Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


00:35

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


01:05

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


01:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


04:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio DJ Waldo Squash

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Neste episódio, acompanhamos a intensa rotina produtiva do artista autodidata DJ Waldo Squash e seus diversos projetos. Do cantinho do seu quarto em casa, onde faz suas músicas, Waldo nos conta a riqueza e a variedade do cenário musical do Norte do país e da sua busca de produzir em outros estilos, sem perder sua originalidade e suas raízes culturais.


04:35

Juventude Conectada - Episódio Empreendedorismo

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Eles viabilizam produções coletivamente, valorizam a experiência em vez da posse, criam possibilidades de consumo baseadas no compartilhamento, empregam habilidades como moeda de troca e usam a internet para realizar suas ideias. Os jovens empreendedores estão revolucionando a economia com novos modelos de negócio criativos e inovadores, que trazem uma nova consciência e movimentam milhões de reais.


05:05

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.


05:40

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.


06:00

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.


07:00

Chomsky e Cia - Episódio Parte 2

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam focam em seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. Os diretores entrevistam Chomsky, dificilmente disponível, e embarcam em uma viagem através de cidades americanas e europeias a fim de encontrar seguidores de uma forma libertária de pensamento.


08:00

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.


09:35

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


11:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Morte e destruição

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares parece indestrutível, mas com novas táticas, o paulista Fernão Carrilho destrói diversos quilombos. Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares. Uma guerra interna com a participação dos portugueses arrasa Cucaú. Ganga Zumba morre. Zumbi segue livre com seu povo.


12:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio DJ Waldo Squash

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Neste episódio, acompanhamos a intensa rotina produtiva do artista autodidata DJ Waldo Squash e seus diversos projetos. Do cantinho do seu quarto em casa, onde faz suas músicas, Waldo nos conta a riqueza e a variedade do cenário musical do Norte do país e da sua busca de produzir em outros estilos, sem perder sua originalidade e suas raízes culturais.


12:35

Juventude Conectada - Episódio Empreendedorismo

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Eles viabilizam produções coletivamente, valorizam a experiência em vez da posse, criam possibilidades de consumo baseadas no compartilhamento, empregam habilidades como moeda de troca e usam a internet para realizar suas ideias. Os jovens empreendedores estão revolucionando a economia com novos modelos de negócio criativos e inovadores, que trazem uma nova consciência e movimentam milhões de reais.


13:05

Latitude, Longitude - Episódio Prudentópolis, a Ucrânia é aqui

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Em Prudentópolis, cidade paranaense em que 75% da população é descendente de ucranianos, o Latitude, Longitude explora aspectos da cultura daquele país entranhados em terras brasileiras. A partir do artesanato de pêssankas (ovos pintados à mão), de um almoço recheado de comidas típicas em uma pousada situada dentro de um canyon e da apresentação de dança de um grupo folclórico ucraniano, o episódio apresenta a cidade que faz questão de manter suas raízes como tradição local.


13:40

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Marcelo Jeneci

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

A música já estava em sua casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Fazia e consertava as sanfonas de grandes sanfoneiros. Neste episódio, ele conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. "Acho que a música é um estado feito o líquido, gasoso. É um estado que me é minha melhor amiga, mãe, amante e que soma com a minha solitude. Me amansa e me instiga". No repertório, merece destaque a linda versão que fez para "Não Tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e a surpreendente interpretação de "Lua Vai", do Katinguelê. Vemos uma emocionante versão de sua canção "Feito Para Acabar", que deu o título de seu segundo disco.


14:35

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


15:05

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


15:40

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


18:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


18:45

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Adriana Lisboa

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

A escritora fala sobre sua formação inicial ligada à música e sobre a aparente distância de uma vida dedicada à literatura. Adriana Lisboa fala também sobre ser estrangeira, o oficio da escrita, a relação da palavra com o visual e o assunto como ponto determinante para o estilo da autora.


19:20

Designers do Brasil - Episódio Antônio Bernardo

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Antônio Bernardo

Antonio Bernardo é um dos mais reconhecidos designers de joias no Brasil, com endereços comerciais em diversos países. Começou a exercer seu ofício nos anos 1970, surpreendendo com suas peças usáveis, leves e flexíveis, com movimento. Muitas de suas joias são mutantes, cabendo ao próprio usuário terminar de "desenhá-las" em seu próprio corpo. A aparente simplicidade do design resulta de um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da joalheria, fruto de sua experiência na banca de ourives. Desenvolveu técnicas próprias como o acabamento fosco do ouro e diferentes tipos de lapidação das pedras.


20:00

Contatos Fotográficos - Episódio Andreas Gursky

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Muito mais que fotografias arquitetônicas ou de paisagem, as imagens de Gursky são, principalmente, variações na distância. Elas oferecem uma espécie de mapa do mundo, em uma escala que revela o pequeno espaço que o homem ocupa nele. Gursky é uma figura central no movimento da fotografia objetiva.


20:15

Contatos Fotográficos - Episódio Don Mccullin

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Reconhecido mundialmente por suas fotografias de guerra e conflitos urbanos, Don McCullin se especializou em examinar a parte inferiorizada da sociedade, retratando os desempregados, os pobres e os oprimidos.


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante "roubado" nas ruas, a riqueza do trabalho daqueles que gostam de usar a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas. São instantes que revelam a alma de anônimos, políticos, artistas. Também mostramos o trabalho de fotógrafos que se dedicam a clicar a pluralidade de temas que compõem a nossa identidade mas precisam de reconhecimento, como mulheres que lutam contra o assédio, famílias LGBT, comunidades de travestis e a vida dos moradores de periferias.


21:05

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.


21:40

Testemunha 4

Documentário201165minBrasil10 anosRJ


De Marcelo Grabowsky Com Carla Ribas

Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O documentário acompanha a atriz Carla Ribas em uma apresentação teatral que durou 24 horas. O filme transita pelos ecos do real: a ficção, a representação, o relato, o testemunho e a memória, e investiga os limites entre atriz e personagem.


23:00

Inhotim Arte Presente - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.