Domingo, 25 de Novembro de 2018


00:00

A Influência da Geração Beat

Documentário201352minFrançaLivre


De Xavier Villetard

Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Do início em Nova York, no final da 2ª Guerra Mundial; passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de "Howl" (Ginsberg), "On the Road" (Kerouac) e "Naked Lunch" (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 10:20h
Qui, 31 jan às 21:30h


01:00

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Qua, 26 dez às 20:50h


01:26

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


01:44

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

O que Tim Maia pensa numa linguagem antiacadêmica, misturando seu papo com música e deixando a montagem fluir no swing de Tim.


02:00

Latitude, Longitude - Episódio Goiás com açúcar e com afeto

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade de Goiás, o Latitude, Longitude viaja por um cenário de poesia, açúcar e belezas naturais. O episódio mostra a casa onde a poetisa Cora Coralina viveu e faz um passeio por ruas, becos e largos que ela menciona em seus poemas. Também pega carona no passado de Cora como doceira e aproveita para acompanhar o trabalho de cozinheiras que fazem guloseimas típicas da cidade. O programa visita, ainda, o areal da Serra Dourada para entender melhor a conexão entre os quadros de Auriovane D´Ávila, artista plástico que pinta com areia, e a própria cidade de Goiás.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 03:15h


02:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 01:30h


03:00

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 12:00h


03:30

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 02:30h


04:05

Bike Amor - Episódio Estilo de vida

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Tiago Leitman é um entusiasta da arquitetura e urbanismo. Depois de uma viagem a Barcelona, retomou o hábito de usar a bicicleta como meio de transporte. Representante do Cycle Chic Rio de Janeiro, fundou o Passeio Completo, no qual os ciclistas pedalam ao som de um triciclo musical, uma maneira bem-humorada, leve e sedutora de promover o uso da bicicleta na cidade.


04:25

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 02:00h
Seg, 26 nov às 14:35h
Qua, 26 dez às 20:24h


05:00

Impressões do Mundo - Episódio Samanta Schweblin - e os novos talentos argentinos

Documentário201621minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Samanta é uma das escritoras argentinas mais representativas da nova geração. Ela sempre escreveu, mas jamais pensou que viveria do seu ofício. Ganhadora do "Prêmio Casa De las Américas" em 2008, seus contos ganharam o mundo e hoje a escritora tem livros publicados em vários países, inclusive no Brasil. É considerada a herdeira de Borges, Cortazar e Bioy Casares. Uma viagem por seus contos fantásticos em meio às suas opiniões sobre a nova literatura latino-americana.


05:30

Brasil Recebe Forsythe

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Marcia Paraiso, Helder da Costa Com Richard Cragun, Roberto de Oliveira

A inédita passagem pelo Brasil do renomado coreógrafo americano William Forsythe, à frente de sua companhia, o Ballet de Frankfurt. Durante sua estada no país, Forsythe, incentivado pelo colega Richard Cragun, ministra uma oficina de dança para jovens bailarinos da favela da Maré, no Rio de Janeiro, e profissionais do grupo carioca "De Anima".

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 13:00h


06:30

A Vida Começa aos... - Episódio Luiza

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Danilo Grangheia, Luaa Gabanini, Ana Antunes, Maria Santana Dias

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que - ela não sabe - tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 01:00h
Seg, 26 nov às 12:30h


07:00

Terra Prometida - Episódio Der Amerikaner

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

Para o jovem Gingo, nascido em São Paulo em 1925, filho de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil depois da Primeira Guerra, a identidade nacional sempre foi questão espinhosa. Gingo viaja para a Alemanha com seus pais para uma visita familiar, mas a guerra estoura poucos dias depois, e eles são obrigados a permanecer na Alemanha. O garoto, menor de idade, não pode ainda se alistar, mas se vê forçado a ingressar na Juventude Hitlerista. Ele é apenas um entre centenas de brasileiros que combateram pelas tropas de Hitler. Mas Gingo não se identifica com os ideais nazistas.


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito "para a mais bela". A tarefa de escolher entre as três deusas foi dada ao jovem pastor Paris. A decisão dele desencadeou uma guerra que duraria dez anos: a célebre Guerra de Troia.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 06:00h
Seg, 3 dez às 02:00h


08:00

No Caminho do Bem - Episódio O Feminino nas Religiões

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

O papel da mulher na sociedade contemporânea é o tema da vez de "No Caminho do Bem". O episódio se dedica ao debate sobre como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 08:00h


09:00

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental. Investiga o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes.


09:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.


10:00

Nós, Documentaristas - Episódio João Moreira Salles

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com João Moreira Salles

No programa de estreia, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o processo criativo envolvido em sua última obra. No decorrer do episódio, João vai revelando memórias, abordando dificuldades e resgatando histórias de seus filmes que, intercalados com trechos das principais cenas, nos fazem mergulhar na sua própria trajetória.


10:30

Arquitetos - Episódio Vigliecca

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Héctor Vigliecca é um arquiteto uruguaio radicado no Brasil, em São Paulo. Desde que chegou, teve um papel muito importante na renovação do nosso panorama arquitetônico. Possui um olhar contextualista na inserção dos edifícios, nas culturas locais em que elas se colocam e apresenta a experiência das cooperativas de habitação popular uruguaias, tão vanguardistas na América do Sul e no mundo.


11:00

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.

Próximas Exibições:
Seg, 21 jan às 22:30h


12:35

Grandes Cenas - Episódio Abutres

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor argentino Pablo Trapero discute as dificuldades de filmagem e as questões estéticas que envolveram a cena do atropelamento forjado em "Abutres" (2010), um elaborado e impressionante plano sequência que produz uma reviravolta na trama.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 00:00h


13:05

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Literatura

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

"A pátria do judeu é o livro", diz a escritora Noemi Jaffe. Filha de judeus vindos da Iugoslávia, ela resgata a história de sua família, que sobreviveu aos horrores da guerra. Um esforço que se estende à sua obra, onde também está presente a questão do holocausto. Outro personagem deste episódio, Jacó Guinsburg, dono da editora Perspectiva, fala sobre a infância no Bom Retiro, o envolvimento com a política, o papel da literatura, sua carreira como crítico, professor e editor - trabalho que tem contribuído com a preservação da cultura judaica e com a difusão, no Brasil, de obras fundamentais e de vanguarda.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 06:30h


13:40

Os Brasileiros - Esse Nosso Matulão

Documentário200953minBrasilLivre


De Philippe Barcinski Com Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura brasileira.


14:40

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 00:30h


15:10

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.


15:40

Batismo de Sangue

Ficção2006110minBrasil14 anosMG


De Helvécio Ratton Com Murilo Grossi, Marcélia Cartaxo, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Daniel de Oliveira

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 03:50h


17:30

Revista Curta! - Episódio 25/11/18 - 188ª edição

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!


17:45

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.


18:15

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.


19:45

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 09:00h


21:00

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


22:00

Inhotim - Arte Presente - Episódio Giuseppe Penone

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Em seu estúdio em Turim, Giuseppe Penone apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra


23:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 26 nov às 17:00h
Ter, 27 nov às 11:00h