Domingo, 17 de Março de 2019


00:00

Pina

Documentário2011106minAlemanhaLivre


De Wim Wenders

O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.

Próximas Exibições:
Ter, 6 ago às 22:00h


02:00

A Outra Margem

Ficção201526minBrasilLivre


De Nathália Tereza Com Pepa Quadrini, Natalia Mazarim

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor.


02:30

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


02:50

3 Minutos

Ficção19995minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo Com Lisa Becker, Werner Schünemann, Sérgio Lulkin

Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.


03:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jul às 04:35h


03:35

Terra Prometida - Episódio O Anjo de Hamburgo

Animação201526minBrasil16 anos


De Paschoal Samora

Aracy Guimarães Rosa driblou os protocolos da diplomacia brasileira e conseguiu vistos e passaportes para centenas de refugiados judeus, salvando-os da carnificina nazista. Por seus atos de heroísmo, ficou conhecida como "O Anjo de Hamburgo". Morando na Alemanha com o filho e trabalhando no setor de vistos e passaportes do Consulado Brasileiro, conhece João Guimarães Rosa, com quem vive intensa paixão até a morte do escritor, em 1967. Lá, Aracy faz o possível para facilitar a saída dos judeus da Alemanha: além dos vistos e das falsas declarações de residência, ela chega a esconder judeus em sua própria casa e a transportá-los pessoalmente em carro até cruzarem a fronteira germânica.


04:05

Grandes Mitos Gregos - Episódio Os Amores de Zeus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa


04:35

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Ter, 4 jun às 19:20h


05:10

Paletas - Episódio Gauguin

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Eugène-Henri-Paul Gauguin.


05:45

Impressões do Mundo - Episódio Eduardo Sacheri - Literatura e cinema na Argentina

Documentário201625minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Muitos livros foram adaptados para o cinema na Argentina com enorme sucesso de público e crítica. Um dos maiores exemplos é "O Segredo dos Seus olhos", de Eduardo Sacheri, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013. Atualmente, muitos livros de novos escritores inspiram cineastas e roteiristas. Uma reflexão sobre esse caminho, os temas preferenciais para adaptações cinematográficas e a experiência de Eduardo Sacheri.


06:15

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


07:15

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Caçadores Coletores

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

No kit de sobrevivência de nossos ancestrais, havia de tudo um pouco: de pau e conchas a ossos e até presas das feras pré-históricas que caçavam. Mas sua ferramenta mais duradora foi mesmo a pedra lascada. Com ela, nossos ancestrais fabricaram armas, raspadores, furadeiras e adornos. Com o castigo do tempo, são esses artefatos líticos que ficaram para contar a sua história, que é também a nossa.

Próximas Exibições:
Sex, 14 jun às 18:00h


08:05

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Motion - Imagens em Movimento

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Provavelmente tida como uma das mais novas categorias do design gráfico, o “motion design” na verdade remonta às origens do cinema. Neste episódio, vamos ouvir um pouco das referências e entender o processo criativo de alguns dos mais importante profissionais atuando no mercado brasileiro, todos com reconhecimento internacional, além de saber como foi a origens da animação contemporânea brasileira.


09:05

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.

Próximas Exibições:
Qui, 6 jun às 20:00h


10:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação entre o objeto arquitetônico, o raciocínio da infraestrutura e edifícios de habitação social. Eles combinam e tratam com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.

Próximas Exibições:
Ter, 23 jul às 20:00h


10:35

Esse Negócio de Livro - Episódio Cena editorial independente

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O termo “bibliodiversidade”, criado nos anos 1990 por editores independentes, costuma ser usado com o intuito de trazer à tona a importância da diversidade de publicações no mundo dos livros. Em outras palavras, para falar que quanto mais editores, mais espaços de venda e mais nichos de públicos para as publicações, melhor para o mercado editorial como um todo. Neste episódio, editores e autores falam sobre estratégias alternativas para manter vivo um mercado para além dos grandes players. São eles: Estevão Azevedo, Marcelino Freire e Noemi Jaffe (como autores); e Delfin, Eduardo Lacerda, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira e Pedro Almeida (como profissionais de mercado).


11:05

Che Guevara, além do mito

Documentário201752minFrançaLivre


De Tencrede Ramonet

Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, se preocupou em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na história. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito.

Próximas Exibições:
Ter, 20 ago às 18:00h


12:05

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


14:30

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.

Próximas Exibições:
Qui, 1 ago às 22:20h


16:00

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.


17:45

Revista Curta! - Episódio 17/03/19

201915minBrasil


Com Marcos Chaves, Alice Riff, Helena Theodoro, Francisco Franca, Thais Nicolau

Nesta edição da revista: a diretora Alice Riff ressalta a importância da política para a juventude brasileira, depois de ter registrado o processo de composição do grêmio estudantil de uma escola estadual no documentário "Eleições"; após ficar anos afastado das artes visuais, Francisco Franca mostra as pinturas que tem feito, encorajado pelo amigo e famoso artista Marcos Chaves; a socióloga e escritora Helena Theodoro explica como a biografia de Martinho da Vila é representativa de todo um grupo étnico; e a idealizadora do Festival de Música Contemporânea Brasileira, Thais Nicolau, conta sobre o cenário nacional da primeira arte.


18:00

Grandes Cenas - Episódio Todas as Mulheres Do Mundo

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em "Todas as Mulheres do Mundo" (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz.


18:25

Instantes Cruzados - Episódio Foletto - A força do Fotojornalismo

Documentário201824minBrasilLivre


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira, jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é a convidada para dialogar sobre este tema.

Próximas Exibições:
Ter, 13 ago às 20:30h


19:00

Tão Longe é Aqui

Documentário201375minBrasil10 anosRJ


De Eliza Capai Com Fatima, Teresa, Windia, Siham, Assia

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Próximas Exibições:
Sex, 21 jun às 20:00h


20:20

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.

Próximas Exibições:
Seg, 27 mai às 21:30h


21:20

Ingmar Bergman - Por trás da máscara

Documentário201752minFrançaLivre


De Manuelle Blanc

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um ano peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de "Persona". O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.

Próximas Exibições:
Qua, 10 jul às 23:00h


22:20

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.