Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018


00:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem vieram a trabalhar e desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação precisa e interessante entre o objeto arquitetônico, que aparece mais em obras unifamiliares, o raciocínio da infraestrutura, que está em equipamentos como “Garagem”, e edifícios de habitação social. Com isso, eles combinam e tratam sempre com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 14:00h
Qui, 1 nov às 08:00h
Sáb, 3 nov às 20:30h


00:35

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 14:35h
Qui, 1 nov às 08:35h
Dom, 4 nov às 16:20h


02:00

Mário Lago

Documentário201493minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra, Markão Oliveira

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 16:00h
Qui, 1 nov às 10:00h
Sáb, 3 nov às 22:05h


03:40

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 17:40h
Qui, 1 nov às 11:40h
Dom, 4 nov às 04:25h


04:00

Mesa de Sonhos

Documentário201134minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

O documentário revela a trajetória e pesquisa de Ivan Izquierdo e Jorge Medina, cientistas que desde 1988 exploram descobertas e processos para desafiar os truques da memória de curta e de longa duração. Eles contam sua experiência e testes com ratos e seres humanos desde então, expondo sua evolução com base na neurociência.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 12:00h
Qui, 1 nov às 06:00h
Sáb, 3 nov às 04:00h


04:40

Quem se Importa - Episódio Quixote

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Auro Danny Lescher e Graziela Bedoian revolucionaram a visão sobre as crianças de rua trazendo uma nova forma de abordagem holística para a questão da dependência química. Com o Projeto Quixote, criaram novas relações afetivas e sociais entre crianças e jovens de rua com avançada dependência do uso de drogas e suas famílias, educadores, profissionais de saúde e a comunidade. Auro e Graziela oferecem aos jovens alternativas que lhes permitem abandonar as drogas sem necessidade de intervenção psicoterápica ou medicamentosa, preparando-os para iniciar uma nova vida. Para enfrentar todos os desafios desta empreitada, o Projeto Quixote apostou na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vinculação com estes jovens. A partir disso, nasceram oficinas artísticas e estratégias clínicas e sociais, onde criatividade, afeto e expressão caminham juntos.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 12:40h
Qui, 1 nov às 06:40h
Sáb, 3 nov às 15:50h


05:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Qua, 31 out às 13:20h
Qui, 1 nov às 07:20h
Dom, 4 nov às 02:30h


06:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Alma Negrot

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Nascido em Gramado, Rio Grande do Sul, Raphael saiu cedo de casa para vivenciar o mundo e desenvolver sua arte. Alma Negrot, sua Drag, é uma espécie de entidade abstrata sem sexo definido. Neste episódio, “Entrenós” revela pinturas guardadas de Raphael, seu trabalho como maquiador criativo, suas ambições artísticas e sua presença como artista e ser político.

Próximas Exibições:
Sáb, 3 nov às 06:30h


06:30

Brasil Visual - Episódio Intervenção Urbana

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Apresentamos um histórico das intervenções urbanas de modo dinâmico, abordando também questões atuais sobre essa produção, trazendo em pauta o potencial inovador desse tipo de trabalho e como ele pode discutir temas importantes da atualidade. Além disso, este episódio também discute o que é a cidade a partir da experiência de alguns artistas em diferentes cidades brasileiras.

Próximas Exibições:
Dom, 4 nov às 09:00h


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Os encantos da Ilha da Magia

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Por que Florianópolis é chamada de Ilha da Magia? Quem ajuda o Latitude, Longitude a contar essa história é a Dona Bilica, típica manezinha da ilha, personagem da atriz Vanderleia Will. Do picadeiro do circo que leva seu nome, Bilica conduz o episódio pela herança açoriana de Floripa, em uma narrativa cheia de encantos. O episódio mostra um antigo engenho de farinha de mandioca que ainda hoje funciona à base de tração animal; conhece o universo dos fazedores da renda de bilro, incluindo um ateliê que usa a renda como mote de suas peças de cerâmica; e vai até o mercado público conhecer melhor o ofício e o jeito brincalhão de seus feirantes.

Próximas Exibições:
Dom, 4 nov às 02:00h


07:30

Expedições Burle Marx - Episódio Botânico

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx era um botânico autodidata. A curiosidade, a sede de conhecimento e a capacidade de observação levaram à identificação de novas espécies durante as várias expedições que fez pelo Brasil. A cada viagem de Burle Marx, o vocabulário paisagístico se ampliava e novas plantas tornavam-se disponíveis para o uso em jardins. O conhecimento adquirido era difundido entre outros paisagistas.

Próximas Exibições:
Sáb, 3 nov às 15:15h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Rodrigo Suricato

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Rodrigo é artista, músico, poeta, pensador e nos brinda com belas falas, pensamentos e versões inspiradas, como a instrumental de "Faltando um Pedaço", de Djavan. Ainda merece destaque a versão feita para "Um Pequeno Imprevisto", lado B do Herbert Vianna e Theddy Correa, e a de "Tempos Modernos", de Lulu Santos. Do seu repertório, ele nos brinda com a doce "O Céu Quer Decolar" e a versão capela de "Quando Você Crescer". "Compor é feito aquela brincadeira de ficar olhando para as nuvens e ver com o que elas se parecem. O compositor é um pouco este que brinca e fica vendo para algo que talvez as pessoas não percebam", descreve.

Próximas Exibições:
Dom, 4 nov às 09:30h


08:30

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero tão importante durante a ditadura receberam o anúncio do Ato Institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura.Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.

Próximas Exibições:
Dom, 4 nov às 15:20h


09:00

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando e pelos poros.

Próximas Exibições:
Sáb, 3 nov às 07:00h


10:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Dom, 4 nov às 15:00h


10:20

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

Próximas Exibições:
Sáb, 3 nov às 18:20h


12:00

Mesa de Sonhos

Documentário201134minBrasilLivreRJ


De Angela Zoé

O documentário revela a trajetória e pesquisa de Ivan Izquierdo e Jorge Medina, cientistas que desde 1988 exploram descobertas e processos para desafiar os truques da memória de curta e de longa duração. Eles contam sua experiência e testes com ratos e seres humanos desde então, expondo sua evolução com base na neurociência.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 06:00h
Sáb, 3 nov às 04:00h


12:40

Quem se Importa - Episódio Quixote

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Auro Danny Lescher e Graziela Bedoian revolucionaram a visão sobre as crianças de rua trazendo uma nova forma de abordagem holística para a questão da dependência química. Com o Projeto Quixote, criaram novas relações afetivas e sociais entre crianças e jovens de rua com avançada dependência do uso de drogas e suas famílias, educadores, profissionais de saúde e a comunidade. Auro e Graziela oferecem aos jovens alternativas que lhes permitem abandonar as drogas sem necessidade de intervenção psicoterápica ou medicamentosa, preparando-os para iniciar uma nova vida. Para enfrentar todos os desafios desta empreitada, o Projeto Quixote apostou na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vinculação com estes jovens. A partir disso, nasceram oficinas artísticas e estratégias clínicas e sociais, onde criatividade, afeto e expressão caminham juntos.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 06:40h
Sáb, 3 nov às 15:50h


13:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 2

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A segunda parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 07:20h
Dom, 4 nov às 02:30h


14:00

Arquitetos - Episódio MMBB

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a mestres da arquitetura paulista como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha, com quem vieram a trabalhar e desenvolveram uma longeva parceria. A arquitetura mais autoral do escritório se destaca por uma combinação precisa e interessante entre o objeto arquitetônico, que aparece mais em obras unifamiliares, o raciocínio da infraestrutura, que está em equipamentos como “Garagem”, e edifícios de habitação social. Com isso, eles combinam e tratam sempre com muita precisão e rigor espaços de elegância e de marcada eficiência, e fazem da obra do escritório algo rico no panorama contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 08:00h
Sáb, 3 nov às 20:30h


14:35

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 08:35h
Dom, 4 nov às 16:20h


16:00

Mário Lago

Documentário201493minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra, Markão Oliveira

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 10:00h
Sáb, 3 nov às 22:05h


17:40

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 11:40h
Dom, 4 nov às 04:25h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Mempo Giardinelli - La Revolucion em Bicicleta

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A trajetória do escritor argentino que foi exilado pela ditadura e, ao voltar, criou uma fundação sem fins lucrativos para apoiar a leitura e a literatura. Mempo Giardinelli foi premiado em vários países desde que publicou “La Revolucion em Bicicleta”. Uma abordagem sobre suas experiências com o jornalismo e sua preferência por contos e novelas. Ele fala de sua vida, da ditadura argentina, de sua produção literária e da adaptação de uma de suas obras para a televisão , “Luna Caliente”, minissérie feita pelo cineasta brasileiro Jorge Furtado.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 04:00h
Sex, 2 nov às 06:00h
Dom, 4 nov às 04:50h


18:30

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - A Saga da Despoluição

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que já dura mais de 20 anos e não foi concluído conforme prometido para as Olimpíadas.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 04:30h
Sex, 2 nov às 06:30h
Dom, 4 nov às 03:35h


19:10

Paletas - Episódio Monet

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Oscar-Claude Monet.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 05:10h
Sex, 2 nov às 07:10h
Dom, 4 nov às 06:55h


19:45

Revista Curta! - Episódio 28/10/18 - 184ª edição

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 05:45h
Sex, 2 nov às 07:45h


20:00

Soledad

Ficção201522minBrasil14 anosPE


De Joana Gatis, Daniel Bandeira, Flavia Vilela Vieira Com Peter Ketnath, Joana Gatis, Thassia Cavalcanti

Um amor bandido. Uma paixão implacável. Um fogo avassalador. Foi assim que começou a saga de morte e vingança daquela a quem chamavam de "Soledad".

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 00:00h
Sex, 2 nov às 08:00h
Sáb, 3 nov às 14:00h


20:22

Uma Vida Inteira

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Bel Ribeiro, Ricardo Santini Com Bruno Autran, Alice Braga

O retrato de anseios e preocupações de uma geração de jovens adultos independentes, focados em suas carreiras e carentes de afeto. Entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento, pode caber uma vida inteira. Baseado na crônica "O Salto", de Antônio Prata.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 00:22h
Sex, 2 nov às 08:22h
Sáb, 3 nov às 14:25h


20:37

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 00:37h
Sex, 2 nov às 08:37h
Sáb, 3 nov às 14:50h


21:00

Grandes Cenas - Episódio Whisky

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor uruguaio Pablo Stoll nos transporta para o universo decadente e agridoce de "Whisky" (2004), descrevendo a cena do karaokê e seus personagens tão estáticos, tão melancólicos, mas repletos de sentimentos latentes.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 01:00h
Sex, 2 nov às 09:00h
Dom, 4 nov às 13:00h


21:25

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Um Cineasta de Nosso Tempo - Cao Guimarães

Documentário201754minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Cineasta, artista plástico e considerado o multiartista brasileiro mais importante da atualidade, Cao Guimarâes tem obras nos principais museus e instituições de arte do mundo. Seu trabalho é marcado pela interação do audiovisual com os mais variados espaços de apresentação para além da sala de cinema tradicional. Investiga em seus longas os limites da condição humana, a paisagem desolada e agreste da contemporaneidade e os vestígios de um tempo passado em um presente cada vez mais esgarçado. No fim da década de 1990, passa a realizar principalmente documentários experimentais, como os premiados “Acidente”, “Andarilho”, “A alma do osso”, “Ex-isto”, “Otto” e “O homem das multidões”.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 01:25h
Sex, 2 nov às 09:25h
Sáb, 3 nov às 17:15h


22:30

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Próximas Exibições:
Qui, 1 nov às 02:30h
Sex, 2 nov às 10:30h
Sáb, 3 nov às 09:40h