Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018


00:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 14:00h
Qui, 6 dez às 08:00h
Sáb, 8 dez às 22:25h


00:35

Caçadores da Alma - Episódio Cuba e a Fotografia

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Leysis Quesada, Humberto Mayol, Ira Block, Alvaro Vilella, José Julian Martí

Em Cuba, vamos ao encontro de diversas vertentes da fotografia. Veteranos mostram a corrente mais conhecida, a política, em imagens icônicas de Fidel Castro, de Che Guevara e dos balseiros que tentavam fugir da ilha. Já a nova safra, criada depois da Revolução de 1959, centra seu trabalho em um discurso autorreferencial, onde o indivíduo é mais importante que o grupo. Aqui, o importante não é fotografar a realidade que se vê, mas criar a partir do que se pensa. Há outros que não se encaixam em correntes estéticas, como a fotógrafa que documenta o Balé Nacional de Cuba com imagens que remetem aos clássicos da pintura e um artista que usa cadáveres para compor suas fotos.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 14:35h
Qui, 6 dez às 08:35h
Sáb, 8 dez às 17:30h


01:10

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 15:10h
Qui, 6 dez às 09:10h
Sáb, 8 dez às 08:50h


01:45

Joan Miró de perto

Documentário52minFrançaLivre


De Albert Solé

Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 15:45h
Qui, 6 dez às 09:45h
Sáb, 8 dez às 23:00h


02:45

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 16:45h
Qui, 6 dez às 10:45h
Sáb, 8 dez às 18:05h


03:00

Inhotim - Arte Presente - Episódio Olafur Eliasson

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e com alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 17:00h
Qui, 6 dez às 11:00h
Sáb, 8 dez às 11:00h


04:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 12:00h
Qui, 6 dez às 06:00h
Sáb, 8 dez às 05:15h


04:45

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes. Naquele tempo, brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Agora eles são mais do que uma banda: Claudio Miranda e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Por meio das soluções para a autossuficiência - ao nível da água, do alimento e da energia -, a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 12:45h
Qui, 6 dez às 06:45h
Sáb, 8 dez às 15:25h


05:25

Designers do Brasil - Episódio Renato Imbroisi

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Renato Imbroisi

Renato Imbroisi está inteiramente mergulhado no universo da revitalização técnica e estética do artesanato. Já fez mais de 140 projetos no Brasil e também em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália e Chile. Utiliza fibras vegetais, palhas, sementes, algodão, prata e lã, entre outros materiais. Renato tem ainda uma criação autoral como designer têxtil, com peças também produzidas artesanalmente.

Próximas Exibições:
Qua, 5 dez às 13:25h
Qui, 6 dez às 07:25h
Dom, 9 dez às 15:00h


06:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Onisajé

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Encenadora que vive e se inspira no Candomblé para desenvolver suas pesquisas e seu trabalho teatral. Neste episódio de "Entrenós", a equipe acompanha a artista por uma semana, e relata seu cotidiano de deslocamento entre Salvador e Alagoinhas, sua cidade natal no interior da Bahia.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 dez às 16:00h


06:35

Juventude Conectada - Episódio Comunicação Democrática

Documentário201526minBrasil12 anosSP


De Luiz Bolognesi

Democratização da mídia na prática, compromisso com a informação e aprofundamento da pauta. Essa é a proposta dos novos criadores de conteúdo independentes e dos jornalistas que se proclamam livres. Eles se unem em rede e se arriscam nas ruas para promover coberturas e debates que não têm espaço nos grandes veículos de comunicação.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 dez às 06:05h


07:05

Latitude, Longitude - Episódio Paraty, uma cidade feita a mãos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude descobre uma Paraty que é feita a mãos. Seja no incentivo à leitura na biblioteca comunitária Cora Coralina, nas telas do artista Júlio Paraty ou na tradição da ciranda resguardada nos quarenta anos de estrada do grupo "Os Coroas Cirandeiros". A partir desses três aspectos que ajudam a delinear a identidade cultural da cidade, Paraty se desdobra em várias facetas, mas mantém o estímulo ao desenvolvimento artístico como interseção entre todas elas.

Próximas Exibições:
Seg, 10 dez às 03:30h


07:40

Bike Amor - Episódio Cicloativismo

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Thiago Benicchio, jornalista, é um típico paulistano da classe média que, quando fez 18 anos, ganhou um carro. Ele fazia todos os seus deslocamentos de carro até realizar, como trabalho de conclusão de curso, um documentário sobre mobilidade urbana chamado "Sociedade do Automóvel". Thiago se deu conta de que era possível usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo e se encantou pelo movimento, tornando-se um dos maiores influenciadores do ativismo paulistano.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 dez às 15:00h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Odair José

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Chega a ser emocionante ver a trajetória de Odair José e a consciência que ele tem de seu trabalho. Um dos compositores brasileiros que mais soube retratar o comportamento das pessoas de sua época. Neste episódio, vemos ele falando sobre a ditadura e sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Odair José ilustra o papo com "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)". "Eu sou um compositor popular e vivo estudando aquilo que acontece com as pessoas e transformo isto numa crônica musical e devolvo", explica. Desta época sombria, ele ainda nos brinda com uma versão singela de "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. Fala também de seu encontro com Raul Seixas, da Jovem Guarda, da Bossa Nova e traz versões de "Corina, Corina" e "Ritmo de Chuva". Com vocês, Odair José, que, como disse Ronaldo Bôscoli, é o cantor dos fracos e comprimidos.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 dez às 20:45h


08:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Dom, 9 dez às 14:30h


09:00

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizado nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema – o estúdio, a orquestra, os solistas –, e vemos de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.

Próximas Exibições:
Dom, 9 dez às 03:00h


09:30

Vinicius

Documentário2005120minBrasil12 anosRJ


De Miguel Faria Jr. Com Gilberto Gil, Caco Ciocler, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Maria Bethânia

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos e os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música, são contados em meio às transformações do Rio de Janeiro, com imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.


12:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 1

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 06:00h
Sáb, 8 dez às 05:15h


12:45

Quem se Importa - Episódio Favela da Paz

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Há mais de 20 anos, Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela, São Paulo, para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes. Naquele tempo, brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão. Agora eles são mais do que uma banda: Claudio Miranda e sua família criaram o Instituto Favela da Paz, um ponto de cultura, estúdio de gravação e local de vários cursos. A visão da Favela da Paz é tornar-se um modelo replicável e um centro de educação para a autonomia e para a paz. Por meio das soluções para a autossuficiência - ao nível da água, do alimento e da energia -, a organização inspira a sociedade para a recuperação da autonomia e da riqueza das comunidades locais.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 06:45h
Sáb, 8 dez às 15:25h


13:25

Designers do Brasil - Episódio Renato Imbroisi

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Renato Imbroisi

Renato Imbroisi está inteiramente mergulhado no universo da revitalização técnica e estética do artesanato. Já fez mais de 140 projetos no Brasil e também em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália e Chile. Utiliza fibras vegetais, palhas, sementes, algodão, prata e lã, entre outros materiais. Renato tem ainda uma criação autoral como designer têxtil, com peças também produzidas artesanalmente.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 07:25h
Dom, 9 dez às 15:00h


14:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 08:00h
Sáb, 8 dez às 22:25h


14:35

Caçadores da Alma - Episódio Cuba e a Fotografia

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Leysis Quesada, Humberto Mayol, Ira Block, Alvaro Vilella, José Julian Martí

Em Cuba, vamos ao encontro de diversas vertentes da fotografia. Veteranos mostram a corrente mais conhecida, a política, em imagens icônicas de Fidel Castro, de Che Guevara e dos balseiros que tentavam fugir da ilha. Já a nova safra, criada depois da Revolução de 1959, centra seu trabalho em um discurso autorreferencial, onde o indivíduo é mais importante que o grupo. Aqui, o importante não é fotografar a realidade que se vê, mas criar a partir do que se pensa. Há outros que não se encaixam em correntes estéticas, como a fotógrafa que documenta o Balé Nacional de Cuba com imagens que remetem aos clássicos da pintura e um artista que usa cadáveres para compor suas fotos.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 08:35h
Sáb, 8 dez às 17:30h


15:10

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 09:10h
Sáb, 8 dez às 08:50h


15:45

Joan Miró de perto

Documentário52minFrançaLivre


De Albert Solé

Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 09:45h
Sáb, 8 dez às 23:00h


16:45

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 10:45h
Sáb, 8 dez às 18:05h


17:00

Inhotim - Arte Presente - Episódio Olafur Eliasson

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e com alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 11:00h
Sáb, 8 dez às 11:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Eduardo Sacheri - Literatura e cinema na Argentina

Documentário201625minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Muitos livros foram adaptados para o cinema na Argentina com enorme sucesso de público e crítica. Um dos maiores exemplos é "O Segredo dos Seus olhos", de Eduardo Sacheri, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013. Atualmente, muitos livros de novos escritores inspiram cineastas e roteiristas. Uma reflexão sobre esse caminho, os temas preferenciais para adaptações cinematográficas e a experiência de Eduardo Sacheri.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 04:00h
Sex, 7 dez às 06:00h
Dom, 9 dez às 05:00h


18:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Barra da Tijuca - O paraíso agoniza

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

No início da década de 1990, a população da Barra da Tijuca não passava de 100 mil habitantes. Hoje beira 1 milhão de pessoas. De olho no espaço e na beleza da região, o setor imobiliário se espalhou. Só esqueceram de um detalhe: saneamento básico. A esperança de colocar em prática um projeto de despoluição foi pelo ralo com a crise do Estado, e agora, passadas as Olimpíadas e desligados os holofotes, as lagoas agonizam sem luz no fim do túnel.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 04:35h
Sex, 7 dez às 06:35h
Dom, 9 dez às 03:30h


19:20

Terra Prometida - Episódio O Anjo de Hamburgo

Documentário201526minBrasil16 anos


De Paschoal Samora

Aracy Guimarães Rosa driblou os protocolos da diplomacia brasileira e conseguiu vistos e passaportes para centenas de refugiados judeus, salvando-os da carnificina nazista. Por seus atos de heroísmo, ficou conhecida como "O Anjo de Hamburgo". Morando na Alemanha com o filho e trabalhando no setor de vistos e passaportes do Consulado Brasileiro, conhece João Guimarães Rosa, com quem vive intensa paixão até a morte do escritor, em 1967. Lá, Aracy faz o possível para facilitar a saída dos judeus da Alemanha: além dos vistos e das falsas declarações de residência, ela chega a esconder judeus em sua própria casa e a transportá-los pessoalmente em carro até cruzarem a fronteira germânica.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 05:20h
Sex, 7 dez às 07:20h
Dom, 9 dez às 07:30h


20:20

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 00:20h
Sex, 7 dez às 08:20h
Sáb, 8 dez às 14:20h


20:40

Abigail

Documentário201616minBrasilLivrePE


De Isabel Penoni, Valentina Homem

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 00:40h
Sex, 7 dez às 08:40h
Sáb, 8 dez às 14:40h


21:00

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 01:00h
Sex, 7 dez às 09:00h
Sáb, 8 dez às 18:30h


23:30

Nós, Documentaristas - Episódio Joel Zito

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Joel Zito

No episódio, o cineasta e pesquisador acadêmico Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco” e “Raça”, fala a respeito do processo de criação de seus filmes e aborda temas importantes para a sua filmografia, como o racismo presente na televisão, sobretudo nas telenovelas, tema de seu documentário "A Negação do Brasil”.

Próximas Exibições:
Qui, 6 dez às 03:30h
Sex, 7 dez às 11:30h
Sáb, 8 dez às 21:20h