Terça-feira, 20 de Novembro de 2018


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 14:00h
Qua, 21 nov às 08:00h
Sáb, 24 nov às 20:30h


00:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 14:30h
Qua, 21 nov às 08:30h
Dom, 25 nov às 14:40h


01:00

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 15:00h
Qua, 21 nov às 09:00h
Sáb, 24 nov às 06:40h


02:35

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 16:35h
Qua, 21 nov às 10:35h
Sáb, 24 nov às 22:00h


04:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 12:00h
Qua, 21 nov às 06:00h
Sáb, 24 nov às 06:10h


04:30

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental. Investiga o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 12:30h
Qua, 21 nov às 06:30h
Dom, 25 nov às 09:00h


05:00

Latitude, Longitude - Episódio Goiás com açúcar e com afeto

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade de Goiás, o Latitude, Longitude viaja por um cenário de poesia, açúcar e belezas naturais. O episódio mostra a casa onde a poetisa Cora Coralina viveu e faz um passeio por ruas, becos e largos que ela menciona em seus poemas. Também pega carona no passado de Cora como doceira e aproveita para acompanhar o trabalho de cozinheiras que fazem guloseimas típicas da cidade. O programa visita, ainda, o areal da Serra Dourada para entender melhor a conexão entre os quadros de Auriovane D´Ávila, artista plástico que pinta com areia, e a própria cidade de Goiás.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 13:00h
Qua, 21 nov às 07:00h
Dom, 25 nov às 02:00h


05:30

Bike Amor - Episódio Estilo de vida

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Tiago Leitman é um entusiasta da arquitetura e urbanismo. Depois de uma viagem a Barcelona, retomou o hábito de usar a bicicleta como meio de transporte. Representante do Cycle Chic Rio de Janeiro, fundou o Passeio Completo, no qual os ciclistas pedalam ao som de um triciclo musical, uma maneira bem-humorada, leve e sedutora de promover o uso da bicicleta na cidade.

Próximas Exibições:
Ter, 20 nov às 13:30h
Qua, 21 nov às 07:30h
Sáb, 24 nov às 15:00h


06:00

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?


06:30

A Vida Começa aos... - Episódio Rafa

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Carlos Francisco, Danilo Grangheia, Nani de Oliveira, Thiago Freitas, Heitor Gomes

Rafa, 20 anos, sente raiva - do mundo, da vida, de tudo. A violência que pratica é um meio para satisfazer esse sentimento sem alvo. Para conseguir prestígio, quer matar alguém; o plano não dá certo, um amigo é morto e ele termina acuado em um interrogatório policial. Jonas, designado para fazer o retrato falado dos agressores, enxerga em Rafa um futuro diferente.


07:00

Camarim em Cena - Episódio Maria Alice Vergueiro

Documentário201655minBrasilLivreSP


De Karina Fogaça Com Maria Alice Vergueiro

O "Camarim em Cena" promove um encontro entre público e figuras do teatro. Neste episódio, a convidada é a atriz Maria Alice Vergueiro, que teve a companhia do ator Luciano Chirolli e do crítico Jefferson Del Rios.


08:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasilLivre


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.


08:30

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; e a escritora Clara Averbuck.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jan às 20:00h


10:00

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menor discriminação. No limiar do século XXI, observamos uma mudança nas oposições entre esquerda e direita para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.


11:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


12:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 06:00h
Sáb, 24 nov às 06:10h


12:30

Brasil Visual - Episódio Formas Híbridas da Videoarte

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio propõe, a partir de entrevistas de artistas e críticos, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental. Investiga o que alguns estudiosos chamam de "cinema expandido" - obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere nas redes.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 06:30h
Dom, 25 nov às 09:00h


13:00

Latitude, Longitude - Episódio Goiás com açúcar e com afeto

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na cidade de Goiás, o Latitude, Longitude viaja por um cenário de poesia, açúcar e belezas naturais. O episódio mostra a casa onde a poetisa Cora Coralina viveu e faz um passeio por ruas, becos e largos que ela menciona em seus poemas. Também pega carona no passado de Cora como doceira e aproveita para acompanhar o trabalho de cozinheiras que fazem guloseimas típicas da cidade. O programa visita, ainda, o areal da Serra Dourada para entender melhor a conexão entre os quadros de Auriovane D´Ávila, artista plástico que pinta com areia, e a própria cidade de Goiás.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 07:00h
Dom, 25 nov às 02:00h


13:30

Bike Amor - Episódio Estilo de vida

Documentário201715minBrasilLivre


De Michelle Chevrand

Tiago Leitman é um entusiasta da arquitetura e urbanismo. Depois de uma viagem a Barcelona, retomou o hábito de usar a bicicleta como meio de transporte. Representante do Cycle Chic Rio de Janeiro, fundou o Passeio Completo, no qual os ciclistas pedalam ao som de um triciclo musical, uma maneira bem-humorada, leve e sedutora de promover o uso da bicicleta na cidade.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 07:30h
Sáb, 24 nov às 15:00h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga, que era a música que sua mãe usava para ajudar a alfabetizar as crianças. A música sempre andava por perto, mas jamais teve o pensamento de ser um profissional. "Me sinto muito lisonjeado de ter sido escolhido por ela, a música, para ser seu missionário. A música me deixou sem escolha! É a música que me rege". Impossível não se emocionar com Geraldo cantando "Dia Branco" e "Caravana", de sua autoria, e as inusitadas "Torturas de Amor", de Waldick Soriano, e "Eu Não Existo Sem Você", de Tom e Vinícius, gravada por João Gilberto, uma forte influência na formação de Geraldo.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 08:00h
Sáb, 24 nov às 20:30h


14:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 08:30h
Dom, 25 nov às 14:40h


15:00

Uma Noite em 67

Documentário201085minBrasilLivre


De Ricardo Calil, Renato Terra Com Arnaldo Baptista, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Roberto Carlos

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 09:00h
Sáb, 24 nov às 06:40h


16:35

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 10:35h
Sáb, 24 nov às 22:00h


18:00

Os Brasileiros - Esse Nosso Matulão

Documentário200953minBrasilLivre


De Philippe Barcinski Com Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira

É possível definir o povo brasileiro a partir de seu gestual, de seu uso do corpo? Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira procuram responder a essa pergunta analisando suas trajetórias pessoais e as origens do samba, do frevo, do maracatu e de outras manifestações da cultura brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 04:00h
Qui, 22 nov às 06:00h
Sáb, 24 nov às 05:10h


19:00

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O médico Roberto Kikawa teve a ideia de criar um sistema móvel para exames preventivos. Nasceu assim o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades e até pequenas cirurgias. O CIES Global é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social, com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 05:00h
Qui, 22 nov às 07:00h
Sáb, 24 nov às 15:20h


19:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 05:30h
Qui, 22 nov às 07:30h
Dom, 25 nov às 02:30h


20:00

Arquitetos - Episódio Vigliecca

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Héctor Vigliecca é um arquiteto uruguaio radicado no Brasil, em São Paulo. Desde que chegou, teve um papel muito importante na renovação do nosso panorama arquitetônico. Possui um olhar contextualista na inserção dos edifícios, nas culturas locais em que elas se colocam e apresenta a experiência das cooperativas de habitação popular uruguaias, tão vanguardistas na América do Sul e no mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 00:00h
Qui, 22 nov às 08:00h
Sáb, 24 nov às 21:30h


20:35

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 00:35h
Qui, 22 nov às 08:35h
Sáb, 24 nov às 17:25h


21:10

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 01:10h
Qui, 22 nov às 09:10h
Sáb, 24 nov às 08:10h


21:45

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 01:45h
Qui, 22 nov às 09:45h
Sáb, 24 nov às 10:00h


22:45

Contatos Fotográficos - Episódio Don Mccullin

Documentário200413minFrançaLivre


De Sylvain Roumette

Reconhecido mundialmente por suas fotografias de guerra e conflitos urbanos, Don McCullin se especializou em examinar a parte inferiorizada da sociedade, retratando os desempregados, os pobres e os oprimidos.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 02:45h
Qui, 22 nov às 10:45h
Ter, 11 dez às 20:15h


23:00

Inhotim - Arte Presente - Episódio Giuseppe Penone

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Em seu estúdio em Turim, Giuseppe Penone apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 03:00h
Qui, 22 nov às 11:00h
Sáb, 24 nov às 11:00h