Quinta-feira, 21 de Março de 2019


00:00

Os Irmãos Mai

Ficção201319minBrasilLivreSP


De Thais Fujinaga

Dois irmãos precisam levar um presente para sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo.


00:25

De tanto olhar o céu, gastei meus olhos

Ficção201725minBrasilLivrePE


De Nathália Tereza Com Edilson Silva, Maria Eny

O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.


01:00

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em "Como Nascem os Anjos" (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 05:40h


01:25

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.


02:35

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Próximas Exibições:
Qua, 1 mai às 21:25h


04:00

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 04:05h


04:30

No Caminho do Bem - Episódio O Bem

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Neste episódio de "No Caminho do Bem”, refletimos sobre o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, com a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal que elas pregam. Através do testemunho de fiéis, o episódio convida o público a entender o bem dentro da ótica religiosa.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 02:30h


05:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


06:00

Quem se Importa - Episódio Banco de Alimentos

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e de combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade - e em quantidade suficiente - para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização e produção, perfeitos para o consumo. Luciana coleta o excedente de alimentos em fazendas, supermercados ou empresas e o redistribui por organizações sociais. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas por mês. Para que a ONG Banco de Alimentos consiga alcançar seus objetivos, trabalha de maneiras distintas e interligadas: fornece alimentos através do combate ao desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas.


06:30

Latitude, Longitude - Episódio Cordisburgo, a cidade-memória

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude visita a memória daquela que é conhecida como

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 04:40h


07:00

Designers do Brasil - Episódio Rico Lins

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Rico Lins

Rico Lins é um dos mais importantes designers gráficos brasileiros. À assepsia e limpeza do design predominantes nos anos 1980, ele contrapôs a tradução visual da confusão do cotidiano nas metrópoles e a abertura para múltiplas influências. Rico é um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 03:30h


07:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 05:10h


08:00

Arquitetos - Episódio Mapa

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mapa é uma associação, um escritório virtual entre dois escritórios, um, no Brasil, sediado em Porto Alegre, e, outro, no Uruguai, em Montevidéu. Os associados trabalham com a ideia de unidade latino-americana, e que faz muita falta para nós no Brasil. A marca do trabalho do Mapa é o uso do pré-fabricado, utilizando inclusive contêineres, elementos que vem de indústria e que são montados no canteiro com grande agilidade e praticidade, lançando mão de estruturas metálicas e de madeira, materiais pouco comuns em nossa linguagem no Brasil, que tende a ser mais a do concreto armado.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 10:35h


08:35

Instantes Cruzados - Episódio Cipó - Os limites de uma câmera

Documentário201826minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo.


09:10

Evoé - Retrato de Um Antropófago

Documentário2010104minBrasil16 anosSP


De Tadeu Jungle, Elaine Cesar

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 14:15h


11:05

Onde Nascem as Ideias - Episódio Mana

Documentário201843minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a designer e poeta Mana Bernardes ao longo do processo de fabricação e construção de algumas de suas obras. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra a personagem durante a elaboração de sua linha de objetos numa fabrica de vidros em Curitiba, a montagem de uma Merkabah, estrutura de bambu, exposta numa praça pública no Rio de Janeiro, além de uma conversa íntima sobre design, poesia, joias e alimentação. Com trilha original do músico Marcelo Jeneci, o episódio faz um recorte poético da trajetória de vida e da arte de Mana Bernardes.


12:00

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 04:05h


12:30

No Caminho do Bem - Episódio O Bem

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Neste episódio de "No Caminho do Bem”, refletimos sobre o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, com a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal que elas pregam. Através do testemunho de fiéis, o episódio convida o público a entender o bem dentro da ótica religiosa.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 02:30h


13:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Gastronomia

Documentário201626minBrasilLivre


De Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. Neste episódio, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Nascida no Líbano, a cozinheira e artista plástica Sheila Mann diz que se sente os dois lados da mesma moeda: é judia e árabe. Por meio da culinária, ela busca a coexistência pacífica entre esses dois povos.


14:00

Os Irmãos Mai

Ficção201319minBrasilLivreSP


De Thais Fujinaga

Dois irmãos precisam levar um presente para sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo.


14:25

De tanto olhar o céu, gastei meus olhos

Ficção201725minBrasilLivrePE


De Nathália Tereza Com Edilson Silva, Maria Eny

O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.


15:00

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em "Como Nascem os Anjos" (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.

Próximas Exibições:
Seg, 25 mar às 05:40h


15:25

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.


16:35

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Próximas Exibições:
Qua, 1 mai às 21:25h


18:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


18:50

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


19:25

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.


20:00

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Mudar o Mundo

Documentário201452minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Quais são as alternativas para o futuro? É essa a questão que “Mudar o Mundo” procura responder. O escritor Salman Rushdie, o filósofo Michael Sandel, o matemático Geofrey West e a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland são convidados a refletir sobre o mundo contemporâneo e suas possibilidades. As questões da censura e os limites da criação artística, o crescimento exponencial das cidades, a urgência dos problemas ecológicos e a necessidade de uma nova ética nas relações humanas são alguns dos temas investigados.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 09:35h


21:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 18: Um lugar para o chai

Documentário201726minBrasilLivre


De Belisario Franca

O número 18 da cadeira – chai, em hebraico, vida –, é um compromisso com a perenidade”. A frase, dita por Arnaldo Niskier quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, serve de inspiração para este episódio da série Imortais da Academia. Aproveitando a relação feita por Niskier entre o número da cadeira e o significado da palavra 18 em hebraico, o episódio resgata a trajetória de alguns dos principais nomes que ocuparam a vaga. São eles: o crítico José Veríssimo, aguerrido defensor da literatura nacional; o médico e escritor Peregrino Júnior, que elegeu a Amazônia como seu foco principal; e o próprio Arnaldo Niskier, que em sua vida conciliou jornalismo, magistério e literatura.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 11:10h


21:30

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 21:00h


23:25

Meia Hora com Darcy

Documentário201030minBrasilLivreRJ


De Roberto Berliner Com Darcy Ribeiro

Em dezembro de 1996, o antropólogo e político Darcy Ribeiro concordou em receber o cineasta Roberto Berliner para uma conversa de meia hora em seu apartamento em Brasília. Expressando-se com a habitual veemência e paixão, cobriu uma grande gama de assuntos. Dois meses depois, Darcy morreu e o material ficou guardado. O diretor decidiu apresentar este depoimento histórico sem cortes.

Próximas Exibições:
Dom, 24 mar às 11:40h