Domingo, 21 de Outubro de 2018


00:00

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.


01:00

Aluga-se

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Marcela Lordy

Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos.


01:20

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


01:40

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


02:00

Brasil Visual - Episódio Homem, Arte e Meio Ambiente

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Neste episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções e a relação entre natural e artificial. Como demarcar essa fronteira? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?


02:30

Latitude, Longitude - Episódio Nilo Peçanha e o culto à terra

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. Neste episódio, o Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga. A tradição foi resgatada na década de 1980 e hoje é ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. Daí, o uso da enxada como elemento percussivo. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.


03:00

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho e sem notícias do filho em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, que acabou por se tornar um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.


03:35

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 12:00h


04:05

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


05:00

Impressões do Mundo - Episódio Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares começou sua vida profissional na advocacia, que abandonou depois de 12 anos por causa de sua paixão pelo jornalismo. Destacou-se como jornalista e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista, já com vários livros publicados. Como romancista, estreou em 2003 com o best-seller “Equador”, traduzido para diversos idiomas e reeditado no mesmo ano.


05:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 14:00h


06:30

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 12:30h


07:00

Paletas - Episódio Picasso

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Pablo Picasso.


07:40

Ariane Mnouchkine - A Aventura do Théâtre du Soleil

Documentário200952minFrança10 anos


De Catherine Vilpoux

Suas peças são tão conhecidas que você pode pensar que já sabe tudo o que se tem para saber sobre Ariane Mnouchkine. Militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine defende o culto de um teatro que eleve tanto a alma quanto o coração, mantendo-se popular. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, imagens de arquivo, Ariane Mnouchkine fala de sua carreira, de sua concepção de teatro, dos encontros com sua audiência, de seu envolvimento militante e de seu comprometimento político na França e no exterior. Mulher e artista excepcional, ela dedicou a vida à sua paixão, conseguindo manter a coesão de um grupo por mais de 40 anos. Hoje, ela se questiona sobre o futuro de sua trupe em um mundo que vai contra os valores do Théâtre du Soleil.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 13:00h


08:50

Brasil Visual - Episódio Homem, Arte e Meio Ambiente

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Neste episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções e a relação entre natural e artificial. Como demarcar essa fronteira? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?


09:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Teresa Cristina

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música entrou na minha vida em três etapas. Na minha infância, com a minha mãe cantando Roberto Carlos lavando roupa no tanque. Depois, um pouco mais velha, nos encontros de família ouvindo samba, mpb, e, depois, curtindo música americana nos bailes". Assim Teresa Cristina abre seu programa e emenda com a interpretação de "Minha História", de Chico Buarque. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustrando o papo com versões belíssimas de "Travessia", famosa na voz do Milton Nascimento, "Qui Nem Jiló" e "Acontece", de Cartola. Merece destaque também Teresa contando sobre seu início quando só cantava de olhos fechados e era criticada por isso. Seu cantar de olhos fechados foi tão marcante que serviu de inspiração para "Cantar", música composta por Teresa.


10:00

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 11:30h


10:30

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.


11:10

Infância Clandestina

Ficção2011112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.


13:00

Grandes Cenas - Episódio São Paulo S.A.

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em "São Paulo, Sociedade Anônima" (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person.


13:30

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.


15:00

Pensamento Contemporâneo - Episódio Pensamento Rebelde e Loucura

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário mostra como a experiência dos anos 1960 levou à invenção de uma cultura de libertação estética e moral em diferentes dimensões, sendo a experiência lisérgica uma delas, sob o ponto de vista das ideias dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze. A psicanalista Elisabeth Roudinesco, o músico Fernando Chuí e o psiquiatra Hamer Palhares mostram como esses filósofos se voltaram à recusa de toda forma de normalização do homem e da existência, estudando os loucos e marginais e criticando a sociedade de controle e vigilância.


15:30

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio História e Memória

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Duas mulheres dedicadas à preservação da memória e ao registro de histórias individuais e coletivas. A partir de uma pesquisa sobre imigrantes judeus no Rio de Janeiro, Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa, que reúne histórias de vida. No Recife, Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens. Nas suas pesquisas, busca inserir os judeus na história de Pernambuco e resgatar a narrativa da diáspora judaica para o Brasil.


16:10

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Documentário200383minBrasilLivreRJ


De Izabel Jaguaribe Com Paulinho da Viola, Amélia Rabello, Celsinho Silva, Cristina Buarque, Cristóvão Bastos

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.


17:45

Revista Curta! - Episódio 21/10/18 - 183ª edição

201815minBrasilRJ


Uma revista eletrônica totalmente voltada para cultura!

Próximas Exibições:
Qua, 24 out às 19:45h


18:00

Corpo Manifesto

Documentário201528minBrasil12 anosSP


De Julia Bahia Bock, Carolina de Araujo Martins Com Marcia Tiburi, Carla Gallo, Renata Corrêa, Gabriela Ferraz, Djamila Ribeiro

O ano de 2015 foi gigante para o feminismo no Brasil: a crescente onda feminista ecoou pelas esferas da vida social e privada. Hoje se vive um momento histórico em que cada vez mais mulheres se descobrem feministas e rompem o silêncio das relações de opressão que as afetam diariamente. O documentário "Corpo Manifesto" apresenta um panorama sobre o feminismo, sua história e tradição, buscando identificá-lo no cenário da luta das mulheres brasileiras hoje, especialmente em uma das pautas históricas mais relevantes e cruciais: a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo. "Corpo Manifesto" fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, costurando imagens de uma performance da artista Nina Giovelli com entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito. O documentário também acompanha atos públicos e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal, lutando por um mundo mais ético e igualitário.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 14:50h
Ter, 23 out às 08:50h


18:30

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.


20:00

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.


21:30

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 10:00h


23:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 17:00h
Ter, 23 out às 11:00h
Sáb, 27 out às 03:00h