Domingo, 10 de Fevereiro de 2019


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


01:00

Mains Propres

Documentário20158minBrasilLivre


De Louise Botkay

Um olhar sobre o tema da dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana.


01:10

Vertières I II III

Documentário20149minBrasilLivreRJ


De Louise Botkay

A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. A diretora Louise Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Explorando eixos como disciplina/controle, natureza/ternura e ruína/resistência, a obra investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.


01:20

Cordilheira de Amora II

Documentário201512minBrasilLivre


De Jamille Fortunato

A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 17 abr às 20:00h


01:35

Babás

Documentário201021minBrasilLivreRJ


De Consuelo Lins

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.


02:00

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.


02:35

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...

Próximas Exibições:
Qua, 24 abr às 18:40h


03:00

Memórias do Brasil - Episódio Zé Celso - Ser Viceral

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu

Um dos nomes mais importantes e polêmicos da história do teatro brasileiro, Zé Celso dirigiu, escreveu e adaptou diversos espetáculos ao longo de quase 60 anos de carreira, tendo sido premiado diversas vezes. Fundador do Grupo de Teatro Oficina, suas obras são marcadas pela ousadia e provocam debates acerca de tabus morais e questões políticas. Perseguido e exilado durante a Ditadura Militar, Zé Celso voltou ao Brasil em 1978 e, desde então, tem se dedicado a manter viva a tradição vanguardista do Teatro Oficina.


04:00

Bike Amor - Episódio Segunda chance

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Branco, mecânico de bicicletas, saiu de casa aos 9 anos e foi parar na Cracolândia de São Paulo. Desde pequeno, se interessava por bikes e gostava de observar os mecânicos trabalhando. Um dia, pediu para trabalhar como ajudante. Nas horas livres, treinava manobras, chamando a atenção de um homem que depois se tornaria seu anjo da guarda e segundo pai. Incentivado a participar de competições de BMX, Branco decidiu largar o crack e hoje é considerado um dos melhores mecânicos de bicicleta de São Paulo.


04:20

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.


05:00

Impressões do Mundo - Episódio Naomi Wolf - A Literatura de Naomi Wolf e o Ativismo Feminista

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A luta feminista ao longo do século passado, suas conquistas e os desafios que se apresentam para as mulheres no mundo atual. A sociedade de consumo, os padrões de beleza e seus parâmetros irreais compõem os principais temas de investigação e da escritora estadunidense que se tornou sucesso mundial e provoca intensos debates em diversos países. As diferenças culturais e o que une as mulheres em suas lutas pela emancipação.


05:30

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!


06:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.


07:30

Camarim em Cena - Episódio Maria Alice Vergueiro

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Maria Alice Vergueiro

O "Camarim em Cena" promove um encontro entre público e figuras do teatro. Neste episódio, a convidada é a atriz Maria Alice Vergueiro, que teve a companhia do ator Luciano Chirolli e do crítico Jefferson Del Rios.


08:30

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 20:00h


09:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.


10:00

Nós, Documentaristas - Episódio Emílio Domingos

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Emí­lio Domingos

No episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.


10:35

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.


11:05

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.


11:45

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?

Próximas Exibições:
Seg, 15 abr às 22:10h


13:30

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.


14:00

Terreiros do Brincar

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Renata Meirelles

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.


15:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


15:40

Batismo de Sangue

Ficção2006110minBrasil14 anosMG


De Helvécio Ratton Com Murilo Grossi, Marcélia Cartaxo, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Daniel de Oliveira

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.


17:45

Revista Curta! - Episódio 10/02/19

Jornalismo201915minBrasilLivre


Com Pedro Brí­cio, Gabriel Murga, Gustavo Vinagre, Julia Katharine, Luiz Gabriel Lopes

Nesta edição da revista: o diretor Gustavo Vinagre fala de sua parceria com a atriz trans Julia Katharine, que resultou no filme "Lembro mais dos corvos"; o autor Gabriel Murga comenta os poemas do livro "Brisas"; o dramaturgo Pedro Brício inventa um Rio de Janeiro futurista em que franceses e holandeses querem invadir a cidade, na comédia teatral "Rio 2065"; e o cantor Luiz Gabriel Lopes conta tudo sobre o projeto Rosa Neon.


18:00

A Revolução da Escola 1918-1939

Documentário201652minFrançaLivre


De Joanna Grudzinska

Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 22:20h


19:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 2 mai às 21:40h


19:30

Paulo Moura - Alma brasileira

Documentário201386minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel

O documentário apresenta a trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos "rejeitados" de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e a formar um retrato mais completo de Paulo Moura. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e sobre o cenário musical brasileiro.

Próximas Exibições:
Seg, 1 abr às 20:30h


21:00

Diário de Uma Busca

Documentário2010105minBrasilLivreRJ


De Flavia Castro

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.


23:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente.