãos precisam levar um presente para sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo.


01:25

De tanto olhar o céu, gastei meus olhos

Ficção201725minBrasilLivrePE


De Nathália Tereza Com Edilson Silva, Maria Eny

O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.


02:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.

Próximas Exibições:
Ter, 16 jul às 19:20h


02:35

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.


03:05

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".


04:50

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hades - Um Rei Relutante

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sozinho em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou, e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.


05:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 3

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A terceira e última parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Ter, 11 jun às 19:20h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Discreto Charme da Burguesia

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Andreu

Luis Buñuel dirigiu ´O Charme Discreto da Burguesia´ em 1972. Pertencendo ao mesmo círculo de notáveis, seis personagens tentam, repetidamente, compartilhar uma refeição, mas todas as tentativas falham, seja por invasão de estranhos, seja por acontecimentos imprevistos. Sem trama ou psicologia, os personagens são arquétipos (um embaixador, dois casais burgueses, um bispo, um coronel, um ministro, um terrorista e gângsteres) em um filme entre o passado e o presente, entre a memória e a fantasia, entre o sonho e a realidade.


07:00

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.


07:25

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.

Próximas Exibições:
Sex, 21 jun às 18:00h


08:15

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".

Próximas Exibições:
Seg, 17 jun às 20:00h


08:45

Onde Nascem as Ideias - Episódio Mana

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a designer e poeta Mana Bernardes ao longo do processo de fabricação e construção de algumas de suas obras. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra a personagem durante a elaboração de sua linha de objetos numa fabrica de vidros em Curitiba, a montagem de uma Merkabah, estrutura de bambu, exposta numa praça pública no Rio de Janeiro, além de uma conversa íntima sobre design, poesia, joias e alimentação. Com trilha original do músico Marcelo Jeneci, o episódio faz um recorte poético da trajetória de vida e da arte de Mana Bernardes.


09:35

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Mudar o Mundo

Documentário201452minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Quais são as alternativas para o futuro? É essa a questão que “Mudar o Mundo” procura responder. O escritor Salman Rushdie, o filósofo Michael Sandel, o matemático Geofrey West e a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland são convidados a refletir sobre o mundo contemporâneo e suas possibilidades. As questões da censura e os limites da criação artística, o crescimento exponencial das cidades, a urgência dos problemas ecológicos e a necessidade de uma nova ética nas relações humanas são alguns dos temas investigados.

Próximas Exibições:
Qui, 20 jun às 22:25h


10:35

Arquitetos - Episódio Mapa

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mapa é uma associação, um escritório virtual entre dois escritórios, um, no Brasil, sediado em Porto Alegre, e, outro, no Uruguai, em Montevidéu. Os associados trabalham com a ideia de unidade latino-americana, e que faz muita falta para nós no Brasil. A marca do trabalho do Mapa é o uso do pré-fabricado, utilizando inclusive contêineres, elementos que vem de indústria e que são montados no canteiro com grande agilidade e praticidade, lançando mão de estruturas metálicas e de madeira, materiais pouco comuns em nossa linguagem no Brasil, que tende a ser mais a do concreto armado.

Próximas Exibições:
Ter, 30 jul às 20:00h


11:10

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 18: Um lugar para o chai

Documentário201826minBrasilLivre


De Belisario Franca

O número 18 da cadeira – chai, em hebraico, vida –, é um compromisso com a perenidade”. A frase, dita por Arnaldo Niskier quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, serve de inspiração para este episódio da série Imortais da Academia. Aproveitando a relação feita por Niskier entre o número da cadeira e o significado da palavra 18 em hebraico, o episódio resgata a trajetória de alguns dos principais nomes que ocuparam a vaga. São eles: o crítico José Veríssimo, aguerrido defensor da literatura nacional; o médico e escritor Peregrino Júnior, que elegeu a Amazônia como seu foco principal; e o próprio Arnaldo Niskier, que em sua vida conciliou jornalismo, magistério e literatura.


11:40

Meia Hora com Darcy

Documentário201030minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner Com Darcy Ribeiro

Em dezembro de 1996, o antropólogo e político Darcy Ribeiro concordou em receber o cineasta Roberto Berliner para uma conversa de meia hora em seu apartamento em Brasília. Expressando-se com a habitual veemência e paixão, cobriu uma grande gama de assuntos. Dois meses depois, Darcy morreu e o material ficou guardado. O diretor decidiu apresentar este depoimento histórico sem cortes.


12:15

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock". Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário.


14:15

Evoé - Retrato de Um Antropófago

Documentário2010104minBrasil16 anosSP


De Tadeu Jungle, Elaine Cesar

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.


16:15

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.

Próximas Exibições:
Seg, 27 mai às 22:30h


17:45

Revista Curta! - Episódio 24/03/19

201915minBrasil


Com Pedro Süssekind, Heloisa Espada, Isabella Rjeille, Bemti

Nesta edição da revista: uma exposição sobre a obra do cineasta e pensador Harun Farocki discute como as imagens são usadas em sistemas de controle da sociedade; a pintora Djanira ganha uma grande retrospectiva no Masp, quarenta anos depois de sua morte; o professor de Filosofia Pedro Süssekind conta como Shakespeare reinventou a tragédia; e o cantor Bemti fala de suas direções musicais, do uso da viola caipira a letras sobre questões de gênero.


18:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.

Próximas Exibições:
Sex, 26 jul às 22:30h


19:30

Domingos

Documentário200971minBrasilLivreRJ


De Maria Ribeiro Com Paulo José, Pedro Cardoso, Fernanda Montenegro

O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX.

Próximas Exibições:
Ter, 16 jul às 21:25h


21:00

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Qui, 13 jun às 21:20h


23:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.