Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018


00:00

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.

Próximas Exibições:
Seg, 17 dez às 08:00h


01:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


01:30

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.


02:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.

Próximas Exibições:
Seg, 17 dez às 06:00h


02:30

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Sobre homens e jacarés - A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na maioria das lagoas e canais da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, a chamada Baixada de Jacarepaguá, a taxa de oxigênio é zero. Nas águas negras sobrevivem apenas os jacarés, tanques de guerra que existem e resistem há 200 milhões de anos. Mas mesmo os jacarés estão fadados à extinção na região que leva seu nome. A temperatura determina o sexo desses animais. Na água quente de esgoto nascem somente machos, e eles já são 80% da população das lagoas. Remando contra a corrente de degradação, porém, o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, liderado por dois moradores incansáveis, tem conseguido mobilizar tanto a sociedade quanto o poder público em ações inéditas para tentar reverter o caos ambiental - e, quem sabe, salvar os jacarés.


03:30

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".

Próximas Exibições:
Seg, 17 dez às 12:00h
Ter, 18 dez às 06:00h


05:20

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.


06:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivre


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no Projeto Genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".


07:05

Memórias do Brasil - Episódio Nildão - Pichador de Nuvens

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Cau Gomes, Dona Ana, Giovanni Soares, Gutemberg Cruz, Guto Lacaz

Inspirado no cotidiano dos baianos, Nildão construiu sua trajetória como cartunista e designer gráfico. Com 12 livros publicados e diversos prêmios, é reconhecidamente um dos maiores nomes do cartum brasileiro. Com amigos e parceiros como Cau Gomes e Gutemberg Cruz, Nildão relembra momentos marcantes de sua história.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.


08:55

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.


10:20

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.


10:50

Esse Negócio de Livro - Episódio O mercado do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil – montantes de vendas, os principais segmentos de mercado, órgãos mais atuantes, hábitos de leitura dos brasileiros, políticas públicas, enfim, as engrenagens que fazem a máquina girar. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio com histórias que já viveram durante a carreira – ela, escritora com muitos anos de estrada e mais de 25 títulos publicados; ele, chegado há pouco no mundo das publicações e já recordista de vendas. E, ainda, alguns dos profissionais mais experientes do ramo compartilham suas visões sobre o mercado do livro no Brasil: Carlos Andreazza, Cláudio Rothmuller, Luiz Antonio Torelli, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Almeida e Roberto Feith.


11:25

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.


12:00

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 06:00h


14:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 08:00h


15:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 09:00h


16:30

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

"Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta das mulheres brasileiras hoje. O documentário fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas, e explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação. Vemos imagens de uma performance da artista Nina Giovelli e entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 10:30h


17:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Palmares eterno

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 11:00h


18:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Flavia Pinheiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Tuca Siqueira

No último episódio da série, encontramos a performer Flávia Pinheiro em temporada no Recife. Estrangeira de si mesma, a paulista se considera de lugar algum depois de diversas experiências pelo mundo. Na rotina de ensaios da artista que decidiu não ter morada para permanecer em frequente deslocamento, cabe a eterna busca pela pesquisa do movimento.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 04:00h
Qua, 19 dez às 06:00h
Sáb, 22 dez às 16:00h


18:35

Juventude Conectada - Episódio Educação

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Novas formas de aprendizagem é o que prometem as novas tecnologias. Nas salas de aula, elas ajudam os professores a avaliarem seus alunos e criarem planos de estudo personalizados. Fora de sala, o crowdlearning, que conecta quem ensina e quem quer aprender, quebra as barreiras da educação e incentiva o compartilhamento colaborativo e horizontal de conhecimento.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 04:35h
Qua, 19 dez às 06:35h
Sáb, 22 dez às 06:30h


19:05

Latitude, Longitude - Episódio Caruaru, a arte passada de pai para filho

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Caruaru, o Latitude, Longitude embarca nas artes passadas de pai para filho. Da literatura de cordel, passando pela cerâmica de barro e chegando à música popular, as tradições circulam no âmbito familiar e se mantém vivas na história da cidade. Olegário, por exemplo, é filho do cordelista Olegário Fernandes e, além de seguir os passos do pai, é responsável pelo museu do cordel. Já Mestre Vitalino é pai de Severino Vitalino, artista que trabalha fazendo reproduções das cerâmicas de barro feitas pelo pai. E Azulinho não nega as raízes de seu pai Azulão e dá seguimento à carreira musical na família.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 05:05h
Qua, 19 dez às 07:05h
Dom, 23 dez às 02:00h


19:35

Bike Amor - Episódio Cultura da bicicleta

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade, cresceu em Cotia, na grande São Paulo, e, durante um bom tempo, usava o carro em seus deslocamentos diários. Quando se mudou para um prédio sem garagem na capital, o carro passou a ser um problema. Ao mesmo tempo, resolveu usar a bicicleta em parte do trajeto para o trabalho. Quando foi convidado pela prefeitura para implantar o projeto das ciclovias de lazer, fez a migração final, e hoje só se desloca por bicicletas na cidade. Daniel se aprofundou no assunto, se tornando um dos maiores incentivadores da cultura da bicicleta no país.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 05:35h
Qua, 19 dez às 07:35h
Sáb, 22 dez às 15:00h


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Leo Jaime

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Leo Jaime nos conta que, no início de tudo, ouvia Jovem Guarda e o que chegava de rock estrangeiro no Brasil com um tio que andava de lambreta em Goiânia. "A música foi o caminho que encontrei para me comunicar melhor, me relacionar melhor com as pessoas". Juntando texto e melodia, mensagem e simplicidade de cantar, Leo interpreta "Rock das Cachorras", de Eduardo Dusek, "Sentado à Beira do Caminho" de Roberto e Erasmo Carlos, "Cartão Postal", da Rita e Paulo Coelho, e "Almost Blue", de Elvis Costello.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 00:00h
Qua, 19 dez às 08:00h
Sáb, 22 dez às 20:20h


20:40

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 00:40h
Qua, 19 dez às 08:40h
Dom, 23 dez às 15:10h


21:15

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 01:15h
Qua, 19 dez às 09:15h
Sáb, 22 dez às 12:00h


22:15

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 02:15h
Qua, 19 dez às 10:15h
Sáb, 22 dez às 07:00h