Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018


00:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 21:30h


00:30

Grupo Corpo - Repertório - Episódio Onqotô

Documentário201552minBrasilLivre


De Janaína de Moreira do Patrocínio

A perplexidade e a inexorável pequeneza do homem diante da vastidão do universo é o tema central de "Onqotô", balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do Grupo Corpo. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a paternidade do universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem em consonância (e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras funda um espaço cênico côncavo que sugere tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo. A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico, permitindo deste modo que coreografia e cenário exerçam plenamente sua tridimensionalidade. Este episódio mostra o processo de criação desse balé comemorativo.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 17:00h


01:30

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Liberdade

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

O período entre guerras é propício a tumultos de entusiasmo e ilusão. O comunismo é uma alternativa tentadora e o desejo de revolução social, moral, artística e política paira no ar. Em 1936, a guerra explode na Espanha. Malraux e Hemingway acompanham a luta dos republicanos como jornalistas, e fotografias de Capa e Gerda Taro são publicadas na imprensa internacional com a missão de promover maior consciência sobre conflito. Em abril de 1937, o massacre de Guernica inspirou Picasso a criar uma tela monumental simbolizando a violência perpetrada pelos partidários de Franco e, de um modo mais geral, do fascismo. A república espanhola está perdida e uma guerra termina quando outra começa.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 00:00h


04:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 04:05h


04:45

Quem se Importa - Episódio Museu da Pessoa

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Karen Worcman é uma historiadora apaixonada por histórias – daí nasceu o impulso para criar o Museu da Pessoa. A partir de sua experiência com a obtenção de histórias orais de sobreviventes do holocausto, ela criou o Museu da Pessoa para dar às pessoas a capacidade não apenas de registrar suas próprias histórias, mas também de tornar a criação das histórias uma estratégia para mudança social. Por causar impacto social por meio da valorização de cada indivíduo, Karen tornou-se uma empreendedora social. O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991, com o objetivo de constituir uma Rede Internacional de Histórias de Vida, um espaço para registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 15:30h


05:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho e sem notícias do filho em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, que acabou por se tornar um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 03:00h


06:00

Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil - Episódio História e Memória

Documentário201626minBrasilLivrePE


De Tatiana Toffoli Soares, Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski

Duas mulheres dedicadas à preservação da memória e ao registro de histórias individuais e coletivas. A partir de uma pesquisa sobre imigrantes judeus no Rio de Janeiro, Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa, que reúne histórias de vida. No Recife, Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens. Nas suas pesquisas, busca inserir os judeus na história de Pernambuco e resgatar a narrativa da diáspora judaica para o Brasil.


06:30

Brasil Visual - Episódio Homem, Arte e Meio Ambiente

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

O meio ambiente é o espaço em que vivemos e de que dependemos para a nossa sobrevivência. Neste episódio, enfocamos obras, pesquisas e experimentos que lidam com esse espaço, investigando como se dá a colaboração entre artistas e cientistas nessas produções e a relação entre natural e artificial. Como demarcar essa fronteira? Que potências naturais desconhecidas cada ação humana mobiliza? Como elas repercutem no meio ambiente ao longo do tempo? O artificial pode se tornar natural pela ação do tempo?

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 02:00h


07:00

Latitude, Longitude - Episódio Nilo Peçanha e o culto à terra

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. Neste episódio, o Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga. A tradição foi resgatada na década de 1980 e hoje é ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. Daí, o uso da enxada como elemento percussivo. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 02:30h


07:30

Expedições Burle Marx - Episódio Colecionador

Documentário201326minBrasilLivre


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um colecionador incansável de plantas, pesquisador que identificou centenas de novas espécies e criador do jardim moderno. Nas expedições de Norte a Sul do Brasil, na Caatinga, no Pantanal, na Amazônia ou na Mata Atlântica, coletou espécimes vegetais, ampliou o acervo do seu sítio e reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Um homem que transformou a maior obra de sua vida, o Sítio Burle Marx, em legado às gerações futuras, doado para o governo brasileiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 15:00h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Teresa Cristina

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música entrou na minha vida em três etapas. Na minha infância, com a minha mãe cantando Roberto Carlos lavando roupa no tanque. Depois, um pouco mais velha, nos encontros de família ouvindo samba, mpb, e, depois, curtindo música americana nos bailes". Assim Teresa Cristina abre seu programa e emenda com a interpretação de "Minha História", de Chico Buarque. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustrando o papo com versões belíssimas de "Travessia", famosa na voz do Milton Nascimento, "Qui Nem Jiló" e "Acontece", de Cartola. Merece destaque também Teresa contando sobre seu início quando só cantava de olhos fechados e era criticada por isso. Seu cantar de olhos fechados foi tão marcante que serviu de inspiração para "Cantar", música composta por Teresa.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 20:30h


08:40

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Documentário200383minBrasilLivreRJ


De Izabel Jaguaribe Com Paulinho da Viola, Amélia Rabello, Celsinho Silva, Cristina Buarque, Cristóvão Bastos

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 16:10h


10:15

O Piano que Conversa

Documentário201677minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

O Piano que Conversa acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos.


11:45

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini

O que Tim Maia pensa numa linguagem antiacadêmica, misturando seu papo com música e deixando a montagem fluir no swing de Tim.

Próximas Exibições:
Qua, 21 nov às 20:44h


12:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 04:05h


12:45

Quem se Importa - Episódio Museu da Pessoa

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Karen Worcman é uma historiadora apaixonada por histórias – daí nasceu o impulso para criar o Museu da Pessoa. A partir de sua experiência com a obtenção de histórias orais de sobreviventes do holocausto, ela criou o Museu da Pessoa para dar às pessoas a capacidade não apenas de registrar suas próprias histórias, mas também de tornar a criação das histórias uma estratégia para mudança social. Por causar impacto social por meio da valorização de cada indivíduo, Karen tornou-se uma empreendedora social. O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991, com o objetivo de constituir uma Rede Internacional de Histórias de Vida, um espaço para registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 15:30h


13:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho e sem notícias do filho em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, que acabou por se tornar um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 03:00h


14:00

Arquitetos - Episódio Jáuregui

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Jorge Mario Jáuregui é um arquiteto nascido na Argentina e radicado no Brasil. Possui uma identidade latino-americana numa cidade como o Rio de Janeiro, onde as questões sociais junto com a informalidade e a premência da geografia são muito importantes. Seu trabalho, muito mais do que em relação ao objeto arquitetônico, atua fortemente no campo do urbanismo e da habitação social. É diante dos dramas da informalidade e das precariedades urbanas que Jáuregui dá a sua contribuição de arquiteto como projetista sob uma ordem desregrada e precária.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 21:30h


14:30

Grupo Corpo - Repertório - Episódio Onqotô

Documentário201552minBrasilLivre


De Janaína de Moreira do Patrocínio

A perplexidade e a inexorável pequeneza do homem diante da vastidão do universo é o tema central de "Onqotô", balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do Grupo Corpo. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a paternidade do universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem em consonância (e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras funda um espaço cênico côncavo que sugere tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo. A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico, permitindo deste modo que coreografia e cenário exerçam plenamente sua tridimensionalidade. Este episódio mostra o processo de criação desse balé comemorativo.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 17:00h


15:30

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Liberdade

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

O período entre guerras é propício a tumultos de entusiasmo e ilusão. O comunismo é uma alternativa tentadora e o desejo de revolução social, moral, artística e política paira no ar. Em 1936, a guerra explode na Espanha. Malraux e Hemingway acompanham a luta dos republicanos como jornalistas, e fotografias de Capa e Gerda Taro são publicadas na imprensa internacional com a missão de promover maior consciência sobre conflito. Em abril de 1937, o massacre de Guernica inspirou Picasso a criar uma tela monumental simbolizando a violência perpetrada pelos partidários de Franco e, de um modo mais geral, do fascismo. A república espanhola está perdida e uma guerra termina quando outra começa.

Próximas Exibições:
Seg, 22 out às 00:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares começou sua vida profissional na advocacia, que abandonou depois de 12 anos por causa de sua paixão pelo jornalismo. Destacou-se como jornalista e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista, já com vários livros publicados. Como romancista, estreou em 2003 com o best-seller “Equador”, traduzido para diversos idiomas e reeditado no mesmo ano.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 05:00h


18:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio Pensamento Rebelde e Loucura

Documentário201130minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O documentário mostra como a experiência dos anos 1960 levou à invenção de uma cultura de libertação estética e moral em diferentes dimensões, sendo a experiência lisérgica uma delas, sob o ponto de vista das ideias dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze. A psicanalista Elisabeth Roudinesco, o músico Fernando Chuí e o psiquiatra Hamer Palhares mostram como esses filósofos se voltaram à recusa de toda forma de normalização do homem e da existência, estudando os loucos e marginais e criticando a sociedade de controle e vigilância.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 15:00h


19:00

Paletas - Episódio Picasso

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Pablo Picasso.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 07:00h


19:45

Revista Curta! - Episódio 14/10/18 - 182ª edição

201815minBrasilRJ


Com Adriana Negreiros, Karen Acioly, Monica Barki, Alice Gomes, Gabriel Aragão

Nesta edição da revista: a luta pela abolição da escravatura é revista pela cineasta Alice Gomes, a artista Monica Barki faz obras inspiradas na cultura judaica, a escritora Adriana Negreiros conta a história da primeira cangaceira do Brasil, a diretora do festival FIL comenta seus espetáculos multimídia, e a banda Selvagens À Procura de Lei aposta num rock com vários instrumentos.


20:00

Aluga-se

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Marcela Lordy

Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 14:00h


20:20

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 14:20h


20:40

A Cidade

Documentário201215minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Antonio Santos de Souza, Celso Antonio Wouters, Elma Menges de Carvalho, Eloá Giehl, Eva Pereira Nunes

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 14:40h


21:00

Grandes Cenas - Episódio São Paulo S.A.

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em "São Paulo, Sociedade Anônima" (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person.

Próximas Exibições:
Dom, 21 out às 13:00h


21:20

Infância Clandestina

Ficção2011112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 22:05h


23:25

História de uma Pena

Ficção201530minBrasilLivreCE


De Leonardo Mouramateus

Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. "Eu sei com que fúria bate o teu coração".

Próximas Exibições:
Sáb, 20 out às 18:00h