Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018


00:00

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:00h
Dom, 16 dez às 00:45h


00:25

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:25h
Dom, 16 dez às 01:15h


00:50

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:50h
Dom, 16 dez às 01:40h


01:20

Grandes Cenas - Episódio Pixote, a Lei do Mais Fraco

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno

O diretor Hector Babenco relembra a cena da amamentação em "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980), um momento mágico que sintetiza o filme, sua delicadeza e brutalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 09:20h


01:40

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

“Amor?” é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 09:40h
Dom, 16 dez às 18:00h


03:30

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 11:30h
Dom, 16 dez às 10:30h


04:00

Impressões do Mundo - Episódio Jean Claude Carrière - A linguagem da escrita

Documentário201623minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Jean-Claude Carrière é escritor, roteirista, dramaturgo e ensaista. Trabalhou como roteirista dos principais cineastas do mundo: Buñuel, Godard, Louis Malle, Milos Forman, Carlos Saura, Andrzej Wajda e Hector Babenco e adaptou para o teatro o épico indiano, o Mahabharata. Mestre da escrita, até hoje ministra aulas pelo mundo afora. Neste episódio, Jean-Claude Carrière nos conta as diferenças de linguagem de escrita nos seus mais diversos ramos de atuação.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 06:00h
Dom, 16 dez às 04:50h


04:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Sobre homens e jacarés - A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na maioria das lagoas e canais da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, a chamada Baixada de Jacarepaguá, a taxa de oxigênio é zero. Nas águas negras sobrevivem apenas os jacarés, tanques de guerra que existem e resistem há 200 milhões de anos. Mas mesmo os jacarés estão fadados à extinção na região que leva seu nome. A temperatura determina o sexo desses animais. Na água quente de esgoto nascem somente machos, e eles já são 80% da população das lagoas. Remando contra a corrente de degradação, porém, o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, liderado por dois moradores incansáveis, tem conseguido mobilizar tanto a sociedade quanto o poder público em ações inéditas para tentar reverter o caos ambiental - e, quem sabe, salvar os jacarés.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 06:35h
Dom, 16 dez às 03:45h


05:20

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 07:20h
Dom, 16 dez às 07:30h


06:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 05:30h
Dom, 16 dez às 06:30h


06:45

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Adriana Lisboa

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

A escritora fala sobre sua formação inicial ligada à música e sobre a aparente distância de uma vida dedicada à literatura. Adriana Lisboa fala também sobre ser estrangeira, o oficio da escrita, a relação da palavra com o visual e o assunto como ponto determinante para o estilo da autora.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 03:15h


07:20

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 15:30h


08:00

Contatos Fotográficos - Episódio Andreas Gursky

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Muito mais que fotografias arquitetônicas ou de paisagem, as imagens de Gursky são, principalmente, variações na distância. Elas oferecem uma espécie de mapa do mundo, em uma escala que revela o pequeno espaço que o homem ocupa nele. Gursky é uma figura central no movimento da fotografia objetiva.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 14:00h


08:15

Contatos Fotográficos - Episódio Don Mccullin

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Reconhecido mundialmente por suas fotografias de guerra e conflitos urbanos, Don McCullin se especializou em examinar a parte inferiorizada da sociedade, retratando os desempregados, os pobres e os oprimidos.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 14:15h


08:30

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante "roubado" nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias.

Próximas Exibições:
Dom, 16 dez às 02:40h


09:05

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 08:50h
Dom, 16 dez às 19:50h


09:40

Testemunha 4

Documentário201165minBrasil10 anosRJ


De Marcelo Grabowsky Com Carla Ribas

Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O documentário acompanha a atriz Carla Ribas em uma apresentação teatral que durou 24 horas. O filme transita pelos ecos do real: a ficção, a representação, o relato, o testemunho e a memória, e investiga os limites entre atriz e personagem.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 04:00h


11:00

Inhotim Arte Presente - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 dez às 10:50h
Dom, 16 dez às 22:00h


12:00

Impressões do Mundo - Episódio Jean Claude Carrière - A linguagem da escrita

Documentário201623minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Jean-Claude Carrière é escritor, roteirista, dramaturgo e ensaista. Trabalhou como roteirista dos principais cineastas do mundo: Buñuel, Godard, Louis Malle, Milos Forman, Carlos Saura, Andrzej Wajda e Hector Babenco e adaptou para o teatro o épico indiano, o Mahabharata. Mestre da escrita, até hoje ministra aulas pelo mundo afora. Neste episódio, Jean-Claude Carrière nos conta as diferenças de linguagem de escrita nos seus mais diversos ramos de atuação.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 06:00h
Dom, 16 dez às 04:50h


12:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Sobre homens e jacarés - A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na maioria das lagoas e canais da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, a chamada Baixada de Jacarepaguá, a taxa de oxigênio é zero. Nas águas negras sobrevivem apenas os jacarés, tanques de guerra que existem e resistem há 200 milhões de anos. Mas mesmo os jacarés estão fadados à extinção na região que leva seu nome. A temperatura determina o sexo desses animais. Na água quente de esgoto nascem somente machos, e eles já são 80% da população das lagoas. Remando contra a corrente de degradação, porém, o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, liderado por dois moradores incansáveis, tem conseguido mobilizar tanto a sociedade quanto o poder público em ações inéditas para tentar reverter o caos ambiental - e, quem sabe, salvar os jacarés.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 06:35h
Dom, 16 dez às 03:45h


13:20

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Animação201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 07:20h
Dom, 16 dez às 07:30h


14:00

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:00h
Sáb, 15 dez às 13:50h
Dom, 16 dez às 00:45h


14:25

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:25h
Sáb, 15 dez às 14:15h
Dom, 16 dez às 01:15h


14:50

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 08:50h
Sáb, 15 dez às 14:40h
Dom, 16 dez às 01:40h


15:20

Grandes Cenas - Episódio Pixote, a Lei do Mais Fraco

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno

O diretor Hector Babenco relembra a cena da amamentação em "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980), um momento mágico que sintetiza o filme, sua delicadeza e brutalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 09:20h


15:40

Amor?

Documentário2010100minBrasilLivreSP


De João Jardim Com Julia Lemmertz, Angelo Antonio, Lilia Cabral, Du Moskovis, Letícia Colin

“Amor?” é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 09:40h
Sáb, 15 dez às 07:00h
Dom, 16 dez às 18:00h


17:30

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 11:30h
Dom, 16 dez às 10:30h


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 04:00h
Dom, 16 dez às 08:00h


18:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Ciência

Documentário201626minBrasilLivre


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Dois célebres médicos resgatam a trajetória de suas famílias, que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Filho de judeus vindos do Marrocos e da Alemanha, o oncologista Sergio Simon é hoje um dos maiores especialistas do país em sua área. Para ele, o Brasil é exemplo para o mundo, "uma sociedade que soube aceitar todos, permitindo uma convivência multicultural e harmônica". Nascido da união de um russo e uma polonesa, o geneticista Salmo Raskin, que trabalhou no Projeto Genoma, defende que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um "sentimento".

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 04:30h
Dom, 16 dez às 13:30h


19:05

Memórias do Brasil - Episódio Nildão - Pichador de Nuvens

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Rodrigo de Luna Com Cau Gomes, Dona Ana, Giovanni Soares, Gutemberg Cruz, Guto Lacaz

Inspirado no cotidiano dos baianos, Nildão construiu sua trajetória como cartunista e designer gráfico. Com 12 livros publicados e diversos prêmios, é reconhecidamente um dos maiores nomes do cartum brasileiro. Com amigos e parceiros como Cau Gomes e Gutemberg Cruz, Nildão relembra momentos marcantes de sua história.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 05:05h
Sáb, 15 dez às 16:30h
Dom, 16 dez às 05:30h


20:00

No Caminho do Bem - Episódio Deus

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" explora como diferentes doutrinas religiosas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 00:00h
Sáb, 15 dez às 12:50h
Dom, 16 dez às 08:30h


20:55

Quanto Tempo o Tempo Tem

Documentário201576minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência, nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? As novas tecnologias e a globalização promovem a produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais sugere a perda da mesma. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos. O documentário parte do conflito da diretora acerca da questão do tempo. Ela, que vive correndo contra o tempo com uma rotina intensa de compromissos, agora vive um grande desafio: encontrar mais tempo para realizar este documentário.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 00:55h
Dom, 16 dez às 12:05h


22:20

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 02:20h
Dom, 16 dez às 16:00h


22:50

Esse Negócio de Livro - Episódio O mercado do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil – montantes de vendas, os principais segmentos de mercado, órgãos mais atuantes, hábitos de leitura dos brasileiros, políticas públicas, enfim, as engrenagens que fazem a máquina girar. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio com histórias que já viveram durante a carreira – ela, escritora com muitos anos de estrada e mais de 25 títulos publicados; ele, chegado há pouco no mundo das publicações e já recordista de vendas. E, ainda, alguns dos profissionais mais experientes do ramo compartilham suas visões sobre o mercado do livro no Brasil: Carlos Andreazza, Cláudio Rothmuller, Luiz Antonio Torelli, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Almeida e Roberto Feith.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 02:50h
Sáb, 15 dez às 21:30h
Dom, 16 dez às 11:00h


23:25

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.

Próximas Exibições:
Sex, 14 dez às 03:25h
Sáb, 15 dez às 22:00h
Dom, 16 dez às 11:30h