Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018


00:00

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.


00:25

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


01:00

Grandes Cenas - Episódio A Ostra e o Vento

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Walter Lima Júnior dá uma aula de cinema ao falar sobre a cena do lençol em “A Ostra e o Vento” (1997), um exemplo de como a câmera pode transmitir um sentimento e até mesmo encarnar um personagem.


01:20

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.


02:20

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


04:00

Impressões do Mundo - Episódio Leonardo Padura - História e Ficção

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O cubano Leonardo Padura conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos. Antes jornalista investigativo e crítico literário, passou a ser prestigiado também como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais. Com o livro "O homem que amava os cachorros", Leonardo Padura relata como sua importância e notoriedade foi além do gênero policial. Conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, o Prêmio Café Gijón, o Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra. Leonardo Padura descreve seu processo de criação literária, a importância de respeitar os códigos históricos em sua literatura e a importante relação entre História e ficção.


04:35

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, e discute o futuro da democracia com base na visão de Yara Frateschi, professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade nas esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o porquê do enfraquecimento da autoridade.


05:10

Paletas - Episódio Toulouse-Lautrec

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri de Toulouse-Lautrec.


05:45

Revista Curta! - Episódio 21/10/18 - 183ª edição

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Renata de Almeida, Luiz Antonio Simas, Aline Xavier, Ailton Franco, Vitor Isensee

Nesta edição da revista: os filmes em exibição no festival Curta Cinema e na Mostra de Cinema de São Paulo; o historiador Luiz Antonio Simas fala do seu "Almanaque Brasilidades"; a artista Aline Xavier faz obras inspiradas na natureza; e a banda Braza mistura MPB, rap e reggae.


06:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


06:50

Quem se Importa - Episódio Pimp my Carroça

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Mundano criou Pimp my Carroça, um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover sua autoestima e sensibilizar a sociedade para a causa em questão com ações criativas que utilizam o grafite para conscientizar, engajar e transformar. O Pimp my Carroça marcou o calendário sociocultural de 2012 com sua ousadia coletiva, que tomou as ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro com a bandeira da valorização dos catadores de materiais recicláveis, associando ainda a disseminação do grafite com uma mensagem social. Isso deixou de ser um sonho do "artivista" Mundano, seu idealizador, para se tornar um sonho compartilhado por diferentes cidadãos, que viram no projeto uma forma de contribuir na luta pelo reconhecimento dos catadores.


07:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.


08:00

Arquitetos - Episódio Arquitetos Associados

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Arquitetos Associados é um escritório de Belo Horizonte cuja produção se destaca através de Inhotim. Eles são autores de vários dos projetos de pavilhões, que são dedicados a obras de determinados artistas e propõem uma arquitetura em diálogo com o trabalho da arte. Isso poderia parecer idiossincrático ou levar a uma arquitetura escultórica, mas, ao contrário, faz no Arquitetos Associados a defesa de uma arquitetura que resiste à ideia de autoria. Eles tentam reduzir esse papel em nome de uma arquitetura mais funcional e acreditam que a importância social da arquitetura nas cidades se dá quando o destaque escultórico de uma obra não se coloca com tanta importância.


08:35

Sergio Britto - Mestre dos Palcos

Documentário201655minBrasilLivreRJ


De Vicente Tigre, Rozane Martins Pereira Braga

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores das companhias de teatro a suas experiências na literatura e ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi.


09:35

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


11:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.


12:00

Impressões do Mundo - Episódio Leonardo Padura - História e Ficção

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O cubano Leonardo Padura conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos. Antes jornalista investigativo e crítico literário, passou a ser prestigiado também como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais. Com o livro "O homem que amava os cachorros", Leonardo Padura relata como sua importância e notoriedade foi além do gênero policial. Conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, o Prêmio Café Gijón, o Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra. Leonardo Padura descreve seu processo de criação literária, a importância de respeitar os códigos históricos em sua literatura e a importante relação entre História e ficção.


12:35

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, e discute o futuro da democracia com base na visão de Yara Frateschi, professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade nas esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o porquê do enfraquecimento da autoridade.


13:10

Paletas - Episódio Toulouse-Lautrec

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri de Toulouse-Lautrec.


13:45

Revista Curta! - Episódio 21/10/18 - 183ª edição

Jornalismo201815minBrasilLivreRJ


Com Renata de Almeida, Luiz Antonio Simas, Aline Xavier, Ailton Franco, Vitor Isensee

Nesta edição da revista: os filmes em exibição no festival Curta Cinema e na Mostra de Cinema de São Paulo; o historiador Luiz Antonio Simas fala do seu "Almanaque Brasilidades"; a artista Aline Xavier faz obras inspiradas na natureza; e a banda Braza mistura MPB, rap e reggae.


14:00

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.


14:25

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


15:00

Grandes Cenas - Episódio A Ostra e o Vento

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Walter Lima Júnior dá uma aula de cinema ao falar sobre a cena do lençol em “A Ostra e o Vento” (1997), um exemplo de como a câmera pode transmitir um sentimento e até mesmo encarnar um personagem.


15:20

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.


16:20

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


18:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Apolo - A Sombra e a Luz

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.


18:35

Ganga Bruta

Ficção193382minBrasilLivre


De Humberto Mauro Com Durval Bellini, Déa Selva, Lu Marival, Décio Murillo, Andréa Duarte

"Ganga Bruta" é a história de um jovem que, sabendo-se enganado pela noiva na noite do casamento, mata-a, alucinado. Absolvido, vai para uma pequena cidade do interior contratado para serviços de construção. Lá encontra outra linda mulher, mas Sônia é noiva de Décio. Apaixona-se por ela, bebe para esquecer e a bebida lhe dá uma covarde força. Agora, o desespero é de Décio, ao saber que perdeu Sônia. E ele procura o outro, para um desforço a fim de que reste apenas um para o amor de Sônia.


20:00

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.


21:40

O Ex-Mágico

Animação201611minBrasilLivrePE


De Mauricio Nunes, Olimpio Costa Com Paulo Laurindo

Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.


22:00

Imagens do Inconsciente - Episódio Imagens do Inconsciente - Em busca do espaço cotidiano

Documentário198680minBrasilLivre


De Leon Hirszman

Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980 por Leon Hirszman, em parceria com a Dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, mais tarde, Museu de Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz (Em busca do espaço Cotidiano), Adelina Gomes (No Reino das Mães) e Carlos Pertuis (A Barca do Sol). O filme narra a história desses três pacientes e como, por meio de pinturas altamente expressivas, o processo terapêutico estabelece uma ponte entre seus interiores mais íntimos e a realidade mais aguda.


23:30

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.