Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018


00:00

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 14:00h
Sáb, 15 dez às 12:50h
Seg, 17 dez às 00:00h


00:55

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 14:55h
Sáb, 15 dez às 22:35h
Seg, 17 dez às 08:55h


02:20

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 16:20h
Seg, 17 dez às 10:20h


02:50

Esse Negócio de Livro - Episódio O mercado do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil – montantes de vendas, os principais segmentos de mercado, órgãos mais atuantes, hábitos de leitura dos brasileiros, políticas públicas, enfim, as engrenagens que fazem a máquina girar. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio com histórias que já viveram durante a carreira – ela, escritora com muitos anos de estrada e mais de 25 títulos publicados; ele, chegado há pouco no mundo das publicações e já recordista de vendas. E, ainda, alguns dos profissionais mais experientes do ramo compartilham suas visões sobre o mercado do livro no Brasil: Carlos Andreazza, Cláudio Rothmuller, Luiz Antonio Torelli, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Almeida e Roberto Feith.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 16:50h
Sáb, 15 dez às 21:30h
Seg, 17 dez às 10:50h


03:25

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 17:25h
Sáb, 15 dez às 22:00h
Seg, 17 dez às 11:25h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 12:00h
Seg, 17 dez às 02:00h


04:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivre


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no Projeto Genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 12:30h
Seg, 17 dez às 06:30h


05:05

Memórias do Brasil - Episódio Nildão - Pichador de Nuvens

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Cau Gomes, Dona Ana, Giovanni Soares, Gutemberg Cruz, Guto Lacaz

Inspirado no cotidiano dos baianos, Nildão construiu sua trajetória como cartunista e designer gráfico. Com 12 livros publicados e diversos prêmios, é reconhecidamente um dos maiores nomes do cartum brasileiro. Com amigos e parceiros como Cau Gomes e Gutemberg Cruz, Nildão relembra momentos marcantes de sua história.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 13:05h
Sáb, 15 dez às 16:30h
Seg, 17 dez às 07:05h


06:00

Impressões do Mundo - Episódio Jean Claude Carrière - A linguagem da escrita

Documentário201623minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Jean-Claude Carrière é escritor, roteirista, dramaturgo e ensaista. Trabalhou como roteirista dos principais cineastas do mundo: Buñuel, Godard, Louis Malle, Milos Forman, Carlos Saura, Andrzej Wajda e Hector Babenco e adaptou para o teatro o épico indiano, o Mahabharata. Mestre da escrita, até hoje ministra aulas pelo mundo afora. Neste episódio, Jean-Claude Carrière nos conta as diferenças de linguagem de escrita nos seus mais diversos ramos de atuação.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 04:50h


06:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Sobre homens e jacarés - A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na maioria das lagoas e canais da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, a chamada Baixada de Jacarepaguá, a taxa de oxigênio é zero. Nas águas negras sobrevivem apenas os jacarés, tanques de guerra que existem e resistem há 200 milhões de anos. Mas mesmo os jacarés estão fadados à extinção na região que leva seu nome. A temperatura determina o sexo desses animais. Na água quente de esgoto nascem somente machos, e eles já são 80% da população das lagoas. Remando contra a corrente de degradação, porém, o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, liderado por dois moradores incansáveis, tem conseguido mobilizar tanto a sociedade quanto o poder público em ações inéditas para tentar reverter o caos ambiental - e, quem sabe, salvar os jacarés.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 03:45h
Seg, 17 dez às 02:30h


07:20

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 07:30h


08:00

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 13:50h


08:25

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 14:15h


08:50

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 14:40h


09:20

Grandes Cenas - Episódio Pixote, a Lei do Mais Fraco

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno

O diretor Hector Babenco relembra a cena da amamentação em "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980), um momento mágico que sintetiza o filme, sua delicadeza e brutalidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 20:15h


09:40

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

“Amor?” é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 07:00h


11:30

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 21:00h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 08:00h
Seg, 17 dez às 02:00h


12:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivre


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no Projeto Genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".

Próximas Exibições:
Seg, 17 dez às 06:30h


13:05

Memórias do Brasil - Episódio Nildão - Pichador de Nuvens

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Cau Gomes, Dona Ana, Giovanni Soares, Gutemberg Cruz, Guto Lacaz

Inspirado no cotidiano dos baianos, Nildão construiu sua trajetória como cartunista e designer gráfico. Com 12 livros publicados e diversos prêmios, é reconhecidamente um dos maiores nomes do cartum brasileiro. Com amigos e parceiros como Cau Gomes e Gutemberg Cruz, Nildão relembra momentos marcantes de sua história.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 16:30h
Seg, 17 dez às 07:05h


14:00

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 12:50h
Dom, 16 dez às 08:30h
Seg, 17 dez às 00:00h


14:55

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 22:35h
Seg, 17 dez às 08:55h


16:20

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 16:00h
Seg, 17 dez às 10:20h


16:50

Esse Negócio de Livro - Episódio O mercado do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil – montantes de vendas, os principais segmentos de mercado, órgãos mais atuantes, hábitos de leitura dos brasileiros, políticas públicas, enfim, as engrenagens que fazem a máquina girar. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio com histórias que já viveram durante a carreira – ela, escritora com muitos anos de estrada e mais de 25 títulos publicados; ele, chegado há pouco no mundo das publicações e já recordista de vendas. E, ainda, alguns dos profissionais mais experientes do ramo compartilham suas visões sobre o mercado do livro no Brasil: Carlos Andreazza, Cláudio Rothmuller, Luiz Antonio Torelli, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Almeida e Roberto Feith.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 21:30h
Seg, 17 dez às 10:50h


17:25

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 22:00h
Seg, 17 dez às 11:25h


18:00

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".

Próximas Exibições:
Seg, 17 dez às 03:30h


20:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 00:00h
Dom, 16 dez às 16:40h
Seg, 17 dez às 14:00h


21:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 01:00h
Dom, 16 dez às 20:30h
Seg, 17 dez às 15:00h


22:30

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

"Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta das mulheres brasileiras hoje. O documentário fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas, e explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação. Vemos imagens de uma performance da artista Nina Giovelli e entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 02:30h
Dom, 16 dez às 14:30h
Seg, 17 dez às 16:30h


23:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Palmares eterno

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 03:05h
Dom, 16 dez às 23:00h
Seg, 17 dez às 17:00h