Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018


00:00

Arquitetos - Episódio Arquitetos Associados

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Arquitetos Associados é um escritório de Minas Gerais, Belo Horizonte, cuja produção se destaca através da existência de Inhotim. Eles são autores de vários dos projetos de pavilhões em Inhotim, que são dedicados a obras de determinados artistas e propõem uma arquitetura, um diálogo com o trabalho da arte. Isso poderia parecer uma coisa idiossincrática ou levar a uma arquitetura escultórica, mas, ao contrário, faz no Arquitetos Associados a defesa de uma arquitetura que resiste à ideia de autoria. Isso justamente em Minas Gerais, o estado de Aleijadinho, e também o lugar onde Niemeyer fez suas primeiras e mais importantes obras, que são o traço da arquitetura autoral. Eles, porém, como mostra o próprio nome do escritório, tentam reduzir esse papel em nome de uma arquitetura mais funcional, acreditando que a importância social da arquitetura nas cidades deve ser aquela em que o destaque escultórico de uma obra não se coloca com tanta importância.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 14:00h
Qui, 25 out às 08:00h
Sáb, 27 out às 21:15h


00:35

Sergio Britto - Mestre dos Palcos

Documentário201655minBrasilLivreRJ


De Vicente Tigre, Rozane Martins Pereira Braga

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores das companhias de teatro a suas experiências na literatura e ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 14:35h
Qui, 25 out às 08:35h
Sáb, 27 out às 13:00h


01:35

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 15:35h
Qui, 25 out às 09:35h
Dom, 28 out às 16:00h


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 17:00h
Qui, 25 out às 11:00h
Seg, 29 out às 00:00h


04:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 12:00h
Qui, 25 out às 06:00h
Dom, 28 out às 04:00h


04:50

Quem se Importa - Episódio Pimp my Carroça

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Mundano criou Pimp my Carroça, um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover sua autoestima e sensibilizar a sociedade para a causa em questão com ações criativas que utilizam o grafite para conscientizar, engajar e transformar. O Pimp my Carroça marcou o calendário sociocultural de 2012 com sua ousadia coletiva, que tomou as ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro com a bandeira da valorização dos catadores de materiais recicláveis, associando ainda a disseminação do grafite com uma mensagem social. Isso deixou de ser um sonho do "artivista" Mundano, seu idealizador, para se tornar um sonho compartilhado por diferentes cidadãos, que viram no projeto uma forma de contribuir na luta pelo reconhecimento dos catadores.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 12:50h
Qui, 25 out às 06:50h
Sáb, 27 out às 15:30h


05:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 13:25h
Qui, 25 out às 07:25h
Dom, 28 out às 02:55h


06:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio Psicanálise

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

O psiquiatra Samuel Hulak é filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife. "O povo judeu é historicamente miscigenado. Incutir uma identidade judaica através dos valores e da ética judaica é o que faz com que essas pessoas continuem sendo judeus", defende. Outro personagem do episódio, o psicanalista Renato Mezan resgata a saga da sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para seguir a vida. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan fala sobre seu ofício e judaísmo.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 out às 06:30h


06:30

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.

Próximas Exibições:
Dom, 28 out às 08:50h


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Bom Jardim e seus recantos paradisíacos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, o Latitude, Longitude navega pelos rios de água cristalina de Bom Jardim, distrito de Nobres, localizado a 150 km de Cuiabá. O turismo na localidade é recente, mas vem ganhando força. Tanto que, graças a Bom Jardim, Nobres está ficando conhecida como a Bonito do Mato Grosso. Os principais atrativos de lá são os rios, as nascentes e os aquários naturais de água cristalina. A maior parte das rotas turísticas está de alguma forma relacionada à água, elemento de ligação entre os três conteúdos do programa. O Latitude, Longitude vai até o Aquário Encantado, uma piscina natural de cerca de 90 m² e até seis metros de profundidade. Além de gerar renda, os elementos da natureza servem de inspiração para o artista plástico Jonas Barros, que transporta para as telas as belezas do lugar, e fazem sucesso à mesa, a exemplo do pacu assado na folha de bananeira.

Próximas Exibições:
Dom, 28 out às 02:25h


07:30

Expedições Burle Marx - Episódio Paisagista

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx tinha muitos talentos. Foi um multiartista, pintor, gravador, escultor e músico. Antes de tudo, um visionário que transformou o paisagismo em uma verdadeira arte, introduziu a ecologia nos projetos jardinísticos e foi reconhecido mudialmente. Seus projetos estão espalhados pelo mundo, de Miami ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Um passeio pelos jardins de Burle Marx é um convite para se encantar com a beleza da natureza.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 out às 15:00h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando "Anunciação". "Eu tinha receio de falar para a minha galera rock´n roll que gostava de Alceu, mas com o tempo fui vendo que ele sempre foi muito mais rock´n roll do que a gente mesmo". Merecem destaque a linda versão de "Lugar ao Sol", sucesso do Charlie Brown Jr., e a versão de "Lithium" do Nirvana. Ficou bonita também a versão de "Onde Você Mora", sucesso do Cidade Negra, aqui em versão voz e Ukelele. De sua banda, Di nos brinda com "Só Rezo".

Próximas Exibições:
Sáb, 27 out às 20:05h


08:40

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

Clara Estrela é um documentário sobre Clara Nunes, cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro: mestiço, agregador e sincrético. O filme narra em primeira pessoa, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória da cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o documentário traz ao público a oportunidade de ouvir as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara, suas raízes e alegria de viver tão marcantes em suas canções. O filme traz para o espectador a chance de relembrar os sucessos e a trajetória da artista e a possibilidade de conhecer um pouco mais de uma personagem que, mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

Próximas Exibições:
Dom, 28 out às 00:00h


10:00

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, Partido Alto é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 out às 07:00h


10:20

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 out às 09:00h


12:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 06:00h
Dom, 28 out às 04:00h


12:50

Quem se Importa - Episódio Pimp my Carroça

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Mundano criou Pimp my Carroça, um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover sua autoestima e sensibilizar a sociedade para a causa em questão com ações criativas que utilizam o grafite para conscientizar, engajar e transformar. O Pimp my Carroça marcou o calendário sociocultural de 2012 com sua ousadia coletiva, que tomou as ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro com a bandeira da valorização dos catadores de materiais recicláveis, associando ainda a disseminação do grafite com uma mensagem social. Isso deixou de ser um sonho do "artivista" Mundano, seu idealizador, para se tornar um sonho compartilhado por diferentes cidadãos, que viram no projeto uma forma de contribuir na luta pelo reconhecimento dos catadores.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 06:50h
Sáb, 27 out às 15:30h


13:25

Há Muitas Noites na Noite - Episódio Poema Sujo - Parte 1

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A primeira parte de “Poema Sujo” apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que viveu e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio, a relação de passado e presente, as coisas deixadas, esquecidas, os diferentes pontos de vista e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 07:25h
Dom, 28 out às 02:55h


14:00

Arquitetos - Episódio Arquitetos Associados

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Arquitetos Associados é um escritório de Minas Gerais, Belo Horizonte, cuja produção se destaca através da existência de Inhotim. Eles são autores de vários dos projetos de pavilhões em Inhotim, que são dedicados a obras de determinados artistas e propõem uma arquitetura, um diálogo com o trabalho da arte. Isso poderia parecer uma coisa idiossincrática ou levar a uma arquitetura escultórica, mas, ao contrário, faz no Arquitetos Associados a defesa de uma arquitetura que resiste à ideia de autoria. Isso justamente em Minas Gerais, o estado de Aleijadinho, e também o lugar onde Niemeyer fez suas primeiras e mais importantes obras, que são o traço da arquitetura autoral. Eles, porém, como mostra o próprio nome do escritório, tentam reduzir esse papel em nome de uma arquitetura mais funcional, acreditando que a importância social da arquitetura nas cidades deve ser aquela em que o destaque escultórico de uma obra não se coloca com tanta importância.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 08:00h
Sáb, 27 out às 21:15h


14:35

Sergio Britto - Mestre dos Palcos

Documentário201655minBrasilLivreRJ


De Vicente Tigre, Rozane Martins Pereira Braga

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores das companhias de teatro a suas experiências na literatura e ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 08:35h
Sáb, 27 out às 13:00h


15:35

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 09:35h
Dom, 28 out às 16:00h


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 11:00h
Seg, 29 out às 00:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Leonardo Padura - História e Ficção

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O cubano Leonardo Padura conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos. Antes jornalista investigativo e crítico literário, passou a ser prestigiado também como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais. Com o livro "O homem que amava os cachorros", Leonardo Padura relata como sua importância e notoriedade foi além do gênero policial. Conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, o Prêmio Café Gijón, o Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra. Leonardo Padura descreve seu processo de criação literária, a importância de respeitar os códigos históricos em sua literatura e a importante relação entre História e ficção.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 04:00h
Sex, 26 out às 06:00h
Dom, 28 out às 04:50h


18:35

Pensamento Contemporâneo - Episódio Raízes da Democracia

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, e discute o futuro da democracia com base na visão de Yara Frateschi, professora de Ética e Filosofia Política da Unicamp, e de Adrian Lavalle, professor de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia da USP. Os dois debatem assuntos relacionados à democratização da autoridade nas esferas da vida social e o enfraquecimento das instituições socializadoras, incluindo os novos estudos políticos que mostram o porquê do enfraquecimento da autoridade.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 04:35h
Sex, 26 out às 06:35h
Dom, 28 out às 14:50h


19:10

Paletas - Episódio Toulouse-Lautrec

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Henri de Toulouse-Lautrec.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 05:10h
Sex, 26 out às 07:10h
Dom, 28 out às 07:15h


19:45

Revista Curta! - Episódio 21/10/18 - 183ª edição

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 05:45h
Sex, 26 out às 07:45h


20:00

Ruby

Documentário201517minBrasilLivreRS


De Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer Com Luciano Scherer

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 00:00h
Sex, 26 out às 08:00h
Sáb, 27 out às 14:00h


20:25

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 00:25h
Sex, 26 out às 08:25h
Sáb, 27 out às 14:25h


21:00

Grandes Cenas - Episódio A Ostra e o Vento

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Walter Lima Júnior dá uma aula de cinema ao falar sobre a cena do lençol em “A Ostra e o Vento” (1997), um exemplo de como a câmera pode transmitir um sentimento e até mesmo encarnar um personagem.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 01:00h
Sex, 26 out às 09:00h
Dom, 28 out às 13:00h


21:20

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivre


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 01:20h
Sex, 26 out às 09:20h
Sáb, 27 out às 17:00h


22:20

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.

Próximas Exibições:
Qui, 25 out às 02:20h
Sex, 26 out às 10:20h
Sáb, 27 out às 07:25h