Quarta-feira, 13 de Março de 2019


00:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação entre o objeto arquitetônico, o raciocínio da infraestrutura e edifícios de habitação social. Eles combinam e tratam com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.


00:35

Instantes Cruzados - Episódio Foletto - A força do Fotojornalismo

Documentário201824minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira, jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é a convidada para dialogar sobre este tema.


01:05

Pina

Documentário2011106minAlemanhaLivre


De Wim Wenders

O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.


03:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Motion - Imagens em Movimento

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Provavelmente tida como uma das mais novas categorias do design gráfico, o “motion design” na verdade remonta às origens do cinema. Neste episódio, vamos ouvir um pouco das referências e entender o processo criativo de alguns dos mais importante profissionais atuando no mercado brasileiro, todos com reconhecimento internacional, além de saber como foi a origens da animação contemporânea brasileira.


04:00

Quem se Importa - Episódio Rede Asta

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Em 2002, a advogada carioca Alice Freitas largou o emprego em uma multinacional e se lançou numa viagem pelo mundo em busca de iniciativas sustentáveis na área social. Juntou-se a duas amigas, e lançaram a Rede Asta, que é um tem a missão de ajudar a diminuir a desigualdade social brasileira. A Rede Asta leva a consumidores produtos para casa e moda feitos à mão por grupos de artesãos de regiões de baixa renda. As empreendedoras sociais atuam no empoderamento da mulher artesã e de seu pequeno negócio por meio de treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda.


04:30

Latitude, Longitude - Episódio Toda a ginga de Madureira

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O bairro de Madureira é sinônimo de diversidade musical. Neste episódio, o Latitude, Longitude faz uma viagem no tempo a começar pela dança mais tradicional do local, o jongo e suas raízes africanas, passando pelo samba, que tem sua origem calcada na atividade jongueira, e, finalmente, chegando ao que há de mais contemporâneo e atual em Madureira, a dança charme. Embalado por estes ritmos, o programa chega ao terreiro do


05:00

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.

Próximas Exibições:
Qua, 4 set às 19:30h


05:30

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Os Amores de Zeus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa


06:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


07:30

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música. "Eu não sei se sou uma pessoa melhor ou pior por conta da minha relação com a música. É tipo a minha relação com a minha mãe. Não sei onde ela me melhora ou piora, só sei que é parte de mim". E para começar a nos emocionar ela interpreta "Cuitelinho", canção meio folclórica do início do século passado que já teve versões de Pena Branca e Xavantinho e Milton Nascimento. Ainda de sua infância ela relembra "A História de Uma Gata". Seguindo em frente ela interpreta "Reggae Raiz", da banda Natiruts. Do seu repertório nos enche os olhos com versões de "Tudo Diferente", "Altar Particular" e "Aurora". "Eu canto por que toco violão. Comecei a cantar para não me perder nas partes das músicas que gostava de tocar". É, ela não se perdeu mesmo!


08:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


09:30

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


12:00

Quem se Importa - Episódio Rede Asta

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Em 2002, a advogada carioca Alice Freitas largou o emprego em uma multinacional e se lançou numa viagem pelo mundo em busca de iniciativas sustentáveis na área social. Juntou-se a duas amigas, e lançaram a Rede Asta, que é um tem a missão de ajudar a diminuir a desigualdade social brasileira. A Rede Asta leva a consumidores produtos para casa e moda feitos à mão por grupos de artesãos de regiões de baixa renda. As empreendedoras sociais atuam no empoderamento da mulher artesã e de seu pequeno negócio por meio de treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda.


12:30

Latitude, Longitude - Episódio Toda a ginga de Madureira

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O bairro de Madureira é sinônimo de diversidade musical. Neste episódio, o Latitude, Longitude faz uma viagem no tempo a começar pela dança mais tradicional do local, o jongo e suas raízes africanas, passando pelo samba, que tem sua origem calcada na atividade jongueira, e, finalmente, chegando ao que há de mais contemporâneo e atual em Madureira, a dança charme. Embalado por estes ritmos, o programa chega ao terreiro do


13:00

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.

Próximas Exibições:
Qua, 4 set às 19:30h


13:30

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.


14:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação entre o objeto arquitetônico, o raciocínio da infraestrutura e edifícios de habitação social. Eles combinam e tratam com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.


14:35

Instantes Cruzados - Episódio Foletto - A força do Fotojornalismo

Documentário201824minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira, jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é a convidada para dialogar sobre este tema.


15:05

Pina

Documentário2011106minAlemanhaLivre


De Wim Wenders

O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.


17:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Motion - Imagens em Movimento

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Provavelmente tida como uma das mais novas categorias do design gráfico, o “motion design” na verdade remonta às origens do cinema. Neste episódio, vamos ouvir um pouco das referências e entender o processo criativo de alguns dos mais importante profissionais atuando no mercado brasileiro, todos com reconhecimento internacional, além de saber como foi a origens da animação contemporânea brasileira.


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Boaventura de Sousa Santos

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial pesquisou e publicou trabalhos em diversos temas, como globalização, ecologia, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. Neste episódio, Boaventura nos conta como foram seus estudos e sua infância, pois foi o primeiro filho de operário a se formar na Universidade de Coimbra. Além disso, fala sobre o neoliberalismo e os novos desafios que a esquerda enfrenta no mundo de hoje, principalmente a América Latina.

Próximas Exibições:
Seg, 16 set às 18:30h


18:30

No Caminho do Bem - Episódio Destino x Livre Arbítrio

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de “No Caminho do Bem” aborda como diferentes orientações religiosas entendem a relação entre destino e livre arbítrio. Representantes do candomblé, espiritismo e budismo revelam como nossas escolhas dialogam com a predestinação.


19:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Arquitetura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. O episódio aborda vida e obra desses personagens, cujas famílias migraram para o Brasil trazendo o legado da cultura judaica.


20:00

A Outra Margem

Ficção201526minBrasilLivrePR


De Nathália Tereza Com Pepa Quadrini, Natalia Mazarim

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor.


20:29

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.


20:48

3 Minutos

Ficção19995minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo Com Lisa Becker, Werner Schünemann, Sérgio Lulkin

Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.


21:00

Grandes Cenas - Episódio Todas as Mulheres Do Mundo

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em "Todas as Mulheres do Mundo" (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz.


21:20

Ingmar Bergman - Por trás da máscara

Documentário201752minFrançaLivre


De Manuelle Blanc

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um ano peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de "Persona". O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.


22:20

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.