Domingo, 28 de Outubro de 2018


00:00

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

Próximas Exibições:
Seg, 24 dez às 22:25h


01:25

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.


01:45

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


02:25

Latitude, Longitude - Episódio Bom Jardim e seus recantos paradisíacos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude navega pelos rios de água cristalina de Bom Jardim, distrito de Nobres, a 150 km de Cuiabá. O turismo lá é recente, mas vem ganhando força. Graças a Bom Jardim, Nobres está ficando conhecida como a Bonito do Mato Grosso. Os principais atrativos são os rios, as nascentes e os aquários naturais de água cristalina. A maior parte das rotas turísticas está de alguma forma relacionada à água, elemento de ligação entre os três conteúdos do programa. O Latitude, Longitude vai até o Aquário Encantado, uma piscina natural de cerca de 90 m² e até seis metros de profundidade. Além de gerar renda, os elementos da natureza servem de inspiração para o artista plástico Jonas Barros, que transporta para as telas as belezas do lugar, e fazem sucesso à mesa, a exemplo do pacu assado na folha de bananeira.


02:55

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


03:30

Mobilis - Episódio Saúde

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje, a maior fonte de perigos urbanos à saúde são os carros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, o trânsito nos últimos cinco anos matou mais gente do que a guerra da Síria no mesmo período.


04:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.

Próximas Exibições:
Ter, 18 dez às 18:00h


04:50

Impressões do Mundo - Episódio Leonardo Padura - História e Ficção

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O cubano Leonardo Padura conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos. Antes jornalista investigativo e crítico literário, passou a ser prestigiado também como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais. Com o livro "O homem que amava os cachorros", Leonardo Padura relata como sua importância e notoriedade foi além do gênero policial. Conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, o Prêmio Café Gijón, o Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra. Leonardo Padura descreve seu processo de criação literária, a importância de respeitar os códigos históricos em sua literatura e a importante relação entre História e ficção.


05:20

Grandes Mitos Gregos - Episódio Apolo - A Sombra e a Luz

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.


05:50

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.

Próximas Exibições:
Ter, 15 jan às 18:00h


06:45

Retornados - Episódio Reencontros

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No último episódio da série, as famílias Rocha e Banboshe Martins se reencontram através da troca de mensagens entre parentes brasileiros e nigerianos.


07:15

Paletas - Episódio Toulouse-Lautrec

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri de Toulouse-Lautrec.


07:50

Cidadania do Espaço

Documentário201552minFrançaLivre


De Claire Laborey

A privatização ou marginalização de espaços públicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema em cidades como Paris, Berlim, Londres, entre outros grandes centros urbanos no mundo.

Próximas Exibições:
Sex, 25 jan às 20:00h


08:50

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.


09:20

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".


09:50

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.


10:20

Arquitetos - Episódio Arquitetos Associados

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Arquitetos Associados é um escritório de Belo Horizonte cuja produção se destaca através de Inhotim. Eles são autores de vários dos projetos de pavilhões, que são dedicados a obras de determinados artistas e propõem uma arquitetura em diálogo com o trabalho da arte. Isso poderia parecer idiossincrático ou levar a uma arquitetura escultórica, mas, ao contrário, faz no Arquitetos Associados a defesa de uma arquitetura que resiste à ideia de autoria. Eles tentam reduzir esse papel em nome de uma arquitetura mais funcional e acreditam que a importância social da arquitetura nas cidades se dá quando o destaque escultórico de uma obra não se coloca com tanta importância.


11:00

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.


13:00

Ganga Bruta

Ficção193382minBrasilLivre


De Humberto Mauro Com Durval Bellini, Déa Selva, Lu Marival, Décio Murillo, Andréa Duarte

"Ganga Bruta" é a história de um jovem que, sabendo-se enganado pela noiva na noite do casamento, mata-a, alucinado. Absolvido, vai para uma pequena cidade do interior contratado para serviços de construção. Lá encontra outra linda mulher, mas Sônia é noiva de Décio. Apaixona-se por ela, bebe para esquecer e a bebida lhe dá uma covarde força. Agora, o desespero é de Décio, ao saber que perdeu Sônia. E ele procura o outro, para um desforço a fim de que reste apenas um para o amor de Sônia.

Próximas Exibições:
Qua, 26 dez às 21:40h


14:25

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Psicanálise

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

O psiquiatra Samuel Hulak é filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife. "O povo judeu é historicamente miscigenado. Incutir uma identidade judaica através dos valores e da ética judaica é o que faz com que essas pessoas continuem sendo judeus", defende. Outro personagem do episódio, o psicanalista Renato Mezan resgata a saga da sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para seguir a vida. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan fala sobre seu ofício e judaísmo.

Próximas Exibições:
Qui, 24 jan às 18:30h


15:00

Entrevistas e Trechos - Doc Fake News

Jornalismo201852min


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


16:00

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


17:45

Revista Curta! - Episódio 28/10/18 - 184ª edição

201815minBrasilRJ


Com Elza Soares, Fábio Savino, Thiago Herzog, Márcio Botner, Gabriel Bá

Nesta edição da revista: o cineasta Philippe Garrel ganha uma mostra retrospectiva; o galerista Márcio Botner apresenta obras do acervo de A Gentil Carioca; os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá falam de seu primeiro texto para o teatro, a ficção "Os 3 mundos"; o pesquisador Thiago Herzog comenta seu livro sobre a história do teatro brasileiro e a cantora Elza Soares conta o que a inspirou a fazer o disco "Deus é mulher"


18:00

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.


18:25

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.

Próximas Exibições:
Qua, 16 jan às 21:30h


20:00

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.

Próximas Exibições:
Seg, 24 dez às 20:45h


21:30

Imagens do Inconsciente - Episódio Imagens do Inconsciente - Em busca do espaço cotidiano

Documentário198680minBrasilLivre


De Leon Hirszman

Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980 por Leon Hirszman, em parceria com a Dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, mais tarde, Museu de Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz (Em busca do espaço Cotidiano), Adelina Gomes (No Reino das Mães) e Carlos Pertuis (A Barca do Sol). O filme narra a história desses três pacientes e como, por meio de pinturas altamente expressivas, o processo terapêutico estabelece uma ponte entre seus interiores mais íntimos e a realidade mais aguda.


23:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

No final da Idade Média a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações.